sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Marcello Lelis assume a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Lelis comandou a presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente e Turismo (AMATUR) e foi o criador do projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), e também, ajudou a implantar o projeto de Ecoturismo de Palmas.

Fábia Lázaro/Governo do Tocantins


Durante reunião com a equipe diretiva, o novo gestor pontuou os motivos de ter aceito convite para comandar a pasta. Crédito: Marcel de Paula

O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, acompanhado da gestora Executiva Karynne Sotero promoveu, na manhã desta sexta-feira, 10, a primeira reunião com a equipe diretiva para conhecer a estrutura da pasta e as principais ações em desenvolvimento.

O encontro aconteceu no gabinete, e, na ocasião,  o gestor destacou sua expectativa em estar retornando para a gestão pública, depois de mais de 20 anos na iniciativa privada, e, justamente, numa área que ele defende e que se tornou estratégica  para o Brasil e para o mundo. 

“O convite do Governador Wanderlei Barbosa foi especial para mim. Eu, realmente, acredito no governador, tenho ele como amigo, e tenho visto o compromisso que ele tem com o Estado e com o meio ambiente. É um cara simples, pé no chão e está agindo com muita sabedoria e humildade. Sinceramente, eu não aceitaria se fosse outro momento, com outro governador, mas este convite do Wanderlei  foi especial”, afirmou Marcello Lelis.

Lelis acrescentou ainda que outro ponto que o fez tomar esta decisão foi o fato do atual presidente Lula ter assumido o compromisso de reconstruir a política ambiental brasileira que sofreu um desmonte no último governo. “Agora estou com este novo desafio e o nosso foco será trabalhar em parceria com o governo federal para fortalecermos  a política ambiental no Tocantins. Eu vim para cá para fazer acontecer, e, acredito que esses quatro anos serão muito prósperos “, acrescentou.

Na ocasião, Marcello Lelis parabenizou ex-secretária Miyuki Hyashida, que irá comandar a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, pelo trabalho desenvolvimento junto à pasta, e, também, toda a equipe pelos resultados alcançados.

A secretária Executiva Karynne Sotero deu as boas-vindas ao secretário e falou da satisfação pelo governador Wanderlei ter escolhido Marcello Lelis para comandar a pasta. “ O Marcelo já tem uma bela trajetória na área ambiental e,  com certeza, o trabalho desta secretaria irá avançar ainda mais”, comemorou.

O secretário agendou para a próxima segunda-feira uma reunião com todos os servidores para conhecer melhor cada um e definir as estratégias de trabalho dos próximos meses.

Perfil

Marcello de Lima Lelis é natural de Inhumas (GO), casado com a deputada estadual Claudia Lelis, pai de quatro filhos. Chegou a Palmas, 1992, e, em 1993, assumiu a Superintendência de Parques e Jardins de Palmas.

No ano de 2002, assumiu a presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente e Turismo (AMATUR). Foi o criador do projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), que beneficiou mais de dois mil jovens com ações socioeducativas, ambientais e esportivas, recebendo em 1997, os prêmios Itaú Unicef, Gestão Pública e Cidadania e Feira de Soluções Criativas. Ajudou a implantar o projeto de Ecoturismo de Palmas.

Foi eleito vereador de Palmas em 2004, e, em 2006, elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito posteriormente em 2010. Também foi presidente do  Diretório Municipal de Palmas do Partido Verde (PV) e conduzido à presidência do Diretório Regional do PV de 2005 a 2017. Hoje é membro da Executiva Nacional do Partido Verde.  Atualmente atua como empresário na capital no segmento de hotelaria e turismo. É também esportista e participa de maratonas de atletismo e de ciclismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário