terça-feira, 13 de julho de 2021

Conheça o Jalapão: Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo

Os atrativos ficam a apenas 243 Km de Palmas, Capital do Tocantins, passando por Taquarussu do Porto, Santa Tereza e Lagoa do Tocantins.

Fotos: Luiz Pires

Cachoeira da Velha

O ideal é sair cedo de Palmas (em torno de seis/sete horas da manhã), para chegar ao destino de curtir com tempo de curtir a beleza que é a Cachoeira da Velha e tomar um reconfortante banho na Prainha do Rio Novo, logo abaixo.

Iniciando o trajeto pela avenida JK, no centro de Palmas, seguimos pela rodovia TO-050 sentido Porto Nacional até o distrito de Taquaralto (16km), quando pegamos a TO-030 para Taquaruçu do Porto (mais 16km), um belo distrito eco-turístico do Tocantins.

Subimos a Serra de Taquarussu e continuamos por estrada asfaltada até Lagoa do Tocantins, quando começa então a verdadeira aventura que é conhecer as belezas do Jalapão. A partir daí seguimos por estrada de terra, com muita areia (um trecho está sendo preparado para receber asfaltado de Lagoa do Tocantins até o entroncamento para São Félix do Tocantins).

Com a sensação de termos começado uma aventura em contato com a natureza pura, por volta das dez horas chegamos à Cachoeira da Velha, no Rio Novo. Antes, uma parada na Fazenda Triago, para cadastro de entrada no Parque Estadual do Jalapão (PEJ.

Acesso de pedestres, Cachoeira da Velha

A visão da Cachoeira da Velha é maravilhosa. O acesso a pé se dá por uma passarela construída sobre o terreno encharcado em torno do atrativo. É como estar em um oásis no meio do deserto. Depois rodar um bom tempo em estrada arenosa, chegamos a uma explosão aquática da natureza. Depois de relaxarmos com a energia positiva do lugar, seguimos mais dois km até a Prainha do Rio Novo.

Prainha do Rio Novo


Raffiting no Rio Novo

Com um pouco de sorte, além do banho revigorante em um lugar paradisíaco, podemos assistir praticantes de raffiting descendo (caindo) da Cachoeira da Velha, logo acima da prainha. Um espetáculo inesquecível. Mais relaxados, depois do banho, é hora do lanche, na estrutura montada pela administração do Parque do Jalapão logo na entrada da Prainha do Rio Novo.

Na próxima matéria mostraremos as Dunas do Jalapão, um atrativo emblemático e inesquecível.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário