terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

10º Festival do Japão em Minas

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

A décima edição do Festival do Japão em Minas já está sendo preparada e terá como tema as "Chochin", que são as lanternas/luminárias feitas de papel e as que são feitas de pedras, conhecidas como “Ishi-dooro”. Essas últimas são tidas como um dos objetos mais icônicos do Japão e consideradas o principal elemento em um jardim japonês.


As luzes representam as aberturas dos caminhos e para os japoneses tem um significado espiritual forte. “Com certeza será um espetáculo para os visitantes, estamos preparando tudo com muito carinho. Estamos apostando muito no visual com as lanternas, seus tamanhos, estilos e cores. E acreditamos ser bem oportuno, iluminando os novos caminhos desta fase de retorno presencial, após os anos que ficaram suspensos”, fala Yukari Hamada, Coordenadora Executiva do evento.

Serão três dias de muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa com as exposições dos ícones da cultura nipônica. A estimativa de público para 2023 é de 30 mil pessoas ao todo. Desde 2012 quando o Festival começou, o público só aumentou, fato que comprova o sucesso e a aceitação do público validando a importância do evento. 

“2023 será um ano de recomeço e retomada para realizarmos a edição comemorativa dos 10 anos do festival. Estamos ansiosos e muito felizes em realizar esse evento de grande amplitude no Expominas, visto que em 2021 e 2022 ficamos impossibilitados de fazer o evento presencial devido a pandemia”, fala Yukari. 


As datas serão de 03 a 05 de março, e será realizado no Expominas no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte. Seu objetivo primordial é proporcionar uma imersão na diversidade da cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para expositores e participantes além de ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal que une a criatividade, a mineiridade com as similaridades e as tradições nipônicas.

O 10º Festival será montado em uma estrutura de 20.000 metros quadrados, que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações artísticas e sociais, áreas institucionais, empresariais e comerciais. Haverá também espaço dedicado aos expositores de produtos mineiros e artesanatos típicos, demonstrações, e degustações lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop. O Festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá e as oficinas de ikebana, lanternas de papel (Chochins), Furoshiki, Mangá, Origami, Taiko, Kendama e Shogi, todas gratuitas. Exposições de Tokusato, Ikebana, Lanternas, espaços instamagráveis, vários sorteios com os ícones da cultura japonesa, além da praça de alimentação onde o público poderá degustar pratos típicos da gastronomia japonesa e mineira. Este evento é uma realização escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão - ACCTBJ. Conta com o patrocínio da BELOTUR e das LEIS DE INCENTIVOS A CULTURA ESTADUAL E FEDERAL

Palácio das Mangabeiras é espaço de eventos

Vista geral do Palácio das Mangabeiras

Localizado no bairro Mangabeiras, na Zona da Sul de Belo Horizonte, o Palácio dos Governadores, foi construído a mando de Juscelino Kubitschek, no período em que governou o Estado, entre 1950 e 1955, para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais.


Inaugurado em 1955, o suntuoso palácio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta ainda com seus belíssimos jardins, planejados por Roberto Burle Marx. 

 


A residência oficial dos govenadores mineiros era no 3° do Palácio da Liberdade. Além de ser sede administrativa do governo mineiro, era residência. Para Juscelino, moradia familiar junto ao local de trabalho era inadequado ao exercício das atividades profissionais e familiares, ao mesmo tempo.

Por isso optou em construir outra moradia, separada do Palácio da Liberdade e o local escolhido foi o Mangabeiras, um bairro nobre da zona sul da capital mineira. No primeiro e segundo pisos, a sede administrativa e nos fundos, atrás da fachada, existe um terceiro pavimento onde era a residência da família do governador do estado.

A partir de 1955, os governadores que sucederam a JK, passaram a morar no Palácio dos Governadores seus familiares. Ao longo dos anos, a moradia oficial recebeu algumas reformas e ampliações, principalmente.

O Palácio dos Governadores abrigou durante décadas, as famílias dos governadores. O custo de manutenção mensal da residência oficial com vigilância, serviços de apoio, despesas de energia elétrica e água, limpeza, etc., era bastante elevado. Quem pagava a conta dessas despesas era o Estado.

Em 2019, o atual governador mineiro, Romeu Zema, ao assumir o cargo executivo, optou em residir em seu próprio imóvel, desativando as funções de residência do Palácio dos Governadores, por decreto em 5 de junho de 2019. 

Com o decreto oficial, a residência familiar dos chefes do executivo mineiro entrou para a lista dos bens dominicais do estado de Minas Gerais. Foi transformado em um parque e em espaço para apresentações, exposições e promoção de atividades artísticas, culturais e gastronômicas, aberto ao público mineiro e turista. Deixou de ser Palácio dos Governadores para se chamar Parque do Palácio.

 

No parque, o mineiro e turista tem a oportunidade de usufruir de uma belíssima área verde, emoldurada pela Serra do Curral. Além das atividades culturais que acontecem no local, o espaço é aberto à visitação pública, proporcionando aos visitantes um lazer em meio a um ambiente sofisticado, saudável, com muito verde, além de restaurante com comida mineira. Local ideal saudável para recreação famílias e repor as energias. 

Conhecer o Parque do Palácio é uma ótima oportunidade para o povo conhecer uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, anteriormente desconhecida e restrita apenas às famílias dos governadores e seus convidados. Com o espaço sendo público, o antigo Palácio dos Governadores, recebe o povo de Minas e turistas.
O Mirante, a rua, a serra, a praça e o parque ecológico


Próximo ao Parque do Palácio, na Praça Ephigenio Salesestá, está um dos mais belos pontos turísticos de Belo Horizonte, popularmente chamado de Mirante do Mangabeiras. 

O espaço foi revitalizado na década de 1990, passando a ser administrado a partir de 2012, pela Fundação de Parques Municipais. Hoje é uma das mais belas praças da capital mineira e um dos lugares mais visitados por mineiros e turistas.         

O Mirante do Mangabeiras está num dos pontos mais altos do bairro, permitindo uma vista completa e panorâmica vista de Belo Horizonte e arredores.


Completando a área no entorno do Parque do Palácio e Mirante do Mangabeiras, na mesma região está a Praça do Papa uma imensa área verde, aos pés da Serra do Curral e a famosa e enigmática Rua do Amendoim.


Curiosidade dos veículos subirem a rua sem acelerar na rua do Amendoim

Parque do Palácio, Mirante, Praça do Papa, Rua do Amendoim e Parque do Mangabeiras formam um roteiro cultural, arquitetônico, gastronômico, artístico e contemplativo de alta relevância para o turismo na capital mineira.

Thermas da Mata


O parque aquático Thermas da Mata, situado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, iniciou 2023 com uma novidade! Focado na consolidação da marca e na promoção das novas atrações que serão anunciadas em breve, o empreendimento traz para sua equipe a head de marketing Patricia Martins.

Formada em Administração e Marketing, a executiva tem 23 anos de expertise nas áreas de turismo e parques (indoor e aquáticos). 


Patricia iniciou sua carreira na holding Show Play, pioneira de parques indoor pelo Brasil, onde atuou por 15 anos, além de ter passado pela gestão de parques como Wet’n Wild, e pela Aviva, detentora das marcas Rio Quente Resorts, Hot Park e Costa do Sauípe Resorts, onde assumiu a gestão do Trade Marketing.

Para o trabalho no Thermas da Mata, a expectativa é de atuar, principalmente, na formação e estruturação do departamento de marketing, no fortalecimento da presença digital da marca nos principais canais, iniciando com o lançamento de benefícios para o cliente na compra antecipada, no branding da marca, comunicação, conteúdo, além de desenvolver todo o calendário estratégico do parque. “Me sinto prestigiada pelo convite para fazer parte de um time que tem amor pelo negócio em uma empresa que não para de crescer”, afirma Patricia Martins.

Segundo o diretor do Thermas da Mata, Sérgio Salomão, a contratação da head de marketing reforça os investimentos que vêm sendo feitos no parque. “A chegada da Patricia para comandar nossa equipe de marketing fortalece nossos esforços para melhorar a experiência do cliente e consolidar a marca. Com a inauguração do hotel no segundo semestre, seguimos

O Thermas da Mata apresenta atrativos para todas as idades, com destaque para a Praia da Mata, com pé na areia e águas quentinhas. Um verdadeiro paraíso! Assim como o Space Music, segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante desce e faz curvas pelo toboágua; o Hot Island, espaço com piscina de águas quentes, ofurôs e cascata; a Beach Kids, que integra as áreas Kids e Baby (especial para menores de 5 anos) e conta com escorregadores, balde maluco, e diversos brinquedos; o Cyclone, toboágua com cinco pistas em um percurso de 65 metros; e a tirolesa, uma experiência de tirar o fôlego em um percurso de 400 metros com uma vista privilegiada das belezas naturais do parque e seus arredores.

Completam a estrutura do parque: lago para pedalinho, bosque, cabanas, piscina de água natural e a Praça das Águas, espaço interativo e lúdico para toda a família.  Informações:  www.thermasdamata.com.br

Atrações na Serra Gaúcha

Por Luciano Nagel, de Gramado [RS]

A Serra gaúcha pode ser uma boa opção para o turista durante as férias de verão porque não somente do frio vive Gramado, Canela ou São Francisco de Paula. Atualmente estas, entre outras cidades vizinhas da região, têm várias atrações para todas as épocas do ano, independente do clima.  Abaixo, separamos as principais dicas de passeio, gastronomia e hospedagem para você aproveitar essas três fascinantes cidades do RS. 

Gramado


A cidade tem a maior infraestrutura hoteleira do Estado, onde conta com cerca de 150 hotéis e pousadas. Se você gosta de viajar em família, o Casa da Montanha Hotel é a hospedagem ideal. O icônico hotel arranca suspiros dos turistas que passam em frente, devido a sua imponente arquitetura em madeira, agraciada pelo som de um lindo carrossel, que emite a mensagem de que “um clássico nunca perde seu encanto”. 

O famoso residencial possui infraestrutura de lazer completa e acomodações super confortáveis, onde vale destacar o carinho e cuidado em cada detalhe. O hotel ainda dispõe de um espaço Kids onde os sonhos de infância se tornam realidade por meio de brincadeiras com monitores e programações exclusivas em datas especiais.  Onde: Avenida Borges de Medeiros, 3166 Centro. Tel: 54 32957555 www.casadamontanha.com.br

Já para quem aprecia a vida urbana, vale se hospedar no Wood Hotel, que dispõe de uma arquitetura com conceito único na Serra Gaúcha, conectada com a cultura e a gastronomia local, respirando arte e design. 

O Wood tem forte inspiração cosmopolita e contemporânea, ideal para casais que valorizam boa hospitalidade, conforto e modernidade. Os 23 apartamentos e áreas comuns têm decoração sofisticada, repleta de obras em madeira, que lembra as florestas e campos do Sul. O hotel tem um diferencial, sendo o único na cidade que oferece serviço diário de frigobar gratuito. 

Onde: Rua Mário Bertolucci, 48 Tel: 54 3295-2005: www.hotelwood.com.br

Gramado tem mais de 400 estabelecimentos gastronômicos para todos os gostos. Impossível não comer bem na cidade.  Pensou num bom assado gaudério? O Werdum Premium Meats oferece no mesmo ambiente um restaurante, uma parrilla e uma boutique de carnes. Os pratos são servidos individualmente ou para dividir. 

O estabelecimento tem dois andares, sendo que no segundo nível se encontra um espaço temático ao mundo das artes marciais, dedicado em homenagem ao criador da marca, o lutador brasileiro e ex-campeão do peso-pesado do UFC, Fabrício Werdum, de 44 anos. 

Onde: Av. das Hortênsias, 1370 – Centro Tel: 54 99955-2412 www.werdumpremiummeats.com

Para quem não dispensa uma boa comida italiana, vá direto à Cantina Pastasciutta. Com 41 anos de existência, o restaurante apresenta aos clientes uma estrutura acolhedora e rica em detalhes, principalmente na decoração do espaço e dos pratos. São 12 tipos de massas caseiras para escolher e compor com mais de 30 deliciosos molhos, acrescentados com carnes, frutos do mar e cortes especiais. 

Uma dica preciosa: peça de entrada uma Burrata cremosa ao pesto com pétalas de tomate seco acompanhada de rúcula e pão italiano. Já como prato principal não deixe de provar o Funghi a Quatro Formaggio, que consiste em pasta [a sua escolha], quatro tipos de queijos derretidos e molho funghi. Vale destacar ainda o atendimento cortês e muito ágil dos garçons.

Onde: R. Borges de Medeiros 2083 Centro Tel: 54 32862131. www.pastasciutta.com.br

Se depois do almoço bater aquela vontade de tomar um bom café ou saborear um sorvete, vale a pena ir à Casa da Velha Bruxa. A casa mais tradicional de Gramado, desde 1978 serve as mais famosas sobremesas assinadas pela Prawer Chocolates.  O local é ponto de encontro dos turistas, amantes da confeitaria e panificação. A sugestão é experimentar o sorvete quente ao forno, que compõe três bolas de sorvete, brownie, marshmallow e calda de chocolate. A porção serve duas pessoas.   Onde: Rua Borges de Medeiros 2738 Centro Tel: 543286-1551.

www.flipsnack.com/casadavelhabruxa

Quer um lanchinho rápido com entretenimento para as crianças? O Hector é uma hamburgueria temática inspirada no universo de Harry Potter. O restaurante tem uma decoração parecida com uma estação ferroviária. Ao ingressar no trem mágico, os visitantes são convidados a tomar seus assentos e pedir os hambúrgueres temáticos. Junto a isso, ouvirão a lenda do trem que viaja por lugares incríveis num mundo cheio de fantasias. 

A experiência tem duração de 1h30min e conta com personagens próprios, como o pequeno dragão azul Hector, o queridinho da criançada.  Onde: Av. Borges de Medeiros, 2875 – Centro.  www.hectordragao.com.br

O Acquamotion Gramado Termas Park


É o único parque aquático coberto e temático do Brasil. Além disso, é o quinto maior parque ‘’indoor’’ do mundo. A grande atração está aberta nas 4 estações do ano e possui 7 piscinas de águas termais, sendo uma delas com ondas, bar na piscina e diferentes atrações para todas as idades. 

A “Nascente das Águas Mágicas” fica do lado de fora do parque e abre o caminho para que as águas do Aquífero Guarani percorram 890 metros até chegar às piscinas na temperatura perfeita, seja qual for a estação do ano. Onde: Est. Municipal Linha Ávila, R. Linha Carazal 501 Tel: 54 3050-1700.  www.acquamotion.com.br

Se está exausto do calor e quer sentir um friozinho em pleno verão gaúcho, então conheça o Snowland, um parque temático de neve. É o preferido dos turistas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil e possui 16 mil m², sendo que deste total 8 mil m² são dedicados à experiência dos visitantes com a neve.


O parque se divide em dois grandes ambientes: Montanha de Neve para diversão com esqui e snowboard e o Vilarejo Alpino, local que remete o visitante aos vales suíços, com mini centro comercial e uma linda pista de patinação no gelo. Dependendo do ambiente, a temperatura varia entre 18ºC a -5ºC. Onde: RS-235, R. Linha Carazal, 9009 Tel: 54 3295-6000

Site: www.snowland.com.br

Canela  

O município de Canela fica do lado de Gramado. Dá para dizer que são cidades ‘’irmãs’’ devido suas características ambientais, rede hoteleira, boa gastronomia e muitas atrações durante os 365 dias do ano.

Se você gosta de turismo de contemplação, em meio à natureza, a Skyglass é o lugar perfeito. É uma das maiores plataformas de aço e vidro do mundo e única na América Latina que avança 35 metros para o Vale da Ferradura, um lugar com um ecossistema exuberante, que enche os olhos com suas belezas naturais.  Nesta visita, o turista mais ousado, pode dar uma volta, embaixo da plataforma, em um monotrilho com cadeiras suspensas a 360 metros de altura em relação ao Rio Caí e apreciar uma paisagem sem igual em meio a araucárias, pássaros e animais silvestres.  Onde: Est. Municipal CNL 350, 9800, zona rural Tel: 54 3699-9200.  www.skyglasscanela.com.br


Parque Estadual do Caracol  - Este lindo parque possui uma área de 25 hectares de pura mata nativa e aqui está a famosa Cascata do Caracol, com 131 metros de altura e um dos principais cartões postais do Sul do Brasil. Além de desfrutar do ar puro, é possível andar de bondinho e fazer trilhas até o pé da cachoeira.  Onde: Rod. RS 466, km 0, s/n – Caracol Tel: 54 3282-5199. www.parquedocaracol.com

São Franscisco de Paula -O pequeno município, também chamado de ''São Chico’’ fica apenas 45 km de Gramado e é um destino perfeito para quem busca tranquilidade, silêncio e sintonia com a natureza.

Quem prefere descansar e ficar longe da agitação do dia a dia, a Pousada do Engenho, oferece sossego, segurança e muito conforto, inclusive com cabanas rústicas onde algumas possuem sistema de automatização, ou seja, você mesmo pode controlar o áudio, tv, iluminação, teto solar, banheira e sauna, apenas com um toque no tablet disponível na acomodação. Tudo isso para deixar sua estadia funcional e inteligente no meio da floresta nativa.  

A Pousada do Engenho dispõe ainda de restaurante, salão de jogos e música, spa, piscina, trilhas e uma casa em cima da arvore e para o turista ter a experiência de um jantar romântico à luz de velas. No total são 15 cabanas de 60 m² a 100 m² em meio a mata de Araucárias, abrangendo uma área de 3 mil m² de pura natureza e ar puro.  Onde: R. Odon Cavalcante 330, Bairro São Bernardo Tel: 54 3244-1270.    www.pousadadoengenho.com.br

O Mátria Parque de Flores é visita obrigatória em São Francisco de Paula. Considerado o maior parque de flores da América Latina e um dos maiores do mundo. O Mátria tem um acervo de 9 milhões de mudas, 12 mil árvores plantadas e 300 espécies de flores espalhadas por 30 lindos jardins. 

Durante o passeio, o visitante poderá ver lindas flores como Gardênias, Camélias, Margaridas, Verbenas, Buddleias, Magnólias além de um túnel de Glicínias de 102 m de extensão, um dos maiores do mundo. Outro ponto legal do parque são os ‘’Hotéis dos Insetos’’, onde pequenas habitações oferecem abrigo, local para hibernação e reprodução de diferentes espécies. Estes insetos são importantes para o crescimento e manutenção do Mátria, pois atuam no controle de pragas.  

Se você viaja com seu pet, também pode levar o bichinho de estimação para passear dentro do parque, pois o local é ‘’pet friendly’’, mas não esqueça de carregar consigo uma sacolinha plástica para recolher as fezes do animal.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63

Informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário