sábado, 10 de dezembro de 2022

Peça ‘A Idade do Sonho’ retorna a Palmas após 30 anos 

Realizada pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro, evento tem entrada gratuita e será apresentado no Espaço Cultural



Foto: Júnior Suzuki / Ascom FC

É tempo de rir, de sonhar, de se aventurar… Após dois anos longe dos palcos em razão da pandemia da Covid 19, a Cia de Teatro Fernanda Montenegro faz seu retorno com um convite  aos sonhos e à alegria, com a apresentação da peça ‘A Idade do Sonho’, de Tonio Carvalho, sob a direção de Cícero Belém. O evento será realizado na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho neste sábado,10, às 20 horas e no domingo, 11, às 19h30, com entrada gratuita, na programação do Natal Cidade Encantada.

A peça deste ano é uma nova montagem, sob responsabilidade da Cia de Teatro Fernanda Montenegro, após 30 anos da primeira montagem no Tocantins, realizada pelo Grupo de Teatro Chama Viva, explica  Cícero Belém, agora como uma forma de homenagear aqueles artistas pioneiros na Capital. 

“Em 1992, exatamente há 30 anos, jovens artistas, liderados pelo Grupo de Teatro Chama Viva, mobilizaram pessoas e levaram aos palcos de Palmas e do interior do Tocantins e do Brasil, um espetáculo de sonhos, de alegria e de vida relembrando as paixões e os encantos dos ciganos, das trupes itinerantes, dos artistas de circo e dos teatros mambembes. Em 2022 a Cia de Teatro Fernanda Montenegro celebra e homenageia o teatro e esta geração de atores, músicos, artistas da dança e profissionais da cena, que corajosamente desbravaram o cerrado e levaram o teatro aos rincões do Tocantins, empreendendo sonhos e alegrias”, afirma o Diretor. 

A 'Idade do Sonho' é encenada por atores e bonecos, réplicas dos atores. É um espetáculo para adultos e crianças, com classificação livre. A ação se desenrola em uma cidade do interior onde os sonhos podem ser, simplesmente, partir em busca da aventura despertada pela passagem das trupes itinerantes e mambembes dos circos, dos teatros, dos ciganos e suas magias.

“Esta montagem da Cia de Teatro Fernanda Montenegro é dedicada às crianças que não entraram no circo, aos adultos que não compreendem os sonhos e a uma geração de artistas que contou essa história no início dos anos 90 em Palmas e no Tocantins, marcando um período áureo do teatro tocantinense”, afirma. 

O espetáculo tem direção musical e trilha sonora original do maestro Heitor Oliveira e direção de movimento da professora Arabelle Hadife.

As apresentações deste final de ano fazem parte da Mostra Artística do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e será apresentado, também, nos dias 16 e 17, no encerramento da Mostra. 

Cia de Teatro Fernanda Montenegro 

A Cia de Teatro Fernanda Montenegro é um braço do projeto de formação de novos atores e plateia, desenvolvido desde 2017 pela Fundação Cultural de Palmas. A Cia já realizou a montagem de três espetáculos sendo eles ‘Branca de Neve e os sete anões’, ‘Pluft, o Fantasminha’, ‘Romeu e Julieta’ e ‘O Auto da Compadecida’, que realizaram temporadas bem-sucedidas de crítica e público em 2019, antes da pandemia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário