quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Daniela Carneiro é a nova ministra do Turismo

Daniela Carneiro assume Ministério do Turismo pregando união, inclusão e reconstrução do setor

Crédito: Pedro França/MTur

Nova gestão destacou a importância da redução dos preços das passagens aéreas e da recomposição orçamentária para o fortalecimento do Turismo

“Fortalecer o Turismo significa gerar mais renda, mais empregos e combater à fome”. Foi o que ressaltou a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante a cerimônia de apresentação realizada nesta segunda-feira (02.01), em Brasília (DF). Para uma plateia repleta de líderes políticos e servidores, a nova gestora da Pasta destacou o potencial econômico do turismo brasileiro, o novo momento do setor iniciado neste ano e pregou a união com os dirigentes e entidades, com o trade turístico e a sociedade.

“É muito emblemático que esse momento que estamos iniciando hoje aconteça no mês em que o Ministério do Turismo completa 20 anos de existência, tendo sido criado ainda durante o primeiro mandato do presidente Lula, um líder que traz no seu DNA a confiança na importância do Turismo como indutor econômico, um segmento que envolve mais de 50 atividades econômicas, e que antes da pandemia, representava 8% do nosso PIB, um percentual impossível de ignorar e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o nosso potencial”, disse Daniela.

A nova gestora do turismo nacional declarou ainda que buscará resolver, com urgência, o alto valor das passagens aéreas, junto aos ministérios da Fazenda, Transportes, Planejamento, entre outros. O preço do ticket aéreo tem dificultado o incentivo ao turismo dentro do país. Outro item pontuado por Daniela foi a recomposição orçamentária, já que o Ministério do Turismo tem um orçamento anual para 2023 previsto em R$ 19 milhões, uma redução de 74% em comparação com o ano anterior.

Em seu discurso, a nova ministra relatou também a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo para que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, possam ter acesso às atividades turísticas e com atenção especial às nossas crianças e adolescentes. “É necessário promover um turismo associado à defesa dos direitos da criança e do adolescente, com o objetivo de dizimar a exploração sexual e o trabalho infantil. Vamos mostrar ao mundo toda a nossa alegria, pluralidade, diversidade étnica e cultural”, falou.

O futuro presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, agradeceu a ministra pelo convite para comandar o braço internacional do turismo brasileiro e a parabenizou por aceitar o desafio à frente da Pasta. “Que bom ter uma mulher à frente de uma Pasta tão importante, tão decisiva para o desafio do século 21, porque a gente precisa gerar emprego, gerar renda e precisa ter uma articulação que o turismo oferece muito mais do que outros setores. É um potencial enorme do Brasil inteiro”, declarou.

Fonte: Ascom MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário