segunda-feira, 21 de março de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais: BH a Vitória de trem

Em funcionamento desde 1907, a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) é o único trem de passageiros diário no Brasil. Liga Belo Horizonte a Vitória no Espírito Santo.


O trem transporta por ano, uma média de 1 milhão de passageiros com conforto e segurança. Para quem quer se livrar dos engarrafamentos e das curvas perigosas da BR 262 para curtir as praias capixabas, viajar a negócios ou passear de trem, esse é o melhor meio de transporte.

O trem não é de turismo, é linha de passageiros normal, mas é muito usado para quem gosta de trem, para quem quer fazer turismo numa das cidades em que o trem passa e para e pelos que gostam das praias do Espírito Santo.

Não só por isso, mas os amantes da natureza adoram viajar nesse trem. Além de passar por cidades históricas como as que estão as margens do Rio Piracicaba e Rio Doce, o viajante pode contemplar ao longo da viagem, paisagens deslumbrantes de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Desde 2014, o antigo trem foi desativado e funciona hoje um novo, importado da Europa com 56 carros sendo 10 na classe executiva e 30 na classe econômica, além do vagão restaurante, lanchonete, gerador e vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais – cadeirante e pessoas com dificuldade de locomoção).
O trem possui ainda serviço de bordo em todos os ambientes. Tem gente que mesmo viajando precisa ou gosta de estar conectado.


O trem tem wi-fi, TV nos vagões, tomada para recarga de celular e as cadeiras tem mesinhas para colocar os notebooks. Há serviço de bordo em todos os ambientes a disposição dos passageiros com café da manhã, almoço e jantar com preço atrativo e cardápio variado.

Fotos: Vale


Vagão restaurante do trem

São cerca de 13 horas de viagem, num percurso de 664 km sobre trilhos. Mas quem viaja nem se incomoda com esse tempo todo porque a viagem é agradável, com belas paisagens, vistas espetaculares, rios, montanhas, matas nativas que fazem o tempo voar. Além disso tem a segurança. Não há nenhum acidente registrado nesse com esse trem pela Vale, e claro, nenhum engarrafamento. 

Itinerário do Trem Vitória Minas 

Ao longo do percurso são 30 paradas. Mas são paradas somente embarque e desembarque de passageiros, já que o itinerário é fixo e há horário a ser cumprido.

Saindo de Belo Horizonte

- 664 km é o percurso completo do Trem de Passageiros

- 30 pontos de embarque e desembarque

- 42 municípios atendidos

- 1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)

São servidas refeições ao longo da viagem. Para saber informações de preços, cardápios e horários das refeições, continue lendo a matéria. Poderão ver as servidas no links do site da Vale e no telefone da Estação, onde poderão obter informações direto na empresa já que preços e cardápios podem sofrer alterações.

A procura pelas passagens do Trem Vitória Minas é grande, principalmente nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Além dos viajantes normais para as cidades de paradas do trem, o público que viaja de trem é muito variado. São grupos de amigos, família, casais de namorados, ou mesmo pessoas que viajam sozinhas, apenas pelo prazer de viajar de trem. O preço da passagem é acessível e a procura muito grande. Aconselha-se comprar as passagens com antecedência, principalmente no período de carnaval, feriados, férias escolares e festas de fim de ano. 

Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM: um sai de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES), às 7h, e chega a Belo Horizonte (MG), às 20h10. O outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30. A EFVM dispõe de um serviço adicional que faz o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era, ambas em Minas, e faz conexão com os dois trens da linha principal.
A passagem na classe econômica entre Belo Horizonte e Vitória é R$73,00 na Classe Econômica. Na classe executiva, o valor é R$105,00 (valores sujeitos a alterações) quem precisar de informações sobre os valores entre outras estações, já que toda a estrada de ferro conta com 30 terminais, pode consultar os canais de atendimento da Vale, como o Alô Ferrovias (0800-285-7000) e (0800 021 9934) ou direto na Estação Ferroviária de Belo Horizonte à rua Aarão Reis, 423, Centro. 

Além de poder comprar passagens em mais de 30 pontos ao longo da linha, o passageiro pode adquirir bilhetes pela internet, por meio de cartão de crédito. A compra pode ser feita com até 60 dias antes da data da viagem. Para isso, é preciso entrar no site da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o site da Vale. Após fazer a compra online, quando for embarcar o passageiro deverá apresentar o comprovante na estação de embarque para receber o bilhete

Classe Econômica- Poltronas ergonômicas com acionamento mecânico; tomadas elétricas individuais nas paredes e Monitores de vídeo

Classe Executiva- Poltronas mais largas e reclináveis com acionamento pneumático; Som e iluminação individuais; Sistema de som individual com três opções de canais; Descanso de pés e tomadas individuais 

- É proibido fazer uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Quem for flagrado com bebidas alcoólicas ou fumando, será retirado do trem na próxima estação.

- Não é permitido levar animais, mesmo os de pequeno porte levados em caixas pequenas, com exceção para cães guias.

- Cada passageiro pode embarcar com no máximo 35 kg de bagagem. - Os preços das passagens do Trem Vitória - Belo Horizonte são calculados pela distância entre as estações de embarque e desembarque, de acordo com valores fixados pela ANTT, para vigorar do início ao fim de cada ano.

Pousada Bella Vida em Arraial

Situada em Arraial d'Ajuda, a 1,3 km da Praia dos Pescadores, a Pousada Bella Vida oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço. A propriedade fica a cerca de 1,4 km da Praia de Araçaipe e da Praia do Mucugê e oferece Wi-Fi gratuito. A pousada dispõe de quartos família.


Piscina e área verde próximo a praia

Todos os quartos incluem guarda-roupa, TV de tela plana, banheiro privativo, roupa de cama, toalhas e varanda térrea com vista da piscina. Alguns quartos dispõem de cozinha com micro-ondas.

A Pousada Bella Vida fica a 1,4 km do Eco Parque Arraial d'Ajuda e a 5 km da Lagoa Azul. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Porto Seguro, a 8 km da acomodação.

Quartos para família

Pousada Bella Vida tem 1 piscina; Estacionamento gratuito; Wi-Fi; Quartos para famílias e

Quartos para não fumantes. Informações Instagram é @bellavida274 

Espaço Green Experienc no Festuris

A sustentabilidade faz parte do DNA do Festuris. E para agregar e promover práticas sustentáveis para produtos, destinos e serviços turísticos, teremos em mais uma edição o Espaço Green Experienc, de 3 a 6 de novembro, em Gramado.


Neste segmento, abrimos espaço para empresas e destinos que acreditam no potencial do turismo verde, que valoriza as riquezas naturais de diferentes localidades e culturas.

Mais do que nunca, hoje a sustentabilidade se tornou uma causa de todos. O público que valoriza isso vem crescendo constantemente, exigindo que marcas e destinos também se posicionem alinhados a essa nova cultura do consumidor.

No Festuris, oferecemos um posicionamento específico neste mercado, com um projeto conceito, que inclui reuniões agendadas, experiências, conteúdo e negócios.

Saiba mais sobre o Festuris  https://www.festurisgramado.com/

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário