sábado, 19 de março de 2022

Jalapão: Governador entrega reforma de escola na Comunidade do Mumbuca

Unidade escolar passou por ampla reforma recebendo o investimento de mais de R$ 635 mil

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da comunidade do Mumbuca para a história do Tocantins - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entreguu nessa sexta-feira, 18, a ampla reforma da Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, localizada na comunidade quilombola do Povoado do Mumbuca, em Mateiros, região do Jalapão. 

O Governador destacou a importância da comunidade do Mumbuca para a história do Tocantins. “Eu sou político do princípio do Estado, estou exercitando neste momento meu décimo mandato. Em todos os mandatos nós sempre ouvimos falar da Dona Miúda, da Doutora, do Maurício da Viola do Buriti, mantendo essa cultura forte. As pessoas daqui fizeram essa cultura, esse artesanato do capim dourado ser distribuído e levado ao mundo inteiro, essas pessoas são guerreiras. Tudo o que nós fizemos aqui não é o suficiente diante daquilo que eles fazem para a manutenção da cultura e essas tradições que são tão importantes para o nosso Estado”, ressaltou.

Sobre as novas instalações, o Governador destacou a felicidade dos alunos ao ver uma escola com uma melhor estrutura. “E queremos fazer mais, é importante a gente fazer uma quadra coberta aqui na escola para os meninos jogarem futebol, colocar wi-fi com mais qualidade e um espaço para os eventos da comunidade. Essas questões são do coração do gestor, que precisa ter sentimento e sensibilidade para perceber aquilo que é mais importante e que diminua a dificuldade das pessoas”, destacou.

O secretário de Educação, Fábio Vaz, ressaltou que este momento de entrega da reforma dignifica a caminhada. “Eu sei o quanto é difícil trabalhar numa escola sem condição, dar aula com o coração e a vontade, mas quando a gente entra em um ambiente desse, o aluno se inspira, acredita, ele se sente no aconchego.  Então esse momento de entregar uma escola climatizada, móveis novos, salas amplas, dignifica, faz valer a pena a estrada que nós caminhamos para poder ver essa realização da sua gestão Governador. Sou muito feliz de poder participar de um governo que é simples e autêntico, que é a cara do povo tocantinense”, finalizou.

Comunidade escolar

A unidade escolar no Mumbuca, atende hoje 75 alunos e oferta o ensino fundamental do 1º ao 9° ano. Além do povoado do Mumbuca, atende também outras comunidades quilombolas do Jalapão, como Ambrósio, Formiga, Carrapato e Fazenda Nova

Com um investimento R$ 636.264,03, a reforma irá propiciar um ambiente adequado para os estudantes e servidores da escola. A estrutura da unidade conta com quatro salas de aula; uma sala de secretaria; uma sala de diretoria; uma sala de coordenação; uma sala de professores; uma biblioteca; e quatro banheiros, sendo dois femininos e dois masculinos.

Fonte: Governo do Tocantins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário