sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Prefeitura e Sebrae investem mais de 1 milhão nos pequenos negócios de Gurupi

 Programa Cidade Empreendedora, Inova Gurupi e Projeto de Desenvolvimento do Turismo serão os condutores desta iniciativa de transformação

 

Divulgação

Com o objetivo de promover o empreendedorismo, a inovação, a tecnologia e o turismo no município de Gurupi, a Prefeitura Municipal e o Sebrae assinaram três contratos de parceria para a execução do Programa Cidade Empreendedora, Inova Gurupi e Projeto de Desenvolvimento do Turismo, na quarta-feira, 18, no Ecoville Restaurante. Serão investidos recursos do Sebrae e da Prefeitura na ordem de R$ 1.032.394,00 para a realização das ações.

Na oportunidade estavam presentes a prefeita, Josi Nunes; o vice-prefeito, Gleydson Nato; a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro; o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; o vereador, Ivanilson Marinho; a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar; a gerente do Sesi/Senai, Núbia Almeida; vereadores, secretários municipais, reitores e diretores das universidades, presidente da ACIG e CDL, e demais gerentes e colaboradores do Sebrae.

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae, destacou que com o programa Cidade Empreendedora, será realizado o Força Mulher, projeto que beneficiará mais de 2000 mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Estado, por meio dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Estas mulheres receberão capacitação em gestão empresarial e empreendedorismo, por meio do Sebrae; oficinas de profissionalização, que contará também com importantes parceiros como o Sistema Fecomércio/Senac e o Sistema Fieto/Senai e, claro, os equipamentos essenciais para que estas mulheres possam abrir o seu negócio no dia seguinte”, explicou.

A prefeita Josi Nunes, ressaltou em sua fala que parceria é a palavra chave da sua gestão. “Se queremos o desenvolvimento econômico e social precisamos das áreas trabalhando em conjunto e integradas, com escuta ativa, diálogo permanente, entre executivo, legislativo e comunidade, foco e parceria. E o Sebrae tem todo o know-how para nos ajudar neste processo, por meio de programas e projetos que promovem o crescimento e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios de Gurupi”, pontuou, enfatizando a importância de disseminar a cultura empreendedora no município.

Para Eliana Castro, diretora técnica do Sebrae, o programa nacional Cidade Empreendedora é o caminho para que a prefeitura e o Sebrae consigam promover a retomada da economia. “Os pequenos negócios são a base da nossa economia, portanto, é dever destas duas instituições criar um ambiente favorável para que estas empresas possam crescer, desenvolver, gerar emprego e renda no município”, concluiu.

Lady Sakai, secretária de Ciência e Tecnologia, afirmou que as parcerias irão fortalecer as ações já desenvolvidas para impulsionar a economia local. “Esse momento é resultado da união do governo, da iniciativa privada e das universidades. Gurupi já tem pavimentado todo esse processo de inovação e empreendedorismo e eu tenho certeza que o Programa Cidade Empreendedora será um grande sucesso, pois já temos esse DNA no nosso município.

Convênio Inova Gurupi

Desde 2015, o Inova Gurupi tem promovido Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo, por meio das incubadoras de empresas do Centro Universitário de Gurupi, a Unirg e da UFT, Universidade Federal do Tocantins. Por meio dessas iniciativas, diversas empresas nasceram e se fortaleceram.

Desenvolvimento do Turismo

O termo de parceria tem como objetivo realizar ações para o desenvolvimento do turismo em Gurupi, por meio do Festival Gastronômico, Campeonato de Pesca Esportiva no Trevo da Praia e Inventário Turístico e Planejamento de Ações Turísticas.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos estratégicos de atuação. São eles: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário