Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Competições dos Parajets 2022 começam nesta sexta-feira, 27

A 8ª edição dos jogos prevê a participação de aproximadamente 85 atletas de todas as regiões do Tocantins

Fotos: Marcio Vieira/Governo do Tocantins


Atletismo é uma das modalidades que serão disputadas nos Parajets 2022

Os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2022, promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), iniciam nesta quinta-feira, 27. Na 8ª edição dos jogos haverá a participação de paratletas de todas as regiões do estado, incluindo indígenas da comunidade Xerente, de Tocantinópolis.

Atletismo, bocha, natação, parabadminton e tênis de mesa serão as modalidades disputadas durante dois dias de competições em Palmas.

São esperados aproximadamente 85 paratletas nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos. O número total de integrantes das delegações deve chegar a 120 pessoas, incluindo competidores, treinadores e acompanhantes.


A paratleta Aline dos Santos tem se destacado em provas regionais e nacionais

Os Parajets do Tocantins já revelaram talentos que estão se destacando no cenário nacional do atletismo paradesportivo. Atualmente, seis nomes despontam entre os melhores do Brasil, entre eles Aline dos Santos, segunda no ranking brasileiro estudantil em arremesso de peso e quarta em lançamento de disco. Em 2019, ela quebrou o recorde brasileiro estudantil nos lançamentos de dardo e de pelota.

Com apenas 16 anos, Aline já é considerada uma paratleta de alta performance na categoria adulta profissional. A estudante do Colégio Estadual Machado de Assis, Araguanã-TO, foi descoberta nos Parajets e, devido ao bom desempenho em provas nacionais, é cotada para participar do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico 2022 e dos Jogos Parapan-Americanos 2023.

Etapas dos Parajets

As competições deste ano serão divididas em duas etapas estaduais. Na primeira, ocorrerão provas de bocha e natação e atletismo, nos dias 27 e 28 de maio. Já na segunda etapa, serão disputadas as modalidades tênis de mesa e parabadminton, no mês de junho. Os vencedores dessas duas fases se classificarão para participar das Paralimpíadas Escolares 2022, em São Paulo-SP.

Primeira Etapa

Natação

Dia: 27/05/2022

Local: Piscina da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso
Horário: 17h

Bocha

Dia: 27/05/2022

Local: APAE de Palmas

Atletismo
Dia: 28/05/2022

Local: UFT 

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário