terça-feira, 24 de maio de 2022

Europa desenvolve sistema de autorização para viagens ao continente

Previsto para entrar em vigor no próximo ano, o sistema (não é um visto, mas uma autorização de viagem), conhecido como Etias, vai avaliar o perfil de cada turista, para permitir a entrada nos países do Espaço Schengen

Espaço Shengen. Wikipédia

O Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens) é uma plataforma digital que vai determinar se uma pessoa pode ou não entrar no Espaço Schengen, por meio de análise de informações pessoais preenchidas em formulário online, como data de nascimento, antecedentes criminais e informações sobre a viagem. O objetivo é detectar se a pessoa representa alguma ameaça a países da região.

Já o Espaço Schengen é formado por 26 países da Europa que firmaram um acordo de política de livre circulação entre pessoas nas nações signatárias. Alguns países da União Europeia não assinaram o acordo, mas, mesmo países que estão fora da EU podem integrar o Espaço Schengen. Esse é o caso do Vaticano, Mônaco e San Marino. O nome homenageia a cidade de Schengen, em Luxemburgo, onde o acordo original foi assinado em junho de 1985.

Fazem parte do Espaço Schengen a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Mônaco, San Marino e Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário