quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Em encontro com vereadores de todo o Tocantins, Bancada Federal reforça compromisso com o Estado

Daniel Machado

Fotos: Alexandre Hilbert

Deputados e senadores promoveram café da manhã com parlamentares municipais em Brasília


Líder da bancada federal, Tiago Dimas fala aos vereadores tocantinenses


Seis dos oito deputados federais estiveram presentes ao café da manhã com os vereadores


Terciliano Gomes, presidente da UVET, agradece a bancada federal pela receptividade

A Bancada Federal do Tocantins realizou, na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, um café da manhã com os vereadores tocantinenses que participam da XX Marcha de Legislativos Municipais em Brasília. O encontro, realizado em um local amplo e seguindo todas as recomendações e protocolos previstos pelo governo do Distrito Federal contra a pandemia, reuniu cerca de 250 vereadores de 50 municípios diferentes.

Mesmo de partidos diferentes e posições políticas distintas em relação ao governo estadual e ao governo federal, os deputados federais e senadores do Estado mostraram união em trabalhar em conjunto pelo Tocantins. O clima entre todos os congressistas também foi de muita cordialidade, com todos destacando o trabalho positivo dos colegas.

Dos 12 parlamentares do Estado, nove participaram do encontro: o coordenador da bancada, deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (PP) e os deputados federais Professora Dorinha (DEM), Dulce Miranda (MDB), Osires Damaso (PSC), Célio Moura (PT), Vicentinho Júnior (PL) e Carlos Henrique Gaguim (MDB).

Na sua fala, Tiago Dimas destacou vários pontos positivos do trabalho da Bancada Federal, ressaltando que os deputados e senadores do Estado destinaram R$ 1,4 bilhão ao Tocantins desde 2018 até agora somente de emendas impositivas – somando individuais com a de bancada.

“Sabemos que os grandes investimentos do Tocantins vêm ocorrendo por meio da Bancada Federal”, afirmou, ao salientar que os deputados e senadores do Estado também conseguiram aumentar a quantidade de vacinas distribuídas para o Tocantins e garantiram uma redução no prazo das obras da BR-153 no Estado, além de diversas outras ações.

Tiago Dimas ainda lembrou que de emendas impositivas de bancada foram destinados para o governo do Estado mais de R$ 270 milhões. Além disso, foram deputados e senadores que garantiram a aquisição de 446 ônibus escolares para os municípios, bem como diversos outros benefícios.

O presidente de UVET (União dos Vereadores do Estado do Tocantins), Terciliano Gomes, falou em nome dos vereadores tocantinenses e destacou o ineditismo do evento, ressaltando que a Bancada Federal do Tocantins foi a única do Brasil a promover um encontro amplo com os vereadores.

Para ele, isso é mais uma mostra que os deputados e senadores do Estado realmente prestigiam os vereadores do Tocantins. “Só temos que agradecer a toda a bancada, por que no Tocantins há deputados e senadores que discutem as políticas públicas com nós, vereadores”, falou.

Congressistas

Líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, Eduardo Gomes destacou a história política do Tocantins, ressaltando todas as melhorias que o Estado teve a partir do trabalho do ex-governador Siqueira Campos e, posteriormente, de muitos líderes, como ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas.

Kátia Abreu também ressaltou qualidade de vários líderes políticos do Estado, enumerando algumas pessoas que, segundo ela, têm totais condições para governar o Tocantins. Kátia revelou uma articulação que está fazendo no Senado e junto ao Banco Central para reduzir a quantidade de pessoas com cadastro negativo no SPC, reinserindo elas plenamente na economia.

Dulce Miranda, por sua vez, enalteceu a importância da marcha. “É de suma importância essa marcha porque são esses homens e mulheres que fazem as políticas públicas acontecerem no nosso Estado. Nós da Bancada estamos unidos dando todo suporte aos gestores”, ressaltou.

Professora Dorinha defendeu o envio de recursos para o Estado, especialmente aos municípios tocantinenses. Segundo ela, o dinheiro precisa chegar na ponta para atender toda a população nas mais diversas áreas, desde a Educação, Saúde, Infraestrutura. “Os recursos devem assegurar mais qualidade de vida a todos os tocantinenses”, disse, ao destacar que os parlamentares da bancada conhecem a realidade do Estado e os vereadores podem contar com eles.

Na mesma linha, Vicentinho Júnior ressaltou que trabalha muito com destinação de recursos de emendas para os municípios trabalha e, sempre que possível, consulta os vereadores. “Ouvimos os vereadores para saber no que é melhor aplicar os recursos federais. Este evento nos proporcionou alguns encontros e reencontros. Uma oportunidade de dialogarmos com os vereadores e alinharmos sobre as principais demandas e necessidades dos municípios”, detalhou.

Célio Moura, que ainda se recupera de um gravíssimo acidente sofrido no início de janeiro, agradeceu a todos que torceram e oraram pela vida dele, destacando o apoio total nesse momento tão difícil. Célio Moura também disse estar atento às demandas dos vereadores e vereadoras do Tocantins e a necessidade de ampliar os investimentos em políticas públicas que melhorem a qualidade de vida em nossos municípios. Ele citou diversos equipamentos para apoio à produção rural comprados com emendas de sua autoria.

Osires Damaso destacou a importância do encontro, pela quantidade de vereadores presentes, e enalteceu o respeito que a Bancada Federal do Tocantins tem pela população do Estado, trabalhando de forma coesa. Também destacou a necessidade valorizar os vereadores e vereadoras, inclusive na destinação de emendas parlamentares aos municípios.

Já Gaguim defendeu a criação de emendas parlamentares de bancada para os vereadores e a volta das coligações proporcionais nas eleições municipais. Segundo ele, é uma injustiça apenas os deputados terem essa possibilidade, enquanto os vereadores não. “Isso é muito importante. Daqui a três anos tem a eleição dos vereadores e não precisamos passar por esse sufoco de não ter coligação”, frisou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário