terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Empossada a nova diretoria do Sebrae Minas para a gestão de 2023 a 2026

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira

A nova diretoria, empossada nessa segunda-feira, 27/02, é composta pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Souza e Silva, que também preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH); pelo vice-presidente, Valmir Rodrigues da Silva, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas); além do superintendente, Afonso Maria Rocha; do diretor Técnico, Douglas Augusto Oliveira Cabido e do diretor de Operações, Marden Magalhães.

Marcelo de Souza e Silva ocupa a presidência que era de Roberto Simões

Os novos dirigentes foram eleitos pelo Conselho Deliberativo da instituição em novembro do ano passado. Marcelo de Souza e Silva participa do CDE do Sebrae Minas há mais de 20 anos. Afonso Maria Rocha e Marden Magalhães foram reeleitos para as respectivas funções. Douglas Cabido ocupou, até o final de 2022, o cargo de subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

Entre os desafios para os próximos quatro anos, a nova gestão tem pela frente metas para ampliar a cobertura e a qualidade do atendimento prestado pela instituição, visando alcançar, ainda este ano, 25% do universo das micro e pequenas empresas (MPE) do estado. Outras metas da nova gestão para este ano são a de aumentar em 15% a produtividade das MPE atendidas pelo Sebrae Minas, além de alcançar 300 municípios com soluções de apoio ao desenvolvimento econômico local.

Minas Gerais tem cerca de 815,5 mil MPE, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2020), do Ministério do Trabalho e Emprego. Somados os microempreendedores individuais (MEI) e os pequenos produtores rurais, Minas Gerais reúne mais de 3 milhões de pequenos negócios.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae Minas – é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo. Integra o Sistema Sebrae, hoje formado por uma unidade central, o Sebrae Nacional, e por unidades localizadas em cada estado da federação e no Distrito Federal.

Sediado em Belo Horizonte, o Sebrae Minas está presente em 55 microrregiões e conta com uma rede de atendimento composta por mais de 500 pontos, sendo 58 agências próprias, 376 Salas Mineiras do Empreendedor, além de 75 pontos de entidades parceiras, abrangendo os 853 municípios mineiros.

A instituição oferece produtos e serviços para empreendedores em diversos estágios de desenvolvimento, ajudando a iniciar, diversificar ou ampliar a atuação dos pequenos negócios do estado.

Também atua para fortalecer a cultura empreendedora no estado, por meio da capacitação de professores e da educação de jovens, apoiando as novas gerações em suas decisões e sonhos de vida.

Em outra frente, apoia os municípios mineiros com soluções para o planejamento de políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional, visando a construção de um ambiente econômico favorável à atividade empreendedora e ao crescimento dos pequenos negócios, indo além do apoio direto ao empreendedor e à sua empresa.

Sebrae Minas tem 9 unidades regionais;+ de 500 pontos integrados à Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae;+ de 1 milhão de atendimentos em 2022;+ de 250 mil MPE atendidas em 2022 e 842 colaboradores

Festuris na Colômbia e Portugal

O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello e a gerente do núcleo comercial da feira, Andréa Oliveira cumpriram agenda em Bogotá, semana passada, na Colômbia, quando participaram da Vitrina Turística - Anato 2023. Nos próximos dias, a fundadora e CEO do Festuris, Marta Rossi embarca para Portugal, desta vez, estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL.

Neste pós-pandemia, em que os negócios com o exterior voltaram a crescer, os diretores da Grande Feira de Turismo das Américas vêm priorizando a participação dos eventos além do Brasil para fomentar, ainda mais, a internacionalização do Festuris.


Eduardo Zorzanello e Andréa Oliveira mantiveram várias reuniões em Bogotá

“Estar presente neste evento de tamanha grandeza é muito importante para o Festuris. Diferente de outras feiras, a Anato está muito bem posicionada no mercado latino americano, momento em que criamos excelentes prospecções para o Festuris”, avalia Eduardo Zorzanello.

O Festuris também esteve presente como expositor do evento, junto com a Secretaria de Turismo de Gramado, em um posto de atendimento da Embratur. “A feira estava bem estruturada, colorida e com fluxo de movimento bom, isso nos mostra o otimismo do mercado. Percebemos, também, que há um grande interesse da Colômbia em reconquistar o público brasileiro, este que já foi um dos maiores consumidores do País”, analisa Andréa.

O Festuris Gramado é a Grande Feira de Turismo das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 35ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Neste ano o evento acontece de 9 a 12 de novembro. Mais informações sobre em www.festurisgramado.com

Krug Bier  

A Experiência Krug Bier estará disponível para o público nos próximos sábados, dia 4 de março e 01 de abril. Quem quiser conhecer de perto como a cerveja é produzida em um passeio guiado super interativo já pode adquirir seu passaporte através do link do Sympla. A Primeira cervejaria artesanal de Minas promove todos os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo, cervejeira, mestre em estilos e embaixadora da Krug Bier. Ela é a responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas usadas na produção das cervejas, as instalações da nova fábrica e também o processo produtivo.

Visitantes conhecem a matéria prima das cervejas

A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras na loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de cervejas e chopes fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha o Kit Experiência Krug Bier, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 20 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada a maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos.

Fotos: João Couto

Fabiana Bontempo mostra ao público os “segredos” da fabricação

Segundo Fabiana Bontempo, “Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para mais uma edição com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica. A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente ficará na memória de todos os que vierem nos visitar”, explica.  Krug Biergarten Avenida Montreal, 280, Jardim Canadá   https://krug.com.br/visite-a-fabrica/    

Ingressos https://www.sympla.com.br/produtor/krugbier

Costa das Baleias

Localizado no extremo sul da Bahia, Prado integra a região da Costa das Baleias e se tornou o cenário ideal para os casais apaixonados aproveitarem a lua de mel.

Cidade conhecida como um verdadeiro paraíso intocado, Prado possui o maior e mais diversificado conjunto de recifes de corais do Atlântico Sul, além de uma vasta fauna e flora, ilhas vulcânicas, manguezais e canais de maré. Através de embarcações, é possível visitar as formações de corais ideais para a prática do mergulho, além de fotografar as baleias Jubarte que costumam dar o ar da graça entre os meses de junho a outubro, e também pássaros diversos. As praias também atendem todos os gostos, sendo possível desfrutar desde as mais agitadas com estruturas de atendimento às semidesertas.

Como opção de hospedagem, a Pousada Casa de Maria se destaca pela estadia aconchegante, intimista (aceita hóspedes a partir de 17 anos) e seus kits românticos para os casais apaixonados que podem ser programados no ato da reserva. 

Casa de Maria

“Ficamos extremante felizes em fazer parte de momentos especiais de nossos hóspedes, os kits fazem parte desta experiência acolhedora e romântica que promovemos na pousada”, afirma Maria Venturelli, proprietária da Pousada Casa de Maria.

A pousada oferece decoração temática preparada especialmente para os pombinhos, a pousada possui arquitetura rústica, charme e essência simples. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV de Led com canais a cabo, cofre digital, frigobar livre, secador de cabelo, espelho de aumento e ventilador de teto. Os quartos podem ser escolhidos entre as categorias premium, luxo e standard, de acordo com o aconchego e experiência que pretende vivenciar na pousada.

O café da manhã é incluso na diária e servido com uma grande variedade de alimentos típicos da culinária baiana, mineira e internacional. Em um clima de aconchego e intimidade, a pousada dispõe ainda de sauna, espaço para massagem e piscina com bar para diversão dos apaixonados.

Informações:  http://www.pousadacasademariaprado.com.br

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br

 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário