terça-feira, 24 de agosto de 2021

Palmas tem semana com menor ocorrência de Covid-19 desde novembro de 2020

Semana Epidemiológica (SE) 33, encerrada no sábado, 21, também teve quase 80% menos novos casos da doença na comparação com a mesma SE do ano passado, a pior de 2020. No entanto, negacionistas continuam provocando aglomeração.

Balada da vacina. Foto: Edu Fortes

O avanço da vacinação reduziu muito o nível de contaminação pela Covid-19 em Palmas. Inclusive, a capital do Tocantins bateu o recorde diário de vacinação contra a Covid-19 no sábado, 21. Foram 11 mil doses aplicadas em 24 horas, sendo que 2.500 jovens acima de 18 anos receberam o imunizante na programação da “Balada da Vacina”, realizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Capital.

Encerrada no a Semana Epidemiológica (SE) 33 registrou a menor ocorrência de Covid-19 em Palmas desde novembro de 2020. Foram 398 novos casos da doença confirmados nos últimos sete dias. A última SE que registrou um acumulado abaixo desse patamar foi a de número 46, no período de 8 a 14 de novembro de 2020, que totalizou 262 novos casos. Quase 230 mil doses já foram aplicadas na capital do Estado. 


Festas clandestinas foram encerradas pela fiscalização. Divulgação


Mas as equipes de fiscalização da Prefeitura de Palmas colocaram fim a uma festa clandestina realizada em uma chácara no km 9 da rodovia TO-020, que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro, na noite do último sábado para madrugada de domingo, durante ação da Operação Tolerância Zero. O evento de grande porte tinha aproximadamente mil pessoas. Outras três festas foram encerradas em diversos pontos da Capital.

Novamente, os fiscais de Obras e Posturas das Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) registraram diversas irregularidades e desrespeito às medidas de controle e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Os trabalhos resultaram na aplicação de dez autos de infração, com inúmeras abordagens de inibição e orientação nos pontos comerciais.

Os espaços públicos, como o estacionamento do Estádio Nilton Santos e as imediações da Praia da Graciosa, também foram alvos das vistorias com a constatação de aglomerações, que foram dispersadas pelos fiscais.

Ação conjunta

A operação é uma ação conjunta da Diretoria de Fiscalização Urbana da Sedusr, e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO.

Alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta que ainda é preciso manter as medidas sanitárias para evitar o contágio, como uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

 

Vale lembrar que para receber a vacina a pessoa deve apresentar identificação original com foto, número do CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacinação.

Fonte: Dicom / Palmas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário