terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Sectur divulga atualização do calendário com manifestações culturais Tocantins

Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Foram incluídos no calendário 2023 mais 19 eventos que são celebrados em datas diversificadas em cidades do Tocantins

Festa do Bonfim no município de Natividade celebrada de 06 a 17 de agosto (Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins)

As tradições, costumes e crenças são elementos que traduzem a identidade cultural e fazem parte da sociedade. Além disso, a programação cultural também pode ser uma forma de promoção da diversidade e inclusão social. Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) publicou no dia 07 de fevereiro, no Diário Oficial nº 6266, portaria nº 05/2023/GABSEC/SECTUR, o calendário de atualização cultural do Tocantins contendo as principais datas comemorativas dos eventos culturais do Estado.

O Calendário Cultural do Estado do Tocantins, criado pela Lei nº 1.525/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 4.357 de 25 de julho de 2011, é dividido em duas estruturas básicas: eventos culturais e agenda cultural

Ao todo foram incluídos no calendário 2023 mais 19 eventos que são celebrados em datas diversificadas em cidades do Tocantins. Fazem parte do calendário Cultural os festejos religiosos, rodeios, aniversário de municípios, eventos literários, eventos tradicionais e datas comemorativas em geral.

De acordo com a gerência de Patrimônio Cultural da Sectur, atualmente existem 275 eventos culturais que integram o calendário cultural e que são celebrados em várias regiões do Tocantins. A relação com nome e datas de todos os eventos podem ser conferidos no site do órgão, clicando aqui.

Segundo a superintendência de cultura da pasta, a instituição ou pessoa física que desejar requerer a inclusão de eventos em uma dessas modalidades culturais deverá realizar procedimento formal, encaminhando toda documentação exigida em data específica  bem como, ofício para a Secretaria da Cultura requerendo a inclusão do evento no calendário. Os interessados podem obter mais informações no site da Sectur: www.to.gov.br/sectur ou gerência de Patrimônio Cultural da pasta.

“O calendário cultural reforça a importância das heranças culturais diversificadas de cada região, sendo um instrumento de divulgação das manifestações culturais e tradicionais do Estado e que fomenta o turismo cultural”, considerou o Secretário Hercy Filho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário