Loja virtual Sebrae

sábado, 17 de julho de 2021

Queima dos Tambores de Taquaruçu ocorre neste sábado, 17

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Oca do Vento agência de receptivo e eventos turísticos da Aldeia TabokaGrande, em parceria com Instituto TabokaGrande, realiza neste sábado, 17, às 20 horas, o tradicional ritual da Queima dos Tambores.

Divulgação - Queima dos Tambores é um ritual de expressão e despertar da consciência mítica de misturas de tradições e raízes

A queima deveria ocorrer uma semana antes do carnaval, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o evento será transmitido da Aldeia TabokaGrande pelo link: https://linktr.ee/aldeiatabokagrande e também por vídeo de chamada para queima - https://eb4.co/5ac8a871.

A Queima dos Tambores é oficialmente chamado de queima dos Turimbós, que é um ritual de expressão e despertar da consciência mítica de misturas de tradições e raízes da Aldeia TabokaGrande que se constitui como uma cultura de transformação que reforçam as características turístico/cultural do distrito de Taquaruçu.

No ritual Queima dos Tambores, alguns elementos são representantes da identidade cultural do lugar, mantendo no distrito, guardiões da memória nativa e cultural de Palmas, humanizados a partir de signos das tradições tupi-afro-brasileiras, misturando a capoeira o boi e o congo, com princípios míticos amazônicos.

De acordo com informações dos organizadores do evento, a Queima dos Tambores é um ritual de purificação e transformação pela ação do elemento natural fogo, dando origem aos tambores de capoeboicongo, instrumentos artesanais de troncos de madeiras produzidos a partir do reaproveitamento de árvores caídas e ocadas pela ação do tempo ou de insetos como abelhas, cupins e formigas. Também de sementes e talos de tabocas, cuias e cabaças.

A Queima dos Tambores será apresentada pelo Mestre Wertemberg Nunes, e contará com a participação de convidados como: Dorivã Borges, Fernando Magoo, Rodrigo Rodrigues e Edi Ribeiro durante a Roda de Turimbó. A execução do capoeboicongo será feito pela banda TabokaGrande composta por Wertemberg Nunes, Wertem Nunes, Taiom Nunes, Tato, Enes Dárc Rodrigues e participação especial do Mestre Tambor.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o ritual da Queima dos Tambores representa a construção da identidade cultural de forma consciente. “O ritual da queima além de celebrar a cultura regional, promove uma ação de conscientização importante na fabricação do tambor de forma sustentável, sendo um importante atrativo turístico e cultural do distrito de Taquaruçu”, destacou.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Fonte: Governo do Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário