segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

VII Festival de Cenas Curtas do "Tiradentes em cena"

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  

Integrando a programação do Tiradentes em Cena, a edição especial do VII Festival de Cenas Curtas, que acontecerá no dia 8 de dezembro, terá um formato inédito dentro da história do festival, seguindo em formato online, porém ao vivo, por meio delive, através do Instagram.

Tiradentes está a apenas 180 Km da capital mineira.

A proposta é que o evento seja um espaço para experimentações, no qual o teatro e o audiovisual se entrelacem, criando poéticas tecnológicas, possibilitando espaços de diálogos e de reconhecimento para a jovem criação artística.

A ação selecionou seis cenas/performances, inéditas ou não, com duração máxima de 5 minutos, com temática livre e que tenham sido criadas ou que possam ser adaptadas para a plataforma digital. A inscrição foi gratuita e realizada. Puderam se inscrever artistas independentes, grupos, companhias e produtoras de todo o Brasil.


Premiação

Dentre os selecionados para compor a edição especial do Festival, dois trabalhos serão escolhidos como “Destaque da Mostra” e cada um receberá prêmio no valor de R$1.000,00 (mil reais).  Um espetáculo será escolhido por uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais, e a outra obra será eleita através de júri popular.

As cenas só poderão ser premiadas uma única vez, sendo o prêmio não acumulativo. Dessa forma, a comissão técnica não poderá premiar a cena eleita pelo júri popular.

Canais e endereços:

Web: www.tiradentesemcena.com.br Instagram: @tiradentesemcena  Youtube: youtube.com/tiradentesemcena Twitter: @Tiradentes_Cena Facebook: tiradentesemcena

Ouro Minas comemora 26 anos

Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham comemora 26 anos de atuação no mercado com muitas novidades, como a inauguração de novos espaços e incremento das comodidades, após entrar na rota de expansão internacional da Wyndham Hotel & Resorts, maior player de franchising do setor do mundo.

Este ano, o hotel passou a ser o primeiro do Brasil com o conceito resort urbano, seguindo a forte tendência de outros países da Europa. Dentre as melhorias de inovação e tecnologia, o imponente prédio de 25 andares e 346 apartamentos, triplicou o espaço da academia 24h, localizada no terceiro andar; inaugurou um novo salão de jogos com videogames de última geração e recebeu uma rede de internet e novos cabeamentos. Outra novidade é a adesão ao modelo pet friendly com amenities e outros benefícios para os pets.

Érica Drumond, diretora do Ouro Minas e responsável por trazer a bandeira Dolce ao País, destaca que o hotel está focado em manter o modelo híbrido (negócios e lazer), ampliando ainda mais os produtos e serviços de alto padrão oferecidos. “Com o retrofit e novos espaços, nossos hóspedes terão ainda mais comodidade e infraestrutura para desfrutarem de uma experiência completa de lazer, entretenimento e negócios também”. 

Boa parte dos novos espaços foi pensada no bem-estar das famílias, como é o caso da Copa Família, onde todos os hóspedes possuem acesso, com micro-ondas, cadeira do bebê para refeição, vasilhames adequados, liquidificador, pia para higienização, entre outros itens destinados às famílias com crianças ou que mantém uma dieta especial.


Érica Drumond, diretora do Ouro Minas

Além disso, os apartamentos estão sendo remodelados para receber com mais conforto esse público. “A Suíte Família possui dois quartos confortáveis e privativos entre si que acomodam famílias com até três crianças, tendo em um deles uma cabaninha kids para a diversão dos pequenos”, destaca a gerente de marketing do hotel, Monaline Alvarenga. Pra complementar, agora nas férias, o hotel começa a oferecer uma divertida programação de lazer para a criançada com oficinas de pizza e Cup cake, além de muita brincadeira.

Na área da piscina, um novo espaço para relaxamento e novas opções de massagens como massagem com bambu e pedras quentes, um amplo menu de serviços de beleza e estética, além de aulas de yoga e relaxamento.

Outra realização importante é a revitalização das suítes nupciais que receberam um layout mais moderno e aconchegante e ao mesmo tempo acolhedor e convidativo. “Nosso objetivo é proporcionar o melhor cenário para uma noite inesquecível aos pombinhos. As suítes contam com cama super queen-size, menu de travesseiros e enxoval exclusivo, além de uma decoração personalizada. “Algumas categorias contam ainda com piscina aquecida com hidromassagem e sauna privativas. Tudo para que o casal possa desfrutar dos melhores momentos a dois”, destaca a gerente de marketing.

Para transformar esse momento do "enfim, sós" ainda mais marcante, o Ouro Minas disponibiliza diversos benefícios no pacote núpcias como late check-out até às 18 horas do dia seguinte; minicake e espumante; café da manhã servido no quarto, além decoração com flores e velas. “Preparamos alguns mimos especiais como uma joia exclusiva Ouro Minas com pingente em ouro para o casal ter como lembrança do momento”.


Inaugurado em 15 de outubro de 1996, o Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham está próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e recebe famílias, empresários, times esportivos, políticos e personalidades.

São 25 andares, divididos em 301 apartamentos (133 standard e 168 luxo) e 45 suítes, sendo três presidenciais (Real com 300m², Master com 160m² e, Sênior com 140m²). Conta ainda com área de lazer com piscina climatizada, jacuzzi, saunas seca e úmida, game room, kids Club, copa família, academia e Solarium.

Além do premiado Restaurante Quinto do Ouro, interligado ao aconchegante Lobby Piano Bar e o Coffee Shop, local onde é servido o delicioso café da manhã Ouro Minas.

O Centro de Eventos é composto por 20 espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais diferentes perfis. O hotel está localizado na Avenida Cristiano Machado, 4001, reservas pelo Tel. (31) 3429 4000, www.ourominas.com.br

Turismo gastronômico

É praticamente impossível pensar em viajar sem incluir um roteiro gastronômico do local visitado. Os encantos brasileiros vão além de suas paisagens, chamando a atenção para o sabor e a pluralidade dos pratos típicos de cada região. Em sua nova campanha, intitulada “Turismo Gastronômico: conheça os sabores do Brasil”, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) visa valorizar os ingredientes e pratos Brasil afora.


De norte a sul, cada destino do país tem uma receita secreta pronta para ser desvendada, replicando saberes e sabores locais com a proposta de nunca perder os laços com aquilo que realmente importa: as nossas raízes. A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística, diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes e tradições que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais.

Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro – edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pontuaram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.

“A viagem também acontece pelo paladar. O turismo gastronômico é um segmento que não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, esse setor é, sem dúvidas, um grande impulsionador do turismo brasileiro”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.  As peças da campanha e o material de divulgação já podem ser conferidos nos canais de comunicação da entidade e de seus mais de 60 sindicatos filiados.  

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

ELÉTRICA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BH


O Hub Logístico Multimodal amplia as frentes de solução do primeiro e único Aeroporto Industrial do Brasil, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema de indústrias de mobilidade elétrica e alavancado a produção local de um setor que evolui em alta velocidade rumo à mobilidade sustentável.

Essa é mais uma iniciativa pioneira, que consolida o terminal mineiro como provedor de soluções logísticas, tributárias e de gestão para abrigar um cluster de mobilidade elétrica inédito no país, dentro do Aeroporto Industrial.

“Estamos prevendo um investimento em torno de R$3,5 bilhões em parcerias que viabilizem o aporte das empresas nesse ecossistema de mobilidade elétrica do Aeroporto Industrial”, assinala a coordenadora de Novos Negócios da BH Airport, Fabiana Drumond. “Inovamos com um modelo diferenciado de negociação – enxuto, otimizado e flexível, para fomentar o desenvolvimento dessa modalidade de indústria, que está em fase de crescimento, oferecendo soluções personalizadas que caibam no bolso das empresas”, esclarece.

A novidade foi apresentada pela coordenadora de Novos Negócios da BH Airport durante o Congresso Internacional Ampère, importante evento sobre ecossistema de mobilidade elétrica no Brasil, realizado recentemente em Minas.

Fabiana Drumond destaca também as diversas soluções que integram o pacote de atrativos oferecidos pelo Hub Logístico Multimodal do Aeroporto Internacional de BH para as empresas, focado em armazenamento, movimentação entre o terminal de cargas e a indústria, carregamento e descarregamento, entreposto comum e logística em geral.

“Saímos na frente operacionalizando o primeiro Aeroporto Industrial do país e avançamos no pioneirismo ao consolidarmos o perfil voltado para a mobilidade sustentável, que é inédito no Brasil e irá movimentar a economia de forma abrangente, gerando novos empregos e impulsionando o desenvolvimento de conteúdo tecnológico, que agrega inovação para o desenvolvimento aeroportuário nacional”, conclui Fabiana Drumond.

Presépios no Liberdade 

Dos dias 6 de dezembro de 2022 até 6 de janeiro de 2023, o Palácio da Liberdade recebe a exposição “Uma Noite Sagrada - Presépios de Minas Gerais”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (CEART) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da Diretoria de Artesanato. Utilizando diferentes materiais e suportes, os presépios foram concebidos por artesãos de cidades do Norte de Minas Gerais, incluindo a região do Vale do Jequitinhonha. A mostra faz parte das celebrações do Natal da Mineiridade, que acontecem a partir do dia 2 de dezembro em diferentes espaços públicos e culturais da cidade. MOSTRA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3236-7400


A exposição conta com um recorte específico de duas regiões do Estado: o Norte de Minas e o Vale Jequitinhonha, localidades onde se encontram importantes mestres artesãos e onde o artesanato tradicional e a arte popular mineira são o seu patrimônio cultural. Cada presépio expressa o simbolismo da fé católica, com suas próprias características, refletindo personagens presentes no cotidiano de cada artista: o pescador, o violeiro, o lavrador, o barqueiro, os bichos, dentre outros.

O acervo conta com cerca de 40 peças, elaboradas com exclusividade para o evento, e contempla as cidades de Araçuaí, Caraí, Felício dos Santos, Itaobim, Jenipapo de Minas, Minas Novas, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, no Vale Jequitinhonha, e Curral de Dentro, Januária, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeirasno Norte de Minas. As peças foram elaboradas com diversas matérias primas, como a argila, fibras naturais, cabaça, ferro e materiais reciclados. Algumas obras também possuem diferentes técnicas tradicionais, como o bordado e o crochê.


As peças expostas em “Uma Noite Sagrada - Presépios de Minas Gerais” trazem em si a expressividade e o saber do povo mineiro.

Para Douglas Cabido, Subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, “o Natal é um momento de reflexão e renascimento, e os nossos artesãos demostram toda sua fé, arte e religiosidade através dos presépios mineiros, mesclando cultura de tradição com oportunidade de negócios, uma vez que toda exposição estará disponível para comercialização.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico agradece a Secult e a FCS, por meio do Circuito Liberdade, por essa oportunidade de integrar o Natal da Mineiridade com essa exposição tão expressiva”, destaca.

Segundo Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, a exposição de presépios no Palácio da Liberdade reforça a importância de ocupação do espaço para além de uma contemplação exclusivamente arquitetônica. “O espaço do Palácio da Liberdade é de todos os mineiros, e deve abrigar as mais variadas formas de expressão artística.

A mostra de presépios traz ao espaço a riqueza do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais, regiões com expressiva produção artística, ocupando cada vez mais espaços de destaque”, celebra.


Após o período expositivo, todas as peças estarão disponíveis para venda, que será realizada por meio do Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes.

Desta forma, além de possibilitar o acesso a um acervo único e de afinidade universal, a mostra também cumpre com mais uma contrapartida prevista em termo de Permissão de Uso do Espaço, ao qual há atenção para o compartilhamento e difusão e bens artísticos do artesanato tradicional mineiro.


Há mais de 2 mil anos, uma história muito conhecida deu origem ao presépio de Natal. Uma tradição que conhecemos e que é representada através de desenhos, pinturas, bordados, esculturas, em diversos tipos de matérias-primas e com diferentes técnicas.

A origem dos presépios se deu em 1223, através de uma pregação feita por São Francisco de Assis, em que o mesmo, de uma forma teatral, tentava mostrar às pessoas como teria acontecido o nascimento do menino Jesus.

Com autorização de um papa da época, ele então construiu um cenário utilizando a argila como matéria-prima. Fez as personagens que fizeram parte da noite memorável. As pessoas se impressionaram de tal maneira com o espetáculo que passaram a adotar o costume de montar um presépio dentro de casa, tradição esta que segue até os dias atuais.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário