sábado, 12 de março de 2022

Morre Otávio Barros, escritor e jornalista pioneiro do Tocantins

Luiz Pires

Faleceu neste sábado, 12 março, o escritor e jornalista Otávio Barros, um pioneiro no jornalismo do Estado e incansável pesquisador de nossa história. Na reta final da criação do Estado, Barros residia entre Araguaína e Carolina-MA, onde colaborava com o jornal Tribuna da Amazônia, de Absalão Coelho.

Criou o seu próprio jornal, O Estado do Tocantins, e colaborou imensamente com o vereador e depois deputado estadual, deputado federal e senador João Ribeiro. Foram dele sugestões de inúmeros projetos em benefício do povo e da cultura tocantinense apresentados por João Ribeiro.

Conheceu Siqueira Campos como deputado federal em seus primeiros mandatos e mantiveram um relacionamento profissional e até de amizade, que lhe proporcionou desenvolver bons projetos nas áreas da história, da cultura e do jornalismo tocantinense.

Era um garimpador da história tocantinense e da Amazônia. Não perdia a oportunidade de se enfurnar em museus de Belém, Goiáss Velho, Goiânia e Rio de Janeiro. Fez também um excelente trabalho de resgate da história de Carolina-Ma, a Princesa do Tocantins, à época áurea da navegação do Rio Tocantins.

Publicou o primeiro livro sobre a História do Tocantins, hoje antológico. Apaixonado pela emancipação, do Estado, participou de sua luta de forma efetiva, seja em Araguaina, Goiânia ou Brasília. Era membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e se orgulhava do título de Comendador do Tocantins a ele concedido pelo ex governador Siqueira Campos.

Otávio Barros deixa, portanto, um legado para nossa história que será cada vez mais relevante. Dessa forma, a sua própria história de vida estará preservada em nossos corações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário