Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Anexo ao Palacinho abrigará o Memorial Governador Siqueira Campos

O anúncio foi feito pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Wagner Praxedes, membro da Associação Amigos do Palacinho, que administra o Museu do Palacinho, primeira construção de Palmas e primeira sede do Governo do Estado na Capital


Governador Wanderley Cardoso assinou contrato para construção do Anexo ao Palacinho

Primeira sede do Governo do Tocantins, o Palacinho - hoje Museu Histórico do Tocantins - vai ganhar um anexo para abrigar seu acervo museal e receber atividades culturais diversas. A assinatura do contrato para a execução da obra ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, no Palacinho. O contrato tem o valor de R$ 1.830.265,39, oriundo do Fundo Estadual de Cultura.

O governador Wanderley Barbosa anunciou na ocasião que o prédio construído na mesma área do Palacinho para ser a residência oficial do Governador, conhecida como Casa Branca, será reformada e destinada para eventos artísticos e culturais. Segundo Wanderley, “ali não é uma casa para acomodar o governador. É para acomodar uma parte importante da nossa história. Eu quero firmar esse compromisso que a classe artística e cultural do nosso Estado”.

Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, disse que a Sectur está cuidando de museus sacros em Formoso, Porto Nacional, Natividade e do Memorial Prestes, em Palmas. “Agora, esse investimento no Palacinho, que representa a consolidação administrativa desse Estado”, afirmou.

O secretário disse ainda que o Conselho de Cultural está ativo, discutindo e fomentado a política cultural do Estado, trabalhando pela Cultura do Tocantins. Hercy ressaltou a “visão holística” do Governador Wanderley Cardoso “de saber que a infraestrutura, que a Saúde, que a Educação são importantes, mas não existe um povo sem raiz, não existe um povo sem história. E nós estamos fazendo história hoje”.

O Palacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo. Feito em madeira de jatobá, encontra-se na região norte, próximo à TO-050 e, por estar em uma área elevada, permite ao visitante contemplar boa parte da cidade.

Em 2019, a partir de uma parceria com o grupo Amigos do Palacinho passou por reforma e readequação, visando à retomada das características originais do interior da construção, onde visitantes podem conferir o Gabinete do Governador, a Vice-Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia. O museu também conta com salão de exposições, dois anexos - sala multiuso e sala de leitura -, além da Capela Santa Rita de Cássia.

O Museu Histórico do Tocantins – Palacinho fica localizado na Quadra 112 Norte, Avenida NS-10, Lote 9.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário