quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Projeto de inventariação e capacitação valoriza patrimônio histórico dos municípios tocantinenses

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Foram percorridos 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho.

Inventário traz registro do patrimônio histórico e das festas tradicionais, como a Folia do Divino de Natividade_Arquivo- Emerson Silva

Jovem em sua composição política e administrativa, mas com uma rica trajetória que supera três séculos, desde a colonização da região central do País, o Tocantins se equilibra entre o mundo contemporâneo, representado por sua Capital, Palmas, e a preservação de referências herdadas a partir do período colonial, representadas pelas cidades históricas. Para garantir que essa rica trajetória não se perca, o Governo do Estado deu início, em 2022, a um importante projeto, o Circuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantins.

O Circuito foi desenvolvido pela Superintendência de Cultura, por meio da Gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, com o objetivo de preservar e divulgar festas e eventos tradicionais, bem como edificações históricas e culturais tocantinenses. Dividido em duas modalidades, percorreu 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho. Além da coleta de informações para o inventário das festas e eventos culturais para divulgação na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), também levou capacitação aos gestores culturais municipais visando a inclusão de Festas e Eventos Tradicionais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

“Este projeto resume dois propósitos de alta relevância, a preservação da rica tradição cultural de nossos municípios e o desenvolvimento de estratégias de atração turística, revelando que o Tocantins, além de belezas naturais excepcionais reúne outras virtudes capazes de manter os visitantes no Estado por períodos mais prolongados”, afirma do secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, ao ressaltar que ações como esta sintonizam com a visão do governador Wanderlei Barbosa, pois colaboram com a geração de emprego e renda, por meio de uma extensa cadeia de atividades da economia criativa.

Autonomia

Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artísitico e Cultural, Alline Alves Santos da Silva, este projeto é de fundamental importância para o conhecimento, a catalogação, a preservação, a divulgação e o fomento das festas e monumentos culturais do Tocantins. “Também contribui para dinamizar o fluxo do turismo cultural nos municípios, pois todos os dados culturais serão disponibilizados na Plataforma Integrada de Turismo do Estado, o que vai atrair turistas do País inteiro, gerando emprego e renda para os empreendedores que atuam no setor cultural e contribuindo para toda a economia da cidade”, comemora, lembrando que outro ponto importante do projeto é o acesso direto dos gestores municipais à Plataforma, dando a eles autonomia para atualizar constantemente a divulgação das informações.

Repercussão

Bruna Menezes, gestora da pasta de Cultura e Turismo de Natividade, lembra que a cidade a mais antiga do Tocantins se destaca na preservação do patrimônio cultural, tanto edificado, com seu rico conjunto arquitetônico, mas sobretudo nas manifestações culturais. “Quando a gente fala de cultura nós chamamos a responsabilidade para diversos atores. A própria Constituição prescreve ao Estado o dever de promover a cultura, que é essencial para o desenvolvimento da identidade regional e nacional e também para a educação e o lazer. Então, essa é uma responsabilidade dos entes federados. Com isso, a parceria que nós temos com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Turismo é imprescindível para fortalecer os saberes, os fazeres, o patrimônio material e imaterial, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a salvaguarda das nossas tradições”, pontua.

Secretário de Turismo e Cultura de Lagoa da Confusão, Leandro Henrique Alves Gama, comemora a parceria do município com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, ressaltando o reconhecimento de valores culturais que poderão ser alinhados aos atrativos naturais do município que é porta de entrada da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. “A inventariação cultural vai ser muito importante para o nosso município, para fortalecer a parte cultural por meio dessa ação envolvendo Estado e município”, afirma.

 Municípios beneficiados

Aliança, Almas, Alvorada, Araguanã, Araguatins, Aguiarnópolis, Arraias, Buriti do Tocantins, Couto Magalhães, Dianópolis, Fátima, Filadélfia, Itacajá, Jaú, Juarina, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Natividade, Novo Acordo, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paraiso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Rio dos Bois, Rio Sono, Sandolândia, Santa Rita, Santa Tereza, São Félix do Tocantins, São Salvador, Silvanópolis, Tabocão, Taguatinga, Taipas, Talismã, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama e Xambioȧ.

Inventário traz registro do patrimônio histórico e das festas tradicionais, como a Folia do Divino de Natividade_Arquivo- Emerson Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário