segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Eduardo Gomes e Vicentinho Júnior pleiteiam recursos para construção de hospedaria e reforma do Santuário do Senhor do Bonfim em Natividade

Santuário do Senhor do Bonfim de Natividade. Foto: Pedro Barbosa

Com o objetivo de oferecer maior conforto e segurança aos Romeiros do Senhor do Bonfim, o maior atrativo religioso do interior do Tocantins, o senador Eduardo Gomes (MDB - TO)) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) participaram na terça-feira, 03, de uma audiência no Ministério do Turismo, para solicitar a liberação de R$5 milhões para construção de uma hospedaria, para atender os fiéis, em Natividade e R$2 milhões para a reforma do Santuário.

Senador Eduardo Gomes. Divulgação 

Outro ponto mencionado na reunião foi a inclusão do festejo no calendário do turismo religioso do Ministério para divulgação nacional e internacional, o que contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da região. Com participação virtual, o senador Eduardo Gomes (MDB), fez questão de garantir a sua contribuição para beneficiar os fiéis. Gomes lembrou que as romarias estão entre as mais importantes manifestações religiosas e culturais do País. “Além disso, as festividades garantem renda as famílias locais”, disse o senador.

Deputado federal Vicentinho Júnior em reunião no Ministério do Turismo.  Divulgação.

Vicentinho Júnior explicou que “os devotos caminham por longos dias até o santuário e neste período ficam acampados de forma precária. Este investimento busca dar a oportunidade para que os romeiros consigam descansar antes de participarem das festividades”. A tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que acontece no mês de agosto é a maior festa religiosa do Tocantins. A reforma do Santuário visa oferecer maior estrutura para mais de 100 mil romeiros que todos os anos passam pelo local.  

O bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski, e o pároco do Santuário do Bonfim, padre Leomar da Silva, agradeceram o empenho dos parlamentares em preservar as tradições e o respeito à fé dos tocantinenses. Devoto do senhor do Bonfim, o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Vicentinho Alves, pontuou que o sistema do Ministério está disponível para o cadastro das propostas de modo que sejam iniciadas o mais breve possível. Além do parlamentar, participaram do encontro representantes do Ministério do Turismo e da Arquidiocese de Porto Nacional.

Romaria do Senhor do Bonfim de Natividade

A Romaria do Senhor do Bonfim de Natividade é a maior peregrinação religiosa do Estado do Tocantins. Suspensa em 2020, por causa da Covid-19, a romaria começou este ano no dia 6 de agosto e segue até o dia 16. O santuário do Senhor do Bonfim a 23 km de Natividade, de onde a maioria dos fiéis partem a pé ou de bicicleta. Em muitos casos romeiros saem de cidades mais distantes, como Palmas, Porto Nacional e Gurupi, percorrendo mais de 200 km a pé para cumprir promessas feitas e graças recebidas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário