sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A MENOR BASÍLICA DO MUNDO

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

Tudo começou entre 1765 com a aparição da Nossa Senhora com Jesus morto nos braços, no alto da Serra da Piedade, para uma menina adolescente surda e muda de nascimento, cuja família vivia na comunidade de Penha, a seis quilômetros da serra, na estrada para Caeté. A partir daquela visão, a menina passou a falar.

A história da Nossa Senhora da Piedade tem muitas histórias.

Um milagre! Isso chamou a atenção de muitas pessoas que quiseram ir até o lugar, mesmo sem ter caminhos, estradas ou trilhas. Mesmo assim as pessoas resolveram ir para olhar, tentar entender o mistério do porquê Nossa Senhora apareceu para essa menina.

Então, um fidalgo português chamado Antônio da Silva Bracarena, que estava hospedado na região com o objetivo de explorar ouro, depois de ouvir os relatos das minas que ali existiam, soube da história. Dizem que ele tinha pouca fé, porém quando soube da visão, resolveu ir conhecer o lugar da aparição e ficou tocado e se converteu. A partir dai ele decidiu não explorar mais ouro, seu único objetivo na época. Ao invés disso, ele pediu ao bispo para construir uma capelinha no alto da serra, no lugar onde aconteceu o milagre.

Em 1767 ele conseguiu a autorização para construir a capela no alto da Serra, dedicada à Santíssima Virgem Maria, e um eremitério. Ele mesmo a construiu com as suas próprias economias, sem ajuda. Foram 30 anos de construção com muita dificuldade, já que não tinha estrada e nem condução para carregar os materiais. A igreja é toda de pedras. Ele era viúvo, português, não tinha ninguém, e por isso ele viveu no Santuário como ermitão até o fim de sua vida. 

Depois de construída a capela no alto da Serra da Piedade, a fé se consolidou e a devoção do povo mineiro deu início às peregrinações. Tempos depois, a capela ganhou a imagem esculpida, da visão da menina, por um jovem de Ouro Preto, depois reconhecido como mestre do Barroco mineiro, o Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.


Interior da basílica da Piedade

Quando o Santuário da Piedade completou 250 anos, em 2017, o Vaticano elevou as duas Igrejas do complexo do Santuário da Serra da Piedade a basílicas. Agora, a Ermida da Padroeira, passou a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, sendo a menor Basílica atualmente existente no mundo, e considerada de grande valor histórico e religioso para os mineiros. Já a Igreja das Romarias é a Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

A irmã ainda nos contou sobre a relíquia que fez a Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais ser irmã da Basílica da Anunciação em Israel. A relíquia veio de lá e todos os dias 25 ela fica exposta para os peregrinos poderem tocá-la e fazerem seus pedidos. Da Basílica do Santuário foi uma réplica de Nossa Senhora escrito Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que também é exposta lá em Israel.

Os turistas e fieis podem visitar o Santuário da Piedade, onde também está a Basílica Estadual das Romarias e vários outros espaços que remetem a trechos da Bíblia, da vida de Virgem Maria e de Jesus Cristo. https://arquidiocesebh.org.br/nossa-senhora-da-piedade/

O ideal é ir de carro, pois o ônibus deixa na entrada da serra, e a subida é bem íngreme para fazer a pé. A Basílica está a 48 km de Belo Horizonte e 16km de Caeté.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda a sábado, das 8h às 18h; Domingo e feriados, das 7h às 18h, leve um casaco, porque venta muito lá no alto e nos meses frios tem neblina, há restaurante (com buffet a quilo) e lanchonete, e você pode fazer piquenique. Porém é proibido levar e consumir bebidas alcoólicas, há uma pousada dentro do Santuário e não é permitido acampar na serra ou pernoitar no carro.

16° Salão do Turismo ABAV MG

Dezenas de empresas do trade turístico participam do evento da ABAV MG

Após quinze edições de sucesso em Belo Horizonte, o Salão do Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais - ABAV/MG se consolida como o principal evento turístico da capital mineira.

O último Salão, promovido em março de 2021 foi um grande sucesso e teve como objetivo fomentar o setor do turismo após o grande transtorno deixado pela COVID-19.

Com o objetivo de manter a qualidade e funcionalidade do evento, a ABAV/MG mantém as parcerias, realizando nos dias 17 de março de 2023, das 9h às 19h, e 18 de março, das 9h às 13h, a 16ª edição do Salão do Turismo ABAV/MG. Será elaborada no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, na Rua Espírito Santo, 901 – Centro, BH. Informações   https://www.abavmg.com.br

Lagos de Furnas e Peixoto: de volta à pauta para o uso múltiplo das águas com o Novo Ano.

ProFurnas 762

O Vice-Governador de Minas Gerais, professor Matheus Simões esteve reunido no dia 6 de janeiro, em seu gabinete na Cidade Administrativa, com a presidente do Circuito Lago de Furnas, Thayse de Castro, e representante do movimento Profurnas762 e da Acminas, Maria Elisa Ordones.

Na pauta, o desenvolvimento econômico-social sustentável dos Lagos de Furnas e Peixoto e o respeito à preservação e conservação dos seus níveis mínimos, 762 e 663m acima do nível do mar, respectivamente, em atendimento às demandas da população mineira, e à Emenda Constitucional 106. 

As conquistas alcançadas pelos movimentos sociais, Circuitos Turísticos e entidades integrantes do GT Furnas e Peixoto foram reiteradas na reunião e novos caminhos traçados. Permanecem no centro da luta a revogação das outorgas concedidas à Furnas Centrais Elétricas, a atenção e a vigilância da gestão hídrica para geração elétrica mais eficiente e eficaz do que a do passado de 10 anos, pelos órgãos federais ANEEL, ONS e ANA.

Vice-Governador de Minas Gerais, professor Matheus Simões, entre a representante do movimento Profurnas762 e da Acminas, Maria Elisa Ordones e presidente do Circuito Lago de Furnas, Thayse de Castro

O vice-governador Matheus Simões se mostrou bem-informado e demonstrou o interesse do Estado de Minas Gerais em atuar junto ao processo de derrocamento do pedral em Nova Avanhadava, em São Paulo, que representa 8% de adicional de volume para o Lago de Furnas. Importante medida, que une e reforça o setor público e o privado pelo bem-comum do Sul, Sudoeste e Centro Oeste.

Conforme informou Maria Elisa, está em andamento a pauta comum entre MG e SP sobre o derrocamento, envolvendo as Federações de Associações Comerciais de ambos os Estados, por intermédio do presidente da Acminas, Dr Anchieta. A luta pela defesa judicial de Minas Gerais ainda continua, com os parceiros Acminas, Federaminas e Alago, como “amigos da corte” – até a revogação das outorgas atualmente vigentes.

Uma das metas temporárias é o controle de vazão, ora em curso até 28 de abril, através da Resolução ANA 140/2022 e o reenchimento do Lago de Furnas até a sua cota máxima 768 (e não até completar apenas 70% de seu volume), em função das chuvas intensas e sua manutenção para o armazenamento até a cota 762m em tempos de seca. 

Rota do Queijo Canastra

Depois do sucesso que foi o evento do Made in Minas na Serra da Canastra em dezembro do ano passado, agora é a vez da Rota do Queijo Canastra.

“Sempre que ia a região de São Roque de Minas, apesar de conhecer diversos produtores, procurava uma rota para visitar os que não tinha acesso ou ainda não conhecia. E foi dessa vontade e em poder compartilhar parte do meu saber, poder gerar a oportunidade ao turista, de poder escolher algumas das dezenas de fazendas da região e poderem culturar um pouco mais que criei essa rota. Mostrar às pessoas este que é o queijo eleito o melhor do mundo”, fala Jordane Macedo, diretor da Culturar, que produziu o evento em comemoração aos 84 anos de São Roque de Minas em parceria com a prefeitura.

Fotos de João Santos

Após o término do evento, Jordane colocou em prática seu desejo de sinalizar bem a região e criou uma rota do queijo, Made in Minas Gerais, que permite às pessoas se locomoverem facilmente.

“Criamos uma forma interativa das pessoas se movimentarem na região e saber onde está o que procuram. É tudo interativo, ela clica no número do mapa e logo abre o nome da fazenda produtora do queijo, horário de funcionamento e um link direto para navegação até onde deseja ir. É o resultado de um trabalho de pesquisa de várias pessoas e da minha paixão pela cultura gastronômica e as pessoas que cuidam deste tesouro mineiro”, completa Jordane.

Estão sendo instaladas dezenas de placas dentro do roteiro, nelas contém um QR- Code, que de dentro do carro o turista direciona a câmera do celular que já direciona para a rota do queijo. Ou no link: https://www.madeinminasgerais.com.br/rotadoqueijocanastra

Festuris inspiração e motivação

Ao longo de suas mais de 30 edições, o Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado tem se caracterizado como um encontro de negócios, divulgação de destinos, debates sobre temas importantes do setor e valorização de carreiras. Muitos profissionais que passaram pelo evento encontraram nele oportunidades, relacionamentos, direcionamento da carreira e conhecimento do setor, exemplos e motivação para empreender.

Ainda em 2022, em contagem regressiva para completar 35 anos em 2023, o grande evento de negócios turísticos das Américas lançou a campanha “Festuris na Minha Vida”. Nas redes sociais, já estão sendo divulgadas histórias de pessoas que fizeram parte de algum momento do evento. Confira @festurisgramado.

A seguir, confira duas empresárias que encontraram no evento a inspiração necessária para consolidação de suas carreiras.


Fabianna de Moura Carneiro, da FC Viagens Personalizadas, criou uma empresa de turismo que tem como foco realizar um trabalho que proporcione aos clientes um atendimento mais pessoal, dedicando a cada um deles a atenção e cuidado necessários. A relação dela com o Festuris ocorreu entre 2000 e 2015, quando atuava na área comercial da Tam Linhas Aéreas. “Eu era responsável pelo atendimento de todo o evento”, recorda Fabianna.

“Ter conduzido o Festuris dentro da TAM durante tantos anos foi extremamente enriquecedor para a minha vida profissional. Estando sempre na linha de frente, pude viver inúmeras experiências, aprendendo e me desenvolvendo com cada uma delas. Hoje, atuando como agente de viagens, ter a oportunidade de estar com fornecedores de primeira linha, me abre um leque enorme de possibilidades junto aos meus clientes, e isso agrega valor ao meu trabalho e à minha empresa”, afirma Fabianna.

Quem também encontrou no Festuris exemplos e motivação é Simone Duarte Pereira.

 

Formada em contabilidade e MBA em gestão empresarial, hoje é CEO do Hotel Marajó, da cidade de Soure (na Ilha de Marajó, no Pará). “O Festuris, despertou a empreendedora que estava adormecida em meus sonhos”, afirma Simone, que teve o primeiro contato com o Festuris em 2017, a convite da ABAV Pará, em parceria com a Secretaria do Estado do Pará.

Na ocasião, representou o destino Marajó no estande do Pará. Ela esteve nas quatro edições seguintes. Entre as boas recordações do evento, ela cita “a emoção de fazer parte de uma feira nacionalmente grande e liderada por uma mulher fantástica”, referindo-se a Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Em 2019, outro momento importante foi quando o estande do Pará recebeu a premiação como o mais criativo da feira. “E esse ano foi um divisor de águas. Voltei tão motivada a ponto de investir pesado em melhoramento da estrutura do hotel para melhor atender as operadoras que consegui fechar na feira”, lembra a empresária.

Inspirada no Festuris, Simone criou na sua cidade a Rede Feminina de Turismo Criativo Viva Marajó. “Sempre volto com a bagagem de conhecimentos transbordando”, comenta, se referindo a Marta Rossi e ao Festuris como “inspiração e motivação para o nosso conceito de turismo”.

Simone lamenta a impossibilidade de participar do evento em 2022. Mas reconhece a transformação que o Festuris causou na sua vida. “Volto sempre motivada em buscar novos conhecimentos. Acabei consolidando e reconectando com o meu propósito de vida, o qual é oferecer a melhor experiência em hospitalidade do jeito marajoara de ser”, finaliza.

Festuris reúne o Brasil e exterior na projeção do turismo

A organização do Festuris reconhece e se orgulha do impacto que gera na vida de milhares de pessoas. “Somos agentes transformadores do turismo, iniciamos na nossa pequena Gramado e chegamos no exterior divulgando e fomentando a cadeia criativa e econômica que o segmento origina.

O turismo é a indústria que movimenta a vida de todo o mundo, e sempre precisa ser exaltado, assim como cada pessoa que está envolvida nele”, completa Marta Rossi. Em 2023, o Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. O evento chega a sua 35ª edição, de forma ininterrupta, sempre lançando novidades para o setor e inovando a cada ano.

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br




















Nenhum comentário:

Postar um comentário