domingo, 22 de janeiro de 2023

Projeto Tocantins Mais Turismo beneficiará 600 pequenos negócios em 12 municípios

Graziela Duarte/Governo do Tocantins

Projeto conta com eixos estratégicos de inserção produtiva, jornada de negócios, valorização da gastronomia regional e cultura local, educação empreendedora para atividade turística, marketing do destino, turismo itinerante e acesso a serviços financeiros.


Termo de Fomento para capacitação é assinado pelo Governo. Foto: Arthur Silva / Governo do Tocantins

Na manhã de quarta-feira, 18, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima, juntamente com o Secretário da Cultura e Turismo (SECTUR), Hercy Filho, receberam representantes do Sebrae Tocantins e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (FECOMÉRCIO), para cerimônia de assinatura do aditivo do Termo de Fomento do projeto "Tocantins Mais Turismo".  

O Projeto Tocantins Mais Turismo foi contemplado no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), e está centrado no pilar de qualificação de mão de obra.

Ele irá beneficiar 600 pequenos negócios em 12 municípios de quatro regiões turísticas: Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Praias e Lagos do Cantão e Ilha do Bananal, com investimento na ordem de R$3 milhões, sendo 50% investido pelo Governo, através da Sics, e os outros 50%, pelo Sebrae. 

O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Tocantins, através de qualificação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor, além de promover o marketing do destino, fortalecendo o trade e estimulando o empreendedorismo.

O diretor superintendente do Sebrae-TO, Rerison Antônio Castro, destacou as grandes potencialidades do Estado. “O Tocantins tem um grande potencial, um povo batalhador, mas que precisa disso, das oportunidades, de aprender, de trabalhar e se desenvolver. Essa parceria será muito importante para os nossos atrativos turísticos, espero que esse seja o primeiro de muitos passos que nós vamos dar nessa longa e belíssima caminhada”, disse.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (CETUR), Marcelo Perim, a integração entre as pastas é essencial para o desenvolvimento na criação de políticas públicas. "É fundamental termos parcerias para desenvolver a atividade turística no Estado, essas capacitações são essenciais para o receptivo. Nosso turismo é relativamente novo, e já estamos avançando quando investimos em qualificação, assim conseguimos ter uma boa apresentação do nosso turismo”, pontuou.

Segundo, Hercy Ayres Filho (Sectur), promover a atividade turística de forma sustentável é primordial para manter o patrimônio natural do Estado. "Nós temos os maiores atrativos do Brasil e precisamos preservar esses atrativos com um turismo sustentável. A qualificação que estamos propondo é focada nessa sustentabilidade, pois é nosso dever preservar esse patrimônio natural e belíssimo”, comentou o secretário.

Para Carlos Humberto Lima, reunir parceiros estratégicos como o Sebrae, Senac e Cetur é essencial para desenvolver de forma sustentável os pequenos negócios do trade turístico do Estado. “O Governo do Estado tem a plena percepção, que cabe ao poder público dar o direcionamento em todos os processos e construir políticas públicas, mas são os empreendedores os agentes principais no processo de desenvolvimento socioeconômico, por isso o governo investe nesse projeto através do PICS, com o objetivo de prepará-los para que eles possam alcançar melhores resultados. Estamos convictos de que ao longo de dois anos, conseguiremos fazer uma mudança profunda no trade do nosso turismo”, finalizou o gestor da pasta.

Sobre o PICS

O PICS é uma Política de Estado do Governo do Tocantins, implantada por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) que possui transversalidade com entidades públicas e privadas, com foco no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. O programa conta com oito pilares estruturantes para atração de investimentos: infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito e planejamento estratégico.

Com as ações do Pics, o objetivo do Governo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Tocantins, promover a geração de emprego e renda em todas as regiões econômicas do Estado com o consequente aumento da renda per capita, crescimento do PIB, aumento da arrecadação e a descentralização da atividade econômica em 12 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário