terça-feira, 3 de maio de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais: Furnas e Peixoto potencial turístico

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira se reuniu no dia 29 de abril com um grupo multidisciplinar, dentre empresários e associações do sul de Minas, no Palácio da Liberdade para ações no turismo náutico.


Na reunião, ao lado secretário Leônidas Oliveira, estava a secretária-adjunta de Turismo, Milena Pedrosa, o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, que deu todo o apoio ao Grupo de Trabalho, liderado pelo presidente da Edersul, Braz Pagani.

Durante o evento também foram discutidas propostas na área de tecnologia, criação de festivais, atividades de promoção da cozinha mineira, capacitações do trade turístico, melhorias na área do urbanismo e infraestrutura. Esses são alguns eixos a serem trabalhados.

Na reunião no Palácio da Liberdade, o presidente da Edersul, empresário Braz Pagani, apresentou ao secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os projetos para a recuperação do turismo dos Lagos de Furnas e Peixoto.

Marcelo Bomfim garantiu que o BDMG dará todo o apoio financeiro aos projetos apresentados pela Edersul e seus parceiros. Ele informou que os prefeitos do Lago de Furnas e Peixoto têm até 30 de maio para apresentarem documentação para obterem financiamento do BDMG para a construção dos Piers em seus municípios, além de outros projetos para investimentos no turismo da região.

O principal dos projetos apresentado ao secretário Leônidas estava o que trata da construção de Piers Municipais nos dois Lagos, para atrair o turismo náutico a Mar de Minas.

O presidente da Edersul, Braz Pagani, estava acompanhado do desembargador Irmar Campos e de representantes do prefeito Djalma Francisco Carvalho - presidente da Alago e prefeito de Cristais, que representa 34 municípios do Lago Furnas e Remulo Carvalho Pinto prefeito de Cássia, que representa os 6 municípios do Lago de Peixoto.

Presidente da Edersul, Braz Pagani entrega ao secretário Leônidas Oliveira os projetos para a região

O presidente da Edersul entregou ao secretário Leônidas o resultado do que foi acordado na Reunião Técnica sobre ações dos Lagos de Furnas e Peixoto, realizada pela Edersul, no dia 7 de abril na Fazenda Canto do Sabiá, em Três Corações, na qual o secretário participou online.

Na reunião no Palácio da Liberdade com o secretário Leônidas, segundo Pagani, teve o objetivo de apresentar um estudo e solicitar medidas em relação aos Lagos de Furnas e Peixoto, definidas pelo Grupo de Trabalho, parceiro nos Projetos Indutores do Turismo dos Lagos de Furna e Peixoto com a Edersul.

O secretário Leônidas Oliveira aceitou convite do presidente da EDERSUL, Braz Pagani, para presidir o Grupo de Trabalho Técnico indicando dois nomes da SECULT para integrar a equipe que vai cuidar de todos os encaminhamentos dos projetos.


O Grupo é composto pelas seguintes personalidades: Braz Pagani - Presidente Edersul; Leonardo Ciacci Vice prefeito de Varginha; Jornalista João Carlos Amaral Diretor Comunicação Edersul Djalma Francisco Carvalho - Presidente da Alago e Prefeito de Cristais–MG; Fausto Costa - Secretário Executivo da Alago; Remulo Carvalho Pinto - Prefeito Municipal de Cássia-MG; Luiz Adriano de Souza Machado - vice presente da ACAMVE (Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do Médio Rio Grande) ; Roberto Luciano Fortes Fagundes - Engenheiro, Presidente da FC&VB-MG; José Nelson de Almeida Machado - Engenheiro Civil e Sanitarista; Lincoln Raydan - Head de Mercado ABCP - Regional Minas; Romero Camargos Fabel - Diretor Laminatus Engenharia; André Yuki - Presidente SEHAV e da Abrasel no sul de Minas; GILSON TEIXEIRA Museu do Trem do sul de MINAS; Edwiges Leal - Arquiteta B&L Arquitetura; Rimar Ferreira Campos; Campos e Campos ADVOGADOS; Rodrigo Paiva empresário; Rui Barbosa Fernandes Advogado; Roberto Bastianetto, Assessor da Presidência da Cemig SIM e Adriano Boldrini da Agência de Publicidade AZ3.


Connection potencializará a relação do setor audiovisual com o turismo

Turismo cinematográfico e film commissions estarão na pauta dos debates; confira entrevista com o cineasta gaúcho Zeca Brito

Mais de 10 produtoras cinematográficas estarão participando do Connection, evento internacional que acontece de 11 a 13 de maio, em Gramado. Cultura e Turismo sempre estiveram entrelaçadas, mas agora essa relação poderá ser potencializada gerando benefícios para os dois setores. Para isso, o Connection ampliará os debates sobre temas como turismo cinematográfico e film commissions, buscando fomentar este mercado em solo gaúcho e brasileiro.

A programação de conteúdo do evento, que no primeiro dia homenageará os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, acontecerá no icônico Palácio dos Festivais. Para falar sobre a importância dos festivais para o desenvolvimento de destinos, se apresentarão Rosa Helena Volk (Festival de Cinema Gramado) e Jorge Cespedes (Festival de Cine de Punta Del Este).

Palácio dos Festivais

As film commissions também ganharão espaço na grade temática com a participação de André Faria (Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini (Santos Criativa). Durante o Connection também será nomeada a Gramado Film Commission, marcando um importante passo do destino para se tornar um polo do audiovisual. 
Nos debates sobre turismo cinematográfico estarão os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann - que possuem um forte vínculo cultural com os locais em que realizaram gravações - Cláudia Mara Borges (Turismo do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Alves (Diretor Presidente do Grupo Record RS). O cineasta Zeca Brito, com vasta experiência em produções audiovisuais, será um dos moderadores do evento.  Mais informações sobre o Connection e compra de ingressos podem ser feitas pelo site  
www.festurisgramado.com/connection.

 

Hotel Fazenda Portal do Gravatá

O estado de Pernambuco vem desenvolvendo vários projetos turísticos em Recife e pelas cidades do interior, entre eles está a apenas 82 quilômetros de Recife, o hotel fazenda vem fazendo história pela sua trajetória de prêmios, resultado da forma hospitaleira e de qualidade com que são recebidos os visitantes. Trata-se do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, que fica na cidade do mesmo nome, é um paraíso onde a beleza do ambiente, onde a natureza embeleza o hotel com as atrações do hotel, que tem a tranquilidade de uma fazenda com uma estrutura moderna. Resultado de um projeto arrojado que o empresário Eduardo Costa Cavalcanti teve, na sua trajetória no setor de turismo e negócios, visando ampliar o desenvolvimento do turismo da sua região. “Observamos que o morador dos centros urbanos precisa e busca desfrutar da natureza, mas quer conforto.

O diretor do hotel, Eduardo Costa Cavalcanti

Aqui reunimos tudo: serviços para a realização de eventos, lazer e sossego para quem só quer descansar, atividades rurais, esportivas e aventura para toda a família”, destaca Cavalcanti. A receita desse empreendedor, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Pernambuco (ABIH-PE) sempre em apoio ao crescimento do turismo no Pernambuco e da região, deu certo. Tanto que o Portal de Gravatá já completou 30 anos de atividades.

 Um parque aquático com piscina térmica, lago para pescaria, bares, restaurante, quadras de tênis e salão de jogos, além de moderna rede Wi-Fi. Uma fazenda-modelo permite ao hóspede, tomar leite fresquinho, fazer passeios de charrete ou andar a cavalo, tendo até a chance de alimentar os animais que são muitos e de várias raças. As cavalgadas com toda segurança, integram a programação.

Também é apreciada uma horta, onde são cultivadas as verduras, legumes e chás consumidos no hotel. São 210 mil metros quadrados de muita beleza e onde não falta uma pequena e mimosa capela dedicada a Santa Edwiges para celebrações especiais, inclusive casamentos, eventos que são produzidos com todo o carinho e requinte necessário à ocasião.

O Hotel Fazenda Portal de Gravatá, com 88 apartamentos equipados, com frigobar, ar-condicionado, Tv de LCD, cama box, chuveiro elétrico (aquecido com radiação solar), serviço de quarto completo, se atualiza todo dia. Talvez isso explique parte das premiações – É um dos três melhores hotéis fazenda do Brasil, pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril; Prêmio Caio de Sustentabilidade, pela gestão ambiental e o certificado do TripAdvisor com o selo Bravo, por ter ultrapassado 1.200 avaliações como excelente.

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade, o Portal de Gravatá possui um moderno sistema de gestão ambiental, o ECOPORTAL, que traz soluções para preservação de água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural e educação e sensibilização ambiental. Entre as iniciativas já implantadas no Portal destacam-se o aquecimento solar para os chuveiros, reciclagem de lixo e reutilização dos resíduos de cozinha e coleta seletiva de todos os resíduos. Até mesmo a implantação do Espaço Reciclar, voltado para a exposição de artesanato feito com materiais reciclados.

O Centro de Convenções é um espaço versátil, capaz de abrigar eventos de diversos tipos com funcionalidade e dinamismo. O local tem auditório para até 600 lugares e mais 14 salas. Pioneiro na construção de apart-hotéis em Gravatá, o Portal de Gravatá também atua na construção de unidades habitacionais dentro do complexo hoteleiro

Através desse sistema, já entregou 206 unidades. São flats com até quatro suítes, os quais se dividem em sala, cozinha americana, varanda e suítes. Numa segunda etapa, o Portal de Gravatá deu início a um novo empreendimento, dessa vez com casas de alto padrão projetadas pelo arquiteto Humberto Zírpoli e com projeto paisagístico de Luiz Vieira. E-mail para contato: reservas@portaldegravata.com.br

Alto do Cruzeiro, onde se encontra a estátua do Cristo Redentor. O seu acesso pode ser pelos 365 degraus da denominada Escadaria da Felicidade. De lá pode-se provar a gastronomia em restaurantes locais além de observar o pôr-do-sol em Gravatá

A cidade de Gravatá já foi uma grande fazenda, que servia de parada e descanso para os que levavam mantimentos, em especial carnes e açúcar, de Recife para o interior. A cidade fica numa zona de altitude considerável para a região, quase 500 metros acima do nível do mar, por isso o clima é diferenciado, até com um friozinho que chega aos 20 graus. Foi uma vila dormitório e cresceu, através da linha férrea construída pelos ingleses, mantendo tradições culturais e religiosas. Tanto que em maio de todos os anos, o turismo religioso leva milhares de pessoas à região para comemorar Frei Damião. Uma grande caminhada sai da Igreja Matriz de Sant’Ana (a padroeira) e vai até a Capela do Riacho do Mel, onde Frei Damião celebrou sua primeira missa no Brasil.

Em julho, o São João é considerado um dos maiores e melhores do país. Na segunda quinzena, no Pátio de Eventos da cidade, totalmente decorado com bandeirinhas e balões, são realizados concursos de quadrilha matuta e shows de artistas nacionais, além de atrações locais e regionais. Nesse período, a visitação à cidade chega à marca de 500 mil pessoas. Muitas dessas em deslocamento para Caruaru, distante 50 quilômetros.

No mês de junho é comemorado no dia 26, a festa da padroeira da cidade, Sant’Ana, com missas todo o dia, além de uma procissão. Gravatá fica apenas cerca de 50 quilômetros de Nova Jerusalém e de Caruaru, onde sempre na quaresma é promovida a Paixão de Cristo e também um dos maiores festejos de São João do nordeste brasileiro. Informações https://www.portaldegravata.com.br/hotel

Turismo em crescimento

Este ano, o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na última semana, ganhou um aliado que impulsionou o turismo em todo o país: o Carnaval de 2022, que foi adiado para abril em decorrência da Covid-19. A oferta de programações carnavalescas atraiu ainda mais turistas para o feriado prolongado e impactou positivamente os hotéis. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás e o Distrito Federal voltaram a promover programações carnavalescas e algumas cidades chegaram a 90% de ocupação hoteleira.

“A movimentação turística pelo país no último feriado foi intensa, graças ao retorno de grandes eventos, a exemplo do Carnaval. Aeroportos e rodoviárias viram grande crescimento do número de passageiros e o setor hoteleiro também foi bastante beneficiado com o período. O turismo está retomando com força total, especialmente o turismo doméstico. Os brasileiros estão valorizando cada vez mais o seu próprio país e suas riquezas culturais”, ressaltou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação de leitos chegou a 85% e em outros municípios do estado o índice atingiu os 90%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO apontam que 86% dessas reservas foram de turistas domésticos, vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e de outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, casais e famílias são a maior parte dos visitantes, seguidos por grupos e viajantes sozinhos.


 
As cidades do litoral e do interior de São Paulo também atingiram a marca dos 80% de ocupação, segundo a ABIH estadual. A capital do estado teve mais de 40% dos quartos de hotéis ocupados. Ainda na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG) chegou a 60%, enquanto alguns municípios do interior de Minas Gerais, incluindo as cidades históricas, alcançaram os 90% de ocupação.


Mercado Central em Belo Horizonte recebe turistas do país e exterior

A média de 80% de leitos ocupados também foi registrada em Maceió (AL), que voltou a receber desfiles de escolas de samba após dois anos. Vários destinos do Nordeste também mantiveram as taxas de ocupação acima dos 60%, caso do Rio Grande do Norte (63%), Sergipe (60%) e Pernambuco (70%).

No Sul do país, Gramado teve seus hotéis e pousadas quase lotados, com mais de 90% dos quartos ocupados no período, enquanto a capital gaúcha, Porto Alegre, superou os anos anteriores à pandemia, ficando acima de 50%. Em Santa Catarina, capital de Florianópolis, o índice foi de 65% de ocupação dos hotéis. Na Serra Catarinense, 88% e, na Costa Verde Mar, 86%.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário