quinta-feira, 19 de agosto de 2021

“A fauna e a flora do Jalapão estão morrendo”, denunciam lideranças da região em audiência pública



Foto: Sílvio Santos

Durante audiência pública promovida nesta quinta-feira, 19, pela Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa, para esclarecimentos sobre a Medida Provisória do Governo que propõe a concessão à iniciativa privada da administração dos Parques Estaduais do Jalapão, Lajeado, Cantão e das Árvores Fossilizada,.vários líderes denunciaram que a ocupação descontrolada do Jalapão está causando sérias ameaças ao ecossistema da região. “As veredas estão secando, pela baixa do lençol freático e o capim dourado está seriamente ameaçado”, revelou o prefeito de Mateiros e presidente do Consórcio de Municípios da Região do Jalapão (Comurj).

Outras liderança denunciaram a falta de investimentos principalmente na parte da região onde estão os principais atrativos, como a Cachoeira da Velha, Dunas do Jalapão, Fervedouros e a Cachoeira da Formiga. “Gastamos sete horas de viagem para vir de Mateiros a Palmas, uma distância de apenas 305 km”, disse uma das lideranças da comunidade quilombola de Mumbuca.

Os jalapoeiros também demonstraram preocupação com o aumento do desemprego e diminuição da geração de renda para os nativos e com a destruição acelerada do frágil ecossistema local com o aumento da capacidade de carga nos atrativos da região.

Os representantes do Governo Estadual defenderam a concessão da administração dos parques à iniciativa privada, sob o argumento de que os órgãos públicos exercerão um rígido controle de manejo na área, garantindo sua preservação, e de que haverá mais investimentos em infraestrutura, com o consequente aumento de renda para todos que tenha atividades econômicas na área dos parques, especialmente do Jalapão, que tinha grande representatividade popular na reunião.

A audiência pública foi solicitada pelos deputados Júnior Geo (PROS) e José Roberto (PT). Grande número de representantes da sociedade civil do Jalapão, como membros das três comunidades quilombolas locais, Associação Comercial e Industrial da Região do Jalapão, Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), entre outras, participaram do encontro.

O Governo do Estado foi representado pelo Secretário de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresemin, Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, e presidente do Naturatins, Renato Jayme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário