Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

sábado, 21 de agosto de 2021

Exposição coletiva de gravuras faz alerta sobre a extinção de aves

Seleucia Fontes

Aberta na sexta, 20, a mostra ficará disponível virtualmente ao público até outubro.

Beija-flor, obra de Yolanda Carvalho, integra a exposição – Divulgação

Ciro Fernandes é um dos homenageados da exposição – Divulgação

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), no País são encontradas 1.919 espécies de aves, sendo o segundo no mundo em variedades, atrás apenas da Colômbia. Mas, também registra várias as espécies ameaças de extinção, entre elas a Arara Azul, um dos símbolos do Estado do Tocantins. Unindo arte e denúncia, a exposição “Aves em extinção: exposição de gravuras" será lançada nesta sexta, 20, às 20 horas, com exibição de live no canal da Casa Visual Galeria, no Youtube.

A exposição coletiva apresenta 51 gravuras de artistas selecionados via edital e dos artistas homenageados, Ciro Fernandes e Yolanda Carvalho, dois mestres da xilogravura brasileira que apresentam em parte da sua iconografia artística imagens e temas relacionados às aves. As obras atuam como um alerta e uma reflexão sobre o mundo que estamos construindo e o quanto perdemos.

O projeto, aprovado em edital lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e patrocinado com recursos da Lei Aldir Blanc inclui oficinas práticas, onde o público terá a oportunidade de conhecer diferentes técnicas de gravura, e ainda encontros para bate-papos entre os artistas envolvidos, como forma de intercâmbio de saberes.

Organizada e produzida por Pablo Marquinho, a mostra também recorrerá ao recurso de audiodescrição em cada obra, possibilitando o acesso para pessoas com deficiência visual e ficará disponível para visitação até outubro de 2021, no site da Casa Visual Galeria (www.casavisualgaleria.com).

“É impressionante ver como nossos artistas estão ressignificando sua produção e aproveitando de forma tão eficaz as ferramentas virtuais que possibilitam soluções criativas para as limitações impostas pela pandemia”, elogia Jairo Mariano, presidente da Adetuc, ao ressaltar os esforços do Governo Mauro Carlesse pelo controle da Covid-19 no Estado.

Artistas homenageados

Yolanda Carvalho é professora, artista plástica, desenhista, gravadora e ilustradora. É pós-graduada em Preservação da Arte Rupestre, pelo Núcleo de Antropologia da Pré-História, da Universidade Federal do Piauí, onde atua como docente do Departamento de Artes visuais. Premiada no XIV Salão de Artes da Capitania das Artes, Rio Grande do Norte.

Ciro Fernandes é um dos maiores nomes da xilogravura brasileira. Nascido em Uiraúna, Paraíba, começou a desenhar na infância. Foi ilustrador do Jornal do Brasil, criou capas para grandes nomes da literatura brasileira, além de reunir em seu currículo diversas exposições nacionais e internacionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário