domingo, 22 de agosto de 2021

Inscrições para seleção para o 14º Salão do Artesanato vai até o dia 9 de setembro

Serão definidos quatro artesãos individuais e sete entidades para representar o Tocantins no evento, que ocorrerá em Brasília, no mês de outubro.

Arte indígena e capim dourado têm vaga garantida no evento – Adetuc – Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em consonância a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, está com as inscrições abertas para o processo de seleção de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras.

O evento ocorrerá no período de 27 a 31 de outubro, em Brasília, seguindo protocolos de prevenção à Covid-19.

De acordo com o edital que regulariza a seleção, serão disponibilizadas quatro vagas para artesãos individuais (pessoa física), e sete para pessoas jurídicas, sendo duas vagas para associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima capim dourado.

Também serão selecionados artesãos e entidades representativas que produzam peças em madeira, cerâmica, couro, capim, fibra, semente, casca, flores e folhas, cristal e vitral.

Conforme o edital, a Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte rodoviário das mercadorias e dos artesãos. Já despesas referentes a hospedagem, alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O grupo será acompanhado por um técnico da Pasta.

Para participar da seleção individual, os interessados deverão ter idade mínima de 18 anos completos, possuir Cadastrado no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (SICAB); Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. As entidades representativas, pessoa jurídica, deverão estar cadastradas no SICAB.

Inscrições

As inscrições serão aceitas até 9 de setembro, presencialmente, na sede da Adetuc, na Esplanada das Secretarias, Prédio III, em Palmas, de segunda a sexta, das 8 às 13 horas. É obrigatório o agendamento prévio pelo telefone (63) 3218-1370. Por e-mail, encaminhar para artesanato@cultura.to.gov.br até às 23h59 do dia 9 de setembro, com o seguinte assunto: 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília – DF e no corpo do e-mail informar o nome completo do interessado.

No dia 16 de setembro, será divulgada a lista provisória no Diário Oficial do Tocantins e no site da Adetuc (www.adetuc.to.gov.br), com os nomes dos participantes selecionados, por ordem de classificação. No dia 27, será divulgada a lista definitiva no Diário Oficial do Tocantins e no site da Agência.

“Este evento marca a retomada de uma ação estratégica de grande relevância para os estados brasileiros e os artesãos”, afirma o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, enfatizando o grande valor cultural, social e econômico do artesanato tocantinense.

“A participação do Tocantins na feira foi aprovada pelo governador Mauro Carlesse, em função da importância do artesanato para a economia criativa regional e, principalmente, pela preocupação dos organizadores com os protocolos de prevenção à Covid-19 adotados”, conclui Mariano.

Fonte: Adetuc / Governo do Tocantins

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário