segunda-feira, 19 de julho de 2021

Conheça o Jalapão: alguns atrativos de Mateiros


Cachoeira do Formiga, um lugar paradisíaco. Fotos: Luiz Pires

Depois de um dia espetacular, quando curtimos a beleza da Cachoeira da Velha, o banho rejuvenescedor na Prainha do Rio Novo e o por do sol espetacular nas Dunas, chegamos à cidade que tem os principais atrativos (públicos e privados) do Jalapão: Mateiros. Nos acomodamos na pousada da dona Neide, tomamos um banho restaurador e fomos direto ao restaurante Rancho 21.

Pousada Tavares, no centro de Mateiros. Atendimento familiar pela dona Neide

Recepcionados pelo casal Valda e Rosimar, conhecemos a famosa “carne de lata”, carro-chefe do restaurante, que é servida com arroz de cuxá, mandioca cozida com cheiro verde, salada verde e vinagrete. Uma delícia que atrai turistas do de todas as partes do país e, inclusive, estrangeiros.


Rosimar e Valda, do Rancho 21, com o famoso prato de "carne de lata"

No dia seguinte foi a vez de conhecermos alguns atrativos particulares de Mateiros. O primeiro foi a Cachoeira do Formiga, de água translúcida, situada num ambiente acolhedor e com um receptivo familiar com gosto de quero mais. Imperdível. Ponto de encontro de todas as tribos que vão conhecer o Jalapão. No dia em que estivemos lá, encontramos um grupo de motoqueiros vindos do Rio Grande do Sul e um jeepeiro que veio de São Paulo.

Cachoeira do Formiga, águas cristalinas e com temperatura ideal.

Como não podia deixar de ser, paramos na loja de artesanato Cabana da Jane, na comunidade Carrapato, antes de chegarmos ao fervedouro Rio Sono. Com wifi free, Dejane deixa os turistas com a sensação de conectividade no meio do deserto das águas no Tocantins.
 Quem faz todas as peças do artesanato é o próprio esposo da Jane, que aperfeiçoou sua técnica participando de oficinas promovidas pelo Sebrae.

A Cabana da Jane, de artesanato com capim dourado, fica na comunidade Carrapato

Nosso próximo destino foi o “fervedouro” Rio Sono, sem dúvida nenhuma o mais equipado da região. Com acesso controlado (apenas 10 pessoas por vez podem ter acesso ao banho), o local possui um restaurante espaçoso, redário e uma grande variedade de cachaças temperadas com frutas e raízes da região, inclusive com a famosa jalapa (raiz da referida planta).

O fervedouro Rio Sono é outro atrativo imperdível do paraíso que é o Jalapão.

Terminamos o dia com um banho no Camping Rio Preto, quando conhecemos a plantação controlada de frutas típicas da região, de onde são extraídas polpas que se transformam em sucos e sorvetes deliciosos.

Banho no Rio Preto

Plantação controlada de magaba, fruta típica do Jalapão

Serviço

Pousada União Tavares – Fone: (63 99991 2619). Dona Neide

Rancho 21 – Fone: (63) 99968 5333. Rosimar.

Cachoeira do Formiga – Fone: (63) 99998 5527. Simão e Diogo.

Cabana da Jane – Fone: (63) 99950 5568. Jane.

Fervedouro Rio Sono – Fone: (63) 99251 2184. Alaídes.

Camping Rio Preto – Fone: (63) 99239 6352. Manoel Bomfim.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário