sábado, 3 de julho de 2021

Potencial de municípios da região turística Vale dos Grandes Rios é avaliado pelo Governo do Estado

Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, percorreu nesta semana os municípios de Wanderlândia, Filadélfia e Babaçulândia, situados na região turística Vale dos Grandes Rios, na região norte do Estado

Em Filadelfia, Monaf abriga uma das mais completas florestas fossilizadas do mundo. Flávio Cavalera - Governo do Tocantins

Os municípios visitados possuem inúmeros atrativos turísticos ainda não formatados, como cachoeiras de águas cristalinas, serras, praias, rios e lagos, que permitem a criação de um roteiro que integre a tranquilidade das pequenas cidades com a adrenalina dos esportes de aventuras, o que ficou evidente no I Encontro de Pilotos de Parapente, que acontece em Babaçulândia de 2 a 4 de julho. 

Uma das atrações da região é o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins (Monaf), localizado no distrito de Bielândia, em Filadéfia, abrange uma área de 32.067 hectares do cerrado, em uma das 31 áreas fossilizadas mais importantes de todo o mundo.

Visita ao Monaf contou com representantes de órgãos estaduais e municipais. Flávio Cavalera - Governo do Tocantins

Em Wanderlândia, que é conhecida pelas cachoeiras de belezas inexplicáveis, o presidente da Adetuc conheceu as cachoeiras Costa Rica, Paraíso e Cachoeira Grande, e conversou com equipes da gestão municipal e pequenos empresários locais que administram alguns dos atrativos da região.

Cachoeira Grande é um dos encantos de Wanderlândia e atraem visitantes do Tocantins e Maranhão. Flávio Cavalera - Governo do Tocantins 

Autointitulada a capital do turismo, o município de Babaçulândia, que faz fronteira com o Estado do Maranhão e a região da Chapada das Mesas é conhecido por o grande potencial turístico, que contempla atrativos como a Serra da Matança, a Praia do Coco e Cachoeira do Jenipapo além do lago da Barragem de Estreito. 

Potencialidades da região devem ser integradas em roteiros que atendam atividades aquáticas, aéreas e terrestres, defende presidente da Adetuc, Jairo Mariano. Flávio Cavalera - Governo do Tocantins

Já Filadélfia, cidade rodeada por serras e com um dos maiores patrimônios paleontológicos do Brasil, reserva um ambiente favorável aos amantes da ecobike e o turismo de navegação e contemplação, que também contempla serras da Chapada das Mesas. Conta ainda com cachoeiras e cavernas, tendo como diferencial o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins (Monaf), localizado no distrito de Bielândia.

"Nosso grande papel é aproximar o Estado dos municípios para garantir que o turismo seja viabilizado de forma correta. Temos uma retomada do turismo muito intensa e queremos que todas as cidades do Tocantins estejam preparadas para apresentar os seus atrativos e atrair os visitantes, pois sabemos do impacto que o turismo tem na economia, no desenvolvimento e, sobretudo, na autoestima das cidades interioranas”, frisou Mariano ao dizer que, por recomendação do Governador Mauro Carlesse, a equipe da Adetuc está ao dispor dos gestores para alinhar ações que fortaleçam o turismo na região.

Com informações da Adetuc Tocantins.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário