domingo, 18 de dezembro de 2022

Macacos-MG, natureza e lazer

Coluna Minas Turismo Gerais, jornalista Sérgio Moreira

São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos. O destino promete agradar diversos públicos com seus rios e montanhas. Por isso, se você está em busca de tranquilidade ou tem apreço por esportes ao ar livre, considere visitar esse refúgio natural.

Capela de São Sebastião

Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Nova Lima, o vilarejo de Macacos é uma das 16 cidades do circuito do ouro de Minas Gerais. O destino fica a 25 km da capital mineira.

Para quem sai de Belo Horizonte, a rodovia 356, sentido BR 040, é a principal via de acesso. Em seguida, acompanhe as placas até encontrar o acesso à BR 539, que leva ao município de São Sebastião das Águas Claras. O trajeto é asfaltado e bem sinalizado.

Chalé do beto, uma das opções de hospedagem, unindo a natureza, lazer e tranquilidade  https://www.chalesdobetoemmacacos.com

Macacos oferece a tranquilidade de cidade interiorana e a comodidade de estar próximo à capital. Seja para um passeio de final de semana ou para férias prolongadas, vale a pena conhecer o centro, passear pelas ruas e desfrutar do lazer e natureza, além de hospedar em excelentes pousadas.

Existem várias cachoeiras pela região de Macacos

A história de Macacos está relacionada com o garimpo em Minas Gerais. Em meados do século XVIII, com a descoberta de ouro na região, muitos trabalhadores foram em busca de riquezas e começaram o processo de povoamento.

A origem do nome “Macacos” tem vários causos pelo apelido de São Sebastião das Águas Claras. O mais popular está relacionado à febre do ouro: os bandeirantes portugueses, furiosos com o contrabando de minério, apelidaram pejorativamente a vila de “região dos macacos”. Oficialmente, o nome do vilarejo é São Sebastião das Águas Claras, porém o apelido pegou e persiste até hoje.

Passeios de Quadriciclo

Além da agricultura, o turismo se tornou uma forte fonte de renda da cidade. A infraestrutura é ótima. O destino é ponto de encontro de trilheiros e motociclistas. Entre as atrações, destacam-se as atividades radicais, mas também há muitas opções pela região.

BH interligando com novos voos


Desde o dia 12 de dezembro, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, começou a operar voos para as cidades de Varginha, Teófilo Otoni, Pato de Minas e Paracatu.

A Azul, aumenta o número de voos e cidades atendidas no Brasil, chega pela primeira vez a ter quatro novas bases no estado de Minas Gerais. Municípios que são polos importantes do Estado como Patos de Minas, Teófilo Otoni, Varginha e Paracatu passam a receber voos regulares da Azul partindo de BH com possibilidade de conexão para outros destinos nacionais operados pela companhia. 

Para Varginha e Teófilo Otoni, os voos operarão às segundas, quartas e sextas. Já para Patos de Minas e Paracatu, os trechos acontecerão terças, quintas e sábados. 

Além dos novos mercados, a Azul também aumenta a oferta de assentos nos voos para Juiz de Fora/Zona da Mata, um destino onde já ocorre operação com o equipamento ATR. O aumento se deve ao fato da adição do equipamento Cessna Grand Caravan à malha local. Para esse destino, voos saindo de Confins terão partidas três vezes na semana. 

 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, é um hub de conexões, pronto para ampliar destinos e encurtar distâncias. O aumento da conectividade da Azul no aeroporto contribui ainda mais. As passagens já estão à venda em todos os canais oficiais da companhia e nas agências de viagens parceiras. 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem também  rotas internacionais (Lisboa/Portugal e Panamá), além do  BH Airport estar conectado aos seguintes destinos domésticos neste mês de dezembro, entre voos extras e regulares:  Aracaju(SE), Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Caldas Novas (GO), Campinas (SP), Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Guanambi (BA), Guarulhos (SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Navegantes (SC), Paracatu (MG), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santarém (PA), Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).  

Mostra Fama de Cinema


Foi realizado em Belo Horizonte, nos dias 8, 9, 10 e 11, uma edição especial da Mostra Fama de Cinema, A Mostra Fama Recorte BH. 

O evento aconteceu no Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes e foram exibidos um total de 17 filmes, sendo 10 vencedores nas duas categorias: melhor filme e melhor filme mineiro, 5 premiados em outras categorias e 2 filmes convidados. 

O objetivo de trazer para Belo Horizonte, capital do nosso estado, uma pequena parcela do trabalho que está sendo executado no interior, garante a visibilidade e relevância da arte e cultura do estado como um todo. Estabelecendo assim, pontes e conexões para projetos futuros, além de ampliar o alcance das obras e trilhar um panorama histórico do trabalho executado nos últimos anos. 

No primeiro dia em parceria com a EMC abrimos o evento com apresentação de Flávia Moreira, diretora de audiovisual da EMC e Du Sarto, ator e apresentador mineiro. 

Estiveram presentes os representantes da SECULT, Acilago, Prefeito de Fama Cantareli, e Secretário de Cultura e Turismo de Fama, Douglas Prado. A atriz Teuda Bara, que integra o elenco do Filme Angela, recebeu uma homenagem e nos presenteou com uma fala sobre seus processos individuais artísticos. 

A diretora Marília Nogueira também mencionou a importância da homenagem e dessa mostra na capital e na sequência o filme Angela foi exibido. Também no primeiro dia, foi exibido o filme convidado da EMC o filme Querência, direção de Helvécio Marins Jr. 

No segundo dia realizamos uma belíssima e sensível homenagem ao José Lino (in memoriam), um dos entrevistados do filme Histórias de quando a água chegou: Fama, progresso represado de Joyce Souza, Bruno de Souza e Flaviane Faria Carvalho, menção honrosa da 5a Mostra Fama que foi exibido na sequência. 


Prefeito Cantareli, Lincoln, filho do Homenageado da Mostra in memoriam José Lino, Thayse de Castro, presidente do Circuito Lago de Furnas e Douglas Prado, secretário de Turismo e Cultura de Fama

Houve também uma degustação dos produtos da cidade de Fama, levando um pouco da cultura da cidade para Belo Horizonte. 

Foram exibidos ainda no segundo dia, os filmes: Cantareli de Douglas Prado, filme convidado e A pé da branca de João Gabriel Rodrigues premiado na categoria filme mineiro III Mostra. 

Na sequência, serão exibidos os filmes Sigilo, de Lucílio Jota. O terceiro dia, com a condução de Du Sarto, foram exibidos os filmes: A ponte de Rafael Câmara, filme premiado na II edição, Besta Fera de Wagno Godez, Permutável de Renan Távora, premiado na III edição e Neguinho de Marçal Vianna, premiado na 4a edição da Mostra Fama de cinema. 

Na sequência, também no dia 9 de dezembro, foram exibidos os filmes vai melhorar de Pedro Fiuza e Mesenai de Guilherme Faria, ambos da 5a mostra, sendo o último premiado na categoria melhor filme mineiro. 

No domingo, último dia, foi exibido o filme Quatro Paredes de Bruno Estrada e Pedro Alvarenga premiado na I Mostra Fama, também os filmes: Frágil, de Ramon Faria, melhor filme mineiro, Intervalo de Ludmila Curi, terceiro lugar e Tô esperando você voltar de Marília Lavarini, aclamação do público, ambos da 5a Mostra Fama. 


Os homenageados, Maria Elisa Ornelas, Lincoln, Comandante Nicácio Sátiro de Araújo, Capitão de Mar e Guerra e Walkirya de Castro

Esteve presente o diretor Ramon para um bate papo e exibição dos bonecos do filme, a diretora do filme Tô esperando você voltar Marina Lavarini recebeu troféu e ao final Du Sarto compartilhou uma sensível mensagem da produtora Marília Ribeiro de Almeida sobre seus processos na mostra fama. 

Ainda no dia 11, o diretor do filme Frágil exibiu os bonecos utilizados na realização do filme e a produtora Marília Ribeiro de Almeida enviou uma sensível mensagem que foi lida por Du Sarto. 

A mostra Fama busca consolidar a presença do audiovisual na região do sul de Minas e já possui bastante destaque e engajamento por parte das cidades vizinhas. A mostra é um espaço democrático que busca exibir além dos filmes, os interiores, a memória e as histórias do nosso estado, projetando assim Minas e o Brasil para o mundo. 

A Mostra Fama é realizada pela Gesto Produtora com o apoio da Prefeitura Municipal de Fama, Circuito Turístico Lago de Furnas, que é parceira da Mostra Fama desde a sua I edição e do Fórum dos Festivais. A Mostra Fama conta também com o apoio cultural do Cine Clube Gesto, Instituto Gesto, Ribal Produção, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas Gerais

Connection Experience Terroirs do Brasil

Com o tema Terroirs do Brasil, está confirmada a data do 6º Connection Experience para 2023. De 3 a 6 de maio serão proporcionadas palestras e painéis temáticos com grandes nomes do mercado brasileiro e internacional, sessões de negócios, networking, uma rica mostra dos produtos únicos do Brasil que possuem identidade geográfica (IG). O evento acontece em Gramado e será realizado pela Rossi & Zorzanello com co-realização do Sebrae.


Assinatura do contrato ocorreu durante a cerimônia de abertura do Festuris, no dia 3 de novembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário