quarta-feira, 23 de março de 2022

Palmas é destaque no Ranking do Saneamento 2022 entre as Capitais no Norte do País

Capital tocantinense ficou em 5º lugar no indicador de saneamento básico dentre as capitais brasileiras, segundo o estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil

Foto: Luciana Pires 

O estudo do Instituto Trata Brasil divulgado no mês de março apontou que Palmas ocupa a 22° posição no Ranking de Saneamento Básico no Brasil em 2022, o qual leva em conta os indicadores de saneamento nas 100 maiores cidades do País em termos populacionais. A capital do Tocantins ocupa posição de destaque, como a melhor avaliada, em comparação a outras da região Norte do País.

Foram analisados, entre outros, os indicadores de saneamento básico: 'atendimento com abastecimento de água', 'coleta e tratamento de esgoto', 'perdas de água' e os 'investimentos realizados no setor'. E, entre as capitais, Palmas ficou em quinto lugar na pesquisa geral sobre esses indicadores.

Os indicadores de 'atendimento com os serviços de abastecimento de água' e 'esgotamento sanitário' tiveram um desempenho melhor do que no ano anterior, indicando que houve uma expansão na oferta desses serviços à população. A cidade apresenta 100% de atendimento urbano de água.

Também merece destaque o desempenho em relação às 'perdas de água' e aos 'investimentos no setor'. Apenas quatro capitais alcançaram patamar de excelência para as perdas volumétricas e dentre elas está a capital tocantinense, indicando um aumento da eficiência no serviço prestado. Já em relação ao investimento médio anual por habitante, Palmas alcançou o valor de R$ 108,03 por habitante, enquanto a média das Capitais foi de R$ 91,03.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas, Marcelo Wallace, “o estudo retrata que Palmas continua avançando em relação ao saneamento básico e o trabalho da ARP visa garantir que os investimentos previstos sejam realizados, promovendo a expansão e a melhoria da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para melhor atender à população palmense”, destacou.

Confira aqui o ranking completo. 

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e é formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do País. 

Desde 2009, o instituto Trata Brasil publica anualmente uma gama de estudos sobre o acesso ao saneamento básico e a relação com a sociedade. São diversos trabalhos com o intuito de promover debates e trazer conhecimento para a sociedade sobre os impactos causados pela ausência dos serviços de água e esgotamento sanitário no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário