domingo, 8 de agosto de 2021

Presidente da Adetuc visita cidades da Região Turística das Serras Gerais

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, visitou na semana passada as cidades turísticas de Aurora e Arraias, na região das Serras Gerais e reforçou parcerias

Fotos: Henrique Lopes - Governo do Tocantins

Jairo Mariano visitou o rio Azuis acompanhado pelo prefeito de Aurora, Luzinei de Jesus, e vereador Cristian de Caçulinha

Com forte influência cultural, Arraias preserva ritos seculares. 

Aurora

Conhecida por ser o município com o menor rio do Brasil, o Azuis, Aurora guarda encantos ainda inexploráveis, como dunas, grutas e cavernas, além de praias e balneários de águas cristalinas e diversos tons azulados, que encantam visitantes em busca de descobrir as belezas do coração do Brasil. 

Em Aurora Jairo Mariano, que visitou alguns dos principais pontos turísticos locais e ouviu as demandas apresentadas pelo prefeito Luzinei de Jesus Silva, do secretário de Turismo, Anselmo Rodrigues, além de membros do trade turístico que atuam na região. 

Gruta do Sabiá, em Aurora, revela o grande potencial da região para visitas de experiência

Para o prefeito, a visita do presidente da Adetuc e o fortalecimento dado pelo Governo do Estado para o turismo da região são de grande importância. “Estamos orgulhosos por essa parceria que o Governo do Estado tem feito com os municípios por meio da Adetuc. Hoje, Aurora tem conhecimento do seu potencial turístico e estamos trabalhando para fortalecer. A presença do Estado nesse momento se torna fundamental não apenas para o turismo da nossa cidade, mas de toda a região das Serras Gerais”, frisou o gestor ao demandar apoio para execuções de ações no município. 

O presidente da Adetuc ressaltou que, além de ser um dos municípios com mais atrativos da região Sudeste, Aurora está no eixo entre dois roteiros consolidados, já que a cidade está localizada a 486 km de Brasília e a 530 km de Palmas, entre a Chapada dos Veadeiros e o Jalapão. 

Arraias

Museu de Arraias tem acervo que conta a história da cidade

O Município com cerca de 10 mil habitantes, Arraias respira história e tradição sendo um dos roteiros culturais para quem busca descobrir a região de Serras Gerais. 

Entre os diversos destinos de Serras Gerais, no Estado do Tocantins, alguns são marcados pela forte influência cultural e histórica, que guardam tradições quase extintas, mas que são mantidas através dos séculos por algumas comunidades tocantinenses, como é o caso de Arraias. 

Desembarcar em Arraias, cidade localizada a cerca de 420 km de Palmas, é viajar pela história do ciclo do ouro, dos antigos garimpos, dos quilombos e do período colonial, além de vivenciar o dia a dia de um povo que ainda, imerso em sua história, com ritos e tradições únicas, como o Roda de São Gonçalo, a Festa do Divino Espírito Santo, Entrudo de Carnaval e a Caretagem. 

Essa aproximação dos roteiros turísticos tocantinenses com a cultura local, tem sido uma das novas frentes de trabalhos desenvolvidos pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que busca, através da parceria com os municípios e o trade turístico, implementar ações para solidificar o turismo na região de Serras Gerais. 

Com objetivo de fortalecer o turismo na região, o presidente da Adetuc visitou o município de Arraias nesta quinta-feira, 05. Na ocasião, Jairo Mariano conheceu o Centro Histórico e o Museu Histórico e Cultural de Arraias (MHCA), acompanhou a apresentação de música regional, além de dialogar com professores e representantes do curso de turismo da Universidade Federal do Tocantins. 

“Arraias é uma cidade que respira cultura e tradição. Temos eventos que só acontecem aqui e que atraem centenas de pessoas todos os anos. Queremos implementar esse turismo cultural e de base comunitária para que ele esteja integrado a toda a região”, afirmou o prefeito da cidade, Herman Gomes. 

Impulso para o Turismo

Muito além de implementar ações colaborativas, entre municípios e Estado, a Adetuc também propôs o fortalecimento da parceria entre o órgão e a Universidade Federal do Tocantins, que possui na cidade de Arraias o Curso de Turismo. Desta forma, durante a visita, foi proposta uma parceria tripartite entre a UFT, Prefeitura de Arraias e Adetuc, por meio do termo de cooperação técnica, que visa a gestão do Museu Histórico do município, além de outros projetos. 

Com o foco em expandir os roteiros turísticos do Tocantins, o presidente da Adetuc Jairo Mariano ressaltou o trabalho feito pela Prefeitura de Arraias e a Universidade Federal do Tocantins ao frisar a parceria com o Governo do Estado. “Sempre que andamos pelo Estado e na região de Serras Gerais vemos o potencial dos municípios e dos roteiros que podem ser realizados. Com a retomada do turismo, Serras Gerais será um dos destinos destaques no Estado e a integração dos atrativos com toda a história torna a experiência de quem viaja para cá ainda mais especial”, concluiu o presidente ao anunciar a determinação do Governador Mauro Carlesse para que seja executada a obra de revitalização do Museu Histórico e Cultural de Arraias.

Fonte: Adetuc Tocantins

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário