domingo, 6 de março de 2022

Termina hoje, 6, o evento tibetano em Três Coroas

Esta é a primeira vez que o evento ocorre aberto ao grande público, na Praça Affonso Saul, em Três Coroas, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. 

Até então ocorria apenas para convidados, no Espaço Tibet. O centro da cidade foi decorado com peças produzidas especialmente para o evento, em um clima especial, transmitindo boa energia.

Os idealizadores do evento são Ogyen Shak, natural de Tibet, que foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006 e acabou escolhendo Três Coroas para viver, e sua esposa Adriana, que viveu 14 anos no templo budista de Três Coroas, antes de abrir o restaurante Espaço Tibet, com o esposo, transformando paixão em negócio.

O evento celebra a chegada do ano 2149 que, seguindo o calendário lunisolar tibetano é regido pelo Tigre da Água, que representa coragem e liderança.
A abertura do evento, no sábado, foi um espetáculo com alguns rituais tibetanos e performances como a Oferenda de Bô, que celebra a abundância e a boa fortuna, o acendimento da Grande Lamparina, para inspirar a luz da sabedoria e um dueto entre o Tibetano Ogyen Shak e o gaúcho tradicionalista Adão Bueno para celebrar a união das duas culturas. 

A tarde, um painel sobre a paz, ocorreu antes das apresentações da dança folclórica de Khamdro, a região do Tibet onde nasceu o idealizador do evento, do Leão da Neve, um animal celestial e lendário do Tibet, que representa poder, coragem e destemor. 

Ele aparece com frequencia em provérbios e músicas do folclore tibetano. Uma forma da dança é chamada Dança dos Leões da Neve ou Sengue Garcham, que pode ser grosseiramente traduzida como Dança da Alegria, bastante comum no Losar para atrair alegria e boa sorte para o novo ano. Música tibetana encerrou as atividades no sábado a tarde.

A programação de domingo inicia com o Losar Bike, um pedal que sairá da Praça até o Parque das Laranjeiras, onde ocorrerá a cerimônia das bandeiras de oração, que ficarão instaladas até o ano que vem, quando as mesmas serão renovadas. 

Ao meio-dia, a oficina gastronômica dará a receita do Deisi, o arroz doce tibetano. Um desfile, com o título Felicidade, às 17h, antecederá o encerramento do evento, que será marcado por uma grande celebração.

Muitas atrações estão a disposição do público. Entre elas: o estande do Espaço Tibet, com gastronomia típica; a Grande Lamparina, produzida exclusivamente para o evento, que será acesa no início do Festival e poderá ser alimentada com óleo pelos visitantes e participantes para que se mantenha até o final do Festival.
O evento Losar – ano novo tibetano tem realização da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.
Mais informações: www.anonovotibetano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário