domingo, 22 de janeiro de 2023

Divaldo Rezende e Stefano Merlin lançam o livro “REDD+ E SALVAGUARDAS, Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e da Amazônia

O livro, lançado no final do ano passado, mostra como os programas REDD+ jurisdicionais podem derivar projetos subnacionais de redução de emissão e desmatamento, transformando os recursos ambientais em ativos financeiros necessários para gerar programas de economia de baixo carbono e desenvolvimento sustentável.

Esses programas diminuem as pressões do desmatamento e da degradação florestal, beneficiando estados, cidades e comunidades locais.

O estudo realizado contextualiza os mecanismos jurisdicionais REDD+ no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e faz uma análise do desenvolvimento de programas jurisdicionais no Brasil.

Descreve com bastante detalhamento o Programa REDD+ Jurisdicional do estado do Tocantins, o primeiro para o Bioma Cerrado e que está na fase inicial de elaboração; apresenta a viabilidade para a implantação do Programa REDD+ Jurisdicional no estado do Amazonas e nos outros estados da Amazônia Legal; descreve como se procede a concepção de um sistema inovador de salvaguardas para o fortalecimento dos mecanismos jurisdicionais de REDD+, o Carbono. Social - SES, para o Tocantins; demonstra a eficiência de utilizar a metodologia do SES – Carbono Social – como instrumento de orientação dos gestores públicos para a efetivação dos mecanismos jurisdicionais de REDD+ no Tocantins e em outros estados brasileiros e regiões tropicais subnacionais.

Divaldo Rezende

Doutor em Biologia pela Universidade de Aveiro (Portugal., 2009), onde também fez pós-doutorado em Ativos Ambientais, mestre em Políticas Ambientais e Recursos Rurais pela Wye College (Universidade de Londres, 1996) e engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1986). Atualmente, é o líder técnico do Carbono Social como Stardard Global (www.ecológica.org.br). Além disso, desenvolve consultorias internacionais na área de finanças sustentáveis, florestas e mercado de carbono.

De 2011 a 2013 foi secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins. De 2006 a 2010 foi diretor-executivo da Cantor CO2e Brasil, coordenando as atividades da empresa, bloker globa do mercado de carbono, no Brasil e em outros países da América Latina, focando em oportunidades de geração e negociação de CERS, e VERs, serviços de matchmaking entre investidores e oportunidades locais, além de soluções em mudanças climáticas de forma estratégica e sustentável.

Possui reconhecimento internacional e vasta experiência em planejamento ambiental, mudanças climáticas, sequestro de carbono e desenvolvimento sustentável. Desenvolveu, em conjunto com o economista Stefano Merlin, o conceito do carbono social. Possui sete publicações, em português e inglês, sobre mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

E-mail: divaldorezende@gmail.com

Stefano Merlin

Doutor em Ecologia e Ecologia das Alterações Globais (Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal); MBA em Economia e Administração de Negócios (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola Politécnica; BSc em Economia e Administração de Negócios (Universidade de Ca’Foscari, Veneza, Itália).

Supervisionou o Projetor “Corredor de Biodiversidade do Araguaia”, implementado pelo Instituto Ecológica e Conservation International. Implantou e estruturou o Centro de Pesquisas em Biodiversidade Tropical “Ecotropical”, em Palmas, Tocantins. Coordenou os projetos de conservação, ecoturismo, geração de renda e demarcação e terras, desenvolvidos pelo Instituto Ecológica nas reservas indígenas da Ilha do Bananal e do Tocantins. Elaborou o projeto de pesquisa “Projeto de Conservação da Tartaruga Amazônica na Ilha do Bananal” para Herthwatch Institute (Boston). Coordenou projetos de redução de emissões no âmbito do Protocolo de Quioto e de um Program of Activities (PoA) em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto. É autor dos livros Carbono Social: agregando valor ao desenvolvimento sustentável, em coautoria com Divaldo Rezende (2003), e Sequestro de Carbono, uma experiência concreta, em coautoria com Divaldo Rezende e Marli Santos (2001), e editor do livro Ilha do Bananal, encontro de ecossistemas e culturas (2004).

E-mail: merlin.stefano@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário