sábado, 14 de agosto de 2021

Romeiros do Senhor do Bonfim de Natividade terão hospedaria no local

O compromisso de liberação de recursos para construção da hospedaria para os romeiros e a revitalização do povoado do Senhor do Bonfim de Natividade foi assumido pelo senador Eduardo Gomes (MDB) e deputado federal Vicentinho Júnior (PL), após missa presidida pelo bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom Romualdo Kujawski, na sexta-feira, 13. Ao todo, deve ser investido R$ 7 milhões.

Santuário do Senhor do Bonfim de Natividade. Fotos: Luiz Pires.

Ao final da missa o bispo Dom Romualdo, como já tinha feito antes o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim de Natividade, informou aos fiéis presentes e aos que assistiam à cerimônia pelas redes sociais e outros veículos de comunicação, o compromisso assumido pelo senador Eduardo Gomes e o deputado federal Vicentinho Júnior, com apoio do Secretário de Infraestrutura do Ministério do Turismo (que disponibilizará os recursos para as obras), ex-senador Vicentinho Alves.


Eduardo Gomes e Vicentinho Júnior assistem à missa no Santuário do Senhor do Bonfim de Natividade.

Convidados a fazer uso da palavra, tanto Eduardo Gomes quanto Vicentinho Júnior, reiteraram o compromisso e se dispuseram a agilizar o processo para liberação dos recursos em Brasília, cabendo à prefeitura de Natividade, onde está localizado o santuário, apresentar os projetos e o requerimento para concretização das obras.

A Romaria do Senhor do Bonfim de Natividade, no Tocantins, se encerra neste domingo, 15, com missa campal. É o maior e mais tradicional evento religioso do Estado do Tocantins e remonta a mais de 200 anos. Romeiros percorrem a pé, de cavalo ou de bicicleta, em sua maioria, o trecho de 23 quilômetros entre Natividade e o santuário. Mas milhares de fiéis fazem percurso mais longo (de até 300km) a pé para cumprir promessas e agradecer as graças alcançadas.

Ano passado os festejos foram suspensos devido à Covid-19, mas este ano foi permitido o acesso de romeiros ao santuário, cumprindo todos os protocolos de prevenção à pandemia, e não foi autorizado acampamento nem montagem de barracas de comercialização no local.

Com os recursos para construção da hospedaria e revitalização do Santuário do Senhor do Bonfim de Natividade o bispo Dom Romualdo deixa a administração da diocese de Porto, ao completar 75 anos, com uma obra marcante para todos os fiéis da igreja católica no Tocantins. O reitor do santuário, Padre Leomar, também deixará seu nome em destaque na história do Senhor do Bonfim de Natividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário