segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Porto Nacional é destaque com 2º lugar no índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades da Região Norte do Brasil

O ranking faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU

Divulgação

De acordo com a classificação do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades no Brasil, Porto Nacional ocupa o 2º lugar no que diz respeito ao Tocantins, ficando atrás apenas da capital Palmas, e em 1º lugar nos municípios do estado que têm até 100.000 habitantes.

O ranking faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. As ODS trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros, incluindo o Brasil.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abarcam diferentes temas de aspectos ambientais e sociais. O foco de todos eles é erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas possam viver em harmonia com qualidade de vida combinado a sustentabilidade.

O prefeito Ronivon Maciel reforça o compromisso com a sustentabilidade. “Ficamos muito contentes em estar entre os primeiros dessa classificação, pois mostra o progresso que a nossa cidade está tendo. Nosso compromisso é melhorar sempre e estamos vendo bons resultados desse esforço global”, completou.

IDSC – BRASIL

O IDSC é uma ferramenta que visa estimular a evolução dos municípios brasileiros nos objetivos e metas da Agenda 2030. É composto por 100 indicadores temáticos permitindo uma visão geral e integrada das cidades em cada um dos 17 ODS.

Os dados estão disponíveis na plataforma online, que possibilita avaliar a evolução da Agenda 2030 da ONU nos municípios brasileiros. A ferramenta pode ser acessada irrestritamente de forma gratuita, divide os municípios por pontuação (0 a 100) em cinco categorias em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Acesse pelo endereço: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Porto Nacional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário