sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Brasil está entre os 10 países mais acolhedores do mundo

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

O ranking é do prêmio Traveller Review Awards da Booking.com, que conta com mais de 240 milhões de avaliações sobre hospitalidade e excelência dos serviços em 220 países.

A hospitalidade é um dos principais fatores que o visitante leva em consideração na hora de escolher um destino turístico. Nesse quesito, o Brasil continua sendo bem avaliado por quem desembarca no país. De acordo com o 11º Traveller Review Awards da Booking.divulgado no dia 16 de fevereiro, o Brasil está entre os 10 países mais acolhedores do mundo, ocupando a 9ª posição.

Neste ano, a primeira posição ficou com a Itália, com um total de 170.638 prêmios de acomodação, seguida por Espanha e França. O Brasil tem 53.658 hospedagens premiadas. O ranking considera as mais de 240 milhões de avaliações de clientes verificados na plataforma, que conta com quase 1,4 milhão de parceiros de acomodação, 230 agências de aluguel de carro e 58 companhias de táxi (aeroporto) de 220 países. São observados o compromisso e a excelência dos serviços prestados.

Pelo sexto ano consecutivo, os apartamentos ocuparam o primeiro lugar no Traveller Review Awards, foram reconhecidos quase 630 mil estabelecimentos. No ranking brasileiro, os apartamentos também ocupam a primeira posição (20.627), seguidos das casas de temporada (8.857). As pousadas ficaram em terceira posição (7.074). O quarto lugar foi para os hotéis (6.189) e o quinto, para as casas de hóspedes (3.212).

Basílica Nossa Senhora da Piedade é reaberta

Um dos locais mais bonitos próximos a Belo Horizonte, a apenas 53 Km da capital mineira está a Basílica Nossa Senhora da Piedade, considerada a menor Basílica do mundo os fiéis já podem voltar ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, desde a quarta-feira de Cinzas, dia 22. O local estava fechado desde 15 de outubro do ano passado para obras após fissuras em rochas.



Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, os fiéis, peregrinos e visitantes são novamente acolhidos no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. A Casa da Mãe Piedade, Padroeira de Minas, foi reaberta para receber os fiéis. A partir de agora, os fiéis poderão acompanhar as celebrações e como vivenciar a Quaresma na Casa da Mãe Piedade, ambiente de paz, oração e de encontro com o Criador.  Os agendamentos estavam temporariamente suspensos para implementação de obras de segurança no maciço rochoso.

No dia 15 de outubro, as visitas foram suspensas de forma temporária. A equipe técnica que monitora as condições geológicas da Serra identificou fissuras em uma das rochas, localizada próxima ao caminho que leva ao ponto mais alto do maciço. Assim, a medida foi tomada por prudência, buscando garantir ainda mais segurança para peregrinos e turistas.

Para visitar o Santuário é necessário fazer o agendamento https://sistemas.arquidiocesebh.org.br/EGP.Form/VisitaSensp


Mini Mundo

As portas de uma cidade dos sonhos em Gramado voltaram a funcionar desde o dia 17 de fevereiro. Após uma breve pausa, o Mini Mundo receberá seus visitantes com uma novidade: um cenário que reproduz o berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina.

Para isso, a equipe própria de artesãos trabalhou minuciosamente em cada detalhe, buscando reproduzir a Praça Theodor Amstad e o prédio da Caixa Rural, originalmente situados na localidade de Linha Imperial, na cidade de Nova Petrópolis/RS. 

O novo cenário tem por objetivo prestar uma homenagem aos pioneiros do cooperativismo na América Latina, que em 1902 criaram a Caixa de Economias e Empréstimo Amstad, a partir da motivação do Padre Theodor Amstad e de lideranças da comunidade local. Nos 40 anos da cooperativa, foi inaugurada a Praça Theodor Amstad, construída através da união de esforços da comunidade local.



Já o prédio da Caixa Rural foi edificado em 1953, sendo a primeira sede própria da Cooperativa, que permaneceu ali de 1954 a 1967. Em 2013 ele foi declarado Patrimônio Tombado do Município de Nova Petrópolis/RS. Atualmente, o local sedia uma unidade de atendimento da Sicredi Pioneira, a Casa Cooperativa e o Memorial Amstad. A escolha em prestar esta homenagem foi motivada por princípios e valores em comum, presentes no cooperativismo e no Mini Mundo, que se baseiam na valorização da história e no pioneirismo.


Nos próximos meses o Mini Mundo estará passando por uma revitalização na área que corresponde ao seu castelo de entrada original. A obra tem por objetivo apresentar uma estrutura revitalizada como parte das comemorações dos seus 40 anos, que serão celebrados em dezembro de 2023, renovando assim seu compromisso com a inovação e o vanguardismo que lhe são tradicionais há quatro décadas.  

minimundo@minimundo.com.br     www.minimundo.com.br

HORÁRIO: Diariamente, das 9h às 17h 



Com textos em versão bilíngue, português e inglês, o livro é fruto de uma pesquisa desenvolvida por uma equipe interdisciplinar composta por jornalistas e turismólogos, com apoio da Secult, prefeituras e Instâncias Geográficas Regionais (IGRs), sendo editado pela Arts Realizações

O livro “Via Liberdade – Rota Turístico-Cultural” foi lançado em solenidade realizada no Palácio da Liberdade. A obra integra as ações ligadas ao lançamento da Via Liberdade, nova rota turística concebida no contexto da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. Essa data, em razão do seu simbolismo histórico e cultural, encontra na Liberdade, que dá nome à Via, sua identidade, expressão e sentido, interligando os caminhos que integram essas manifestações à contemporaneidade brasileira.

Durante o encontro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ressaltou a relevância da obra que oferece um panorama dos principais destinos encontrados ao longo da Via Liberdade. “Esse trabalho é importantíssimo porque muitos dos municípios apresentados no livro não conhecem sua própria história. Nós, inclusive, já visualizamos a continuidade desse projeto, mapeando também a Serra da Canastra e o Mar de Minas, a região Norte do Estado, depois o sertão de Guimarães Rosa e o Sul de Minas e a Serra da Mantiqueira”, antecipou Oliveira.

Foto: Leo Bicalho 


Ao todo, serão distribuídos gratuitamente 3 mil volumes que serão enviados para os hotéis, pousadas, prefeituras, Instâncias de Governança Regionais (IGRs) dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. “A ideia é que as pessoas que vierem a Minas Gerais também possam encontrar facilmente informações sobre a nossa história”, completou o secretário.

O jornalista Mauro Werkema, coordenador da equipe realizadora do livro, também sublinhou como esse trabalho pode servir como ponto de partida para iniciativas capazes de fomentar o desenvolvimento do turismo no Estado. “O principal resultado desse livro é a forma como ele ensejou pesquisas nos municípios, que até então pouco reconheciam sua história, seus atrativos. Eu espero que esse livro estimule isso, como um traçado pioneiro, levando essas cidades a se aprofundarem na realização de políticas públicas para a cultura e o turismo”, afirmou Werkema.

Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro interligados por uma única rota: a Via Liberdade, que segue o trajeto da BR-040, somando 1.179km. Diferentes biomas, paisagens e patrimônios são margeados por essa estrada que instiga o turista a conhecer os atrativos dos destinos localizados nesses quatro estados.

Um recorte das 105 cidades mais importantes do ponto de vista histórico, cultural ou natural é agora apresentado no livro “Via Liberdade – Rota Turístico-Cultural”. Com textos em versão bilíngue, português e inglês, o livro é fruto de uma pesquisa desenvolvida por uma equipe interdisciplinar composta por jornalistas e turismólogos, com apoio da Secult, prefeituras e Instâncias Geográficas Regionais (IGRs), sendo editado pela Arts Realizações.

O resultado é uma obra informativa com 320 páginas, reunindo fotos, mapas e informações que contextualizam a trajetória das cidades abordadas e trazem orientações práticas e úteis. Os produtos turísticos mais relevantes de cada região são detalhados, valorizando, assim, as riquezas locais, como a cozinha, o artesanato, a arquitetura e as festas populares. A obra, constitui, portanto, uma publicação de valor e uso pelos visitantes e profissionais que integram as entidades da cultura e do trade turístico, além das prefeituras ao oferecer um panorama do que pode ser apreciado ao longo da rota.

“A Via Liberdade abrange sete patrimônios da humanidade, se consolidando como a maior linha de patrimônio que teremos no país. Além disso, possui mais de cem cidades que são patrimônio histórico do Brasil. O trajeto inteiro conta com cerca de 70% dos patrimônios históricos tombados do país, o que demonstra o seu grande potencial turístico capaz de fomentar a economia da criatividade, propiciando maior geração de emprego e renda”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Essa amplitude da Via também conecta momentos distintos da história do país, que estão refletidos nos legados arquitetônicos e artísticos dos períodos colonial, moderno e contemporâneo. Esses pode ser representado, respectivamente, pelas cidades barrocas; pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha, na capital mineira; pela construção de Brasília; além do Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Em seu território de abrangência, de 100 km contíguos à BR-040, a Via Liberdade apresenta uma rota integrada, harmônica e participativa, permitindo ao visitante visão ampla das ofertas turísticas e culturais deste território central do Brasil, possibilitando conhecimento e vivências oferecidas pelos inúmeros atrativos integrantes do roteiro. Permite, especialmente, o contato com um trajeto singularmente rico pela diversidade e excepcionalidade de seus destinos.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63 Informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário