quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Artesanato tocantinense deu brilho e brasilidade a roupa da primeira dama Janja Silva

Capim Dourado produzido pela Associação Dianapolina de Artesãs (ADA) conferiu autenticidade a vestimenta

por Kamila Gonçalves/Governo do Tocantins 

Mini mandalas em Capim Dourado produzidas pela Associação Dianapolina de Artesãs (ADA) para a roupa de Janja Silva. - Fonte: Reprodução Instagram / Helô Rocha @helorocha

A versatilidade e belezas do artesanato em Capim Dourado, uma joia do Tocantins, encantam os visitantes pela delicadeza do artesanato   e, a cada dia, está sendo utilizado no mundo da moda, seja como acessórios ou adereços em roupas. 

As imagens que rolaram na imprensa mundial, no dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1° de janeiro de 2023, ganharam o mundo, com destaque para a roupa da primeira dama Janja Silva. Composto por Blazer acinturado com leve cauda usado com colete e calça pantalona cintura alta. 

Todas as peças do look foram feitas em crepe de seda vintage tingidas naturalmente com cajú e ruibarbo e bordadas com palhas e capins brasileiros, entre eles o Capim Dourado.

As peças em Capim Dourado foram confeccionadas pela artesã Eliene Bispo, presidente da Associação Dianapolina de Artesãs (ADA). A escolha do artesanato dianopolino é mais um reconhecimento para a artesã que com auxílio da Sectur, participa de diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato. Para a roupa da primeira dama foram confeccionadas cerca de 180 minis mandalas de Capim Dourado de 1,5 a 2 cm. O convite para colaborar com produção da roupa veio da estilista responsável pela criação da mesma, Helô Rocha.

Para Eliene ter o artesanato da associação nesse momento histórico da posse presidencial é uma grande conquista pois é um reconhecimento de anos de trabalho “Foi muito gratificante pra mim é reconhecimento de muitos anos de trabalho, estou muito feliz de ver meu nome, da associação e da minha cidade sendo divulgada no Brasil e em outros países, né”, Celebra. A artesã também destaca a importância desse momento para a divulgação do Capim Dourado e da conquista de novos clientes “Ganhamos mais de mil seguidores no Instagram. Está sendo muito gratificante”.

A associação da qual Eliene é presidente é destaque nacionalmente não só por estar presente ornamentando a roupa da primeira dama, ela também está entre as duas associações tocantinenses que receberam o 5º prêmio Top 100 de Artesanato Brasileiro promovido pelo Sebrae em 2022. A premiação é a mais importante ação de reconhecimento da economia criativa e tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. “É muito gratificante estar entre as 100 melhores do país”, ressalta.

Capim Dourado e a moda

Mostrando a versatilidade do Capim Dourado em 2021 o estilista tocantinense, Luiz Fernando Carvalho, confeccionou um vestido de Capim Dourado, para o Miss Brasil 2021, foi apresentado durante a Festa da Colheita do Capim Dourado, organizada pela Comunidade Mumbuca, com o apoio do Governo do Tocantins. O traje pertence ao acervo da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur).

Para o Secretário da Sectur, Hercy Filho, as ações de incentivo do Governo do Tocantins no fomento da Cultura e do Turismo, resultam em reconhecimento e valorização das riquezas do Estado que ultrapassam fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário