sexta-feira, 13 de maio de 2022

Eventos culturais e de negócios como a Agrotins fomentam o turismo e impactam de forma positiva a economia do Tocantins

Comércio e setores hoteleiro, alimentício e turístico comemoram aumento da movimentação no período da feira que segue até o sábado


Esta edição da Agrotins 2022 espera reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios - Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Com a movimentação da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), os setores de oferta de serviços e o comércio em geral da Capital também se beneficiam com a maior demanda ao longo da semana.

A feira realizada pelo Governo do Tocantins ocorre até o sábado, 14, na estrutura montada no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema central Integrar: Intensificar e Preservar.


Eventos, como a Agrotins, aquecem diversos setores da economia e dão visibilidade aos atrativos turísticos do Tocantins - Governo do Tocantins

No setor hoteleiro, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH/TO), Marcos Koche, a realização da Agrotins gera uma taxa de ocupação elevada por muitos dias, com a presença de expositores e visitantes da feira.

“O aumento é muito expressivo, ainda mais para o setor que está saindo de uma pandemia onde vários hotéis fecharam, alguns até permanentemente, outros fecharam por três meses e, por seis meses, operaram com prejuízo. Estamos muito felizes com o retorno da feira presencial”, afirma o presidente da ABIH/TO.

Marcos Koche ainda afirma que, com a feira ampliando a programação e trazendo atrações culturais, além das novidades agro e tecnológicas, o impacto deve ser mais positivo.

“O participante da Agrotins vem em busca de conhecimento e negócios. Quando aliamos isso a atrações turísticas e culturais, verificamos que as hospedagens se estendem. A implementação de eventos artísticos trouxe uma permanência por mais tempo ainda, o que reflete diretamente na hotelaria, nos restaurantes e em todo o trade, de pessoas ligadas direta e indiretamente com a feira”, ressalta.

Turismo e negócios

Por ser considerada a maior feira agrotecnológica da região Norte do píís, o presidente da ABIH no Tocantins indica que a Agrotins impacta em todo o trade turístico da Capital e dos arredores, além de trazer um fluxo de pessoas em busca de diferentes serviços e produtos, que incrementam no faturamento das empresas, renda de autônomos e até nos impostos públicos.

“O foco é o agro, mas, muitas vezes, eventos corporativos são necessários para trazer pessoas até um local, para que, então, se descubra o potencial não só turístico, mas até mesmo o potencial de negócios de todo o Tocantins”, afirma Marcos Koche.

Segundo o consultor e presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio no Tocantins (Cetur/Fecomércio), Marcelo Perim, o setor do turismo é o primeiro a sentir o aumento do fluxo com eventos de porte como a Agrotins.

“Esse fluxo inicia antes mesmo do evento em si, pois passagens aéreas, reservas em hotéis e locadoras de veículos normalmente são adquiridas antecipadamente. A Agrotins é um grande fomentador de negócios, pois atrai expositores de diversas regiões com interesse em vender tecnologia, produtos e equipamentos para o setor do agro, fazendo girar a engrenagem do turismo de negócios”, destaca. 

Comércio e setor alimentício

Com o mesmo pensamento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, Silvan Marcos Portilho, afirma que um evento que tem as proporções da Agrotins sempre é bom para aumentar o faturamento do comércio.

“Traz uma movimentação bastante positiva. É isso que o comércio espera, especialmente, para aqueles comerciantes, aqueles lojistas que estão na Agrotins vendendo seus produtos e oferecendo seus serviços”, declara.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel), Ana Paula Setti, afirma que também é percebida uma movimentação no segmento alimentício, entretanto, essa procura ocorre, especialmente, no período noturno, quando se finaliza a programação diária da feira. “A expectativa é de que, após as programações diárias, haja uma movimentação em um percentual razoável, como percebemos em outras edições presenciais da Agrotins”, explica.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Tocantins – ABAV Tocantins, Rodolfo Ferreira, “o turismo do Estado precisa de eventos como a Agrotins. Eventos de grande porte, que consolidam a hotelaria, os bares e restaurantes, as agências de viagem. É um evento que traz lotação para a cidade, incentiva o comércio de maneira geral. É um evento que é turístico, trazendo muita gente de fora e gerando negócios para o trade turístico local, fomentando a indústria limpa do turismo local. É uma feira que agrega e vem agregando cada ano mais para o turismo”.

Agrotins

Esta edição da Agrotins 2022 espera reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios. A feira tem estandes, vitrines e pavilhões com palestras, minicursos, rodas de conversa e exposição de pesquisas, projetos e tecnologias e comercialização dos produtos, além de uma rádio exclusiva com programação de entrevistas, destaques e informações sobre o evento, todos os dias. A estrutura ainda conta com estacionamento amplo, banheiros, restaurante e lanchonetes.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário