quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Governo do Tocantins e Embratur recebem jornalistas alemães para divulgar belezas naturais do Jalapão

Kaio Costa e Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins

Três profissionais convidados pela Empresa Brasileira de Turismo realizaram passeios de ecoturismo e turismo de base comunitária para conhecer melhor os encantos do Jalapão.


Primeiro atrativo da viagem, a Pedra Furada impressionou os jornalistas alemães. (créditos: Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins)

Com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Tocantins (Sectur), a Empresa Brasileira de Turismo (Embrapa) recebeu três jornalistas alemães para a 11ª edição da Press Trip de 2022, a 1° edição no Tocantins. O destino foi o Parque Estadual do Jalapão e o objetivo era apresentar as belezas naturais da região, bem como proporcionar vivências com comunidades locais e oportunizar um turismo ecológico, a fim de fomentar a visitação dos turistas estrangeiros no Brasil.

A agenda teve início com jantar na noite da última quarta-feira, 14, em Taquaruçu. Na ocasião, o Secretário da Cultura e Turismo do Tocantins, Hercy Filho, recepcionou os convidados e falou sobre a importância da realização da Press Trip. "Esse é um momento de grande importância para o nosso Estado. Essa iniciativa é uma ótima oportunidade de promover os destinos turísticos do Tocantins. Através desta ação, conseguimos mostrar aos órgãos de imprensa europeia toda a riqueza das belezas naturais tocantinenses".


Também estiveram presentes no jantar de recepção a Secretária Executiva da Sectur, Jocélia Costa, a Superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares, as representantes da Embratur, Daniela Reple e Daniele Rocha, o assessor da Hill+Knowlton Brasil, Pedro Ramos, o empresário da Mukaú Expedições, Bruno Santos, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur/Fecomércio), Marcelo Perim, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Tocantins (ABAV/TO), Rodolfo Ferreira e o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/TO), Luiz Pires.

Agenda

A aventura do grupo começou na quinta-feira, 15, com saída de Palmas rumo à Pedra Furada, na região de Ponte Alta. Representando a revista mundialmente conhecida National Geographic, a jornalista Gebine Doenecke classificou a Pedra Furada como “mágica” e relatou estar impressionada com tanta beleza, sobretudo por ser a primeira vez que vem ao Brasil. “Vi dunas maravilhosas e cachoeiras esplêndidas. Quero falar para todos os meus leitores”, disse.

O jornalista Christian Müeckl se mostrou impressionado com a formação rochosa do ponto turístico. “Eu amei a serra, com aquelas pedras e os buracos. Os animais que vimos, como a cobra e os pássaros. Todo dia você vê algo novo, inclusive coisas que você só via nos livros e na TV. Aqui você vê na vida real e isso é fascinante! A natureza é o ator principal desse grande filme chamado Jalapão”, relatou o repórter que escreve para o Nürnberger Nachrichten, um dos maiores jornais regionais da Alemanha.

A caminho das dunas a paisagem do Jalapão se apresentou aos visitantes com um belo arco-íris. (crédito: Divulgação / Mukaú Expedições)

O grupo pernoitou em Ponte Alta e deu sequência à viagem na manhã do dia seguinte, sexta, 16, com destino ao Cânion Sussuapara. Promovendo o primeiro momento gastronômico da Press Trip, o grupo almoçou na Comunidade Rio Novo. Gebine Doenecke experimentou o pequi, o que classificou como “muito gostoso” e identificou um sabor “adocicado” da fruta típica do cerrado. Após o almoço, todos foram para um banho na prainha do Rio Novo e, depois, seguiram para conhecer as Dunas. Apesar da chuva, a beleza do local não deixou de impressionar. O dia terminou com descanso em Mateiros.


Vivência no Quilombo Mumbuca emocionou e encantou os visitantes. (crédito: Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins)

A visita à comunidade Mumbuca era a atração mais aguardada pela jornalista Ulrieke Wiebrecht, do periódico alemão Welt, e aconteceu no sábado, 17. A jornalista tem vasto conhecimento do país e já esteve no Brasil por diversas vezes, inclusive fala fluentemente o português brasileiro. “O que eu mais gosto no Brasil é o contato humano com as pessoas. As visitas que fizemos aos quilombos, eu gostei muito e acho interessante sabermos disso. Foi uma experiência muito bonita. No Brasil, o contato humano é sempre algo que nos marca muito”, pontuou ao lembrar que, neste mesmo dia, também houve um jantar oferecido pela Comunidade Quilombola do Prata. Antes do jantar na comunidade, os jornalistas puderam conhecer os encantos dos Fervedouro das Macaúbas e Bela Vista, onde tiveram a oportunidade de pernoitar.

Para finalizar a Press Trip oportunizada pela Embratur, com apoio da Sectur e logística da Mukaú Expedições, o grupo participou de um rafting nas águas do Rio Soninho, almoço no Parque Encantado, com receptivo e brunch em Taquaruçu, já de volta a Palmas, no domingo, 18. Os jornalistas alemães voltaram para seu destino na segunda-feira, 19.

Press Trip

Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou 11 press trips em 2022. Entre janeiro e novembro, participaram das ações jornalistas e influenciadores da Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Colômbia e Uruguai. Entre os estados visitados, destacam-se Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“As press trips são ferramentas essenciais de relações públicas por permitirem aos comunicadores estrangeiros a experimentação dos destinos brasileiros in loco. O contato dos convidados com o ecoturismo, cultura, gastronomia, entre outros segmentos encantadores para o turismo é decisivo para que o público alemão tenha ainda mais interesse em vir ao Brasil e ao estado do Tocantins”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.


Assessoria de Comunicação da Sectur

Um comentário:

  1. Iniciativas como essas, de trazer jornalistas para conhecer as atrações, são muito produtivas. Meus cumprimentos

    ResponderExcluir