sexta-feira, 18 de março de 2022

Cooperação técnica para regularizar propriedades com atrativos turísticos no Jalapão

O Governador Wanderlei Barbosa e o Sebrae Tocantins assinaram Termo de Cooperação Técnica para regularização ambiental de propriedades com atrativos turísticos no Jalapão

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae. Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Com o objetivo de oferecer apoio técnico para a regularização ambiental de propriedades rurais que possuem atrativos turísticos na região do Jalapão, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na sexta-feira, 18, em Mateiros, Termo de Cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O acordo beneficia os proprietários rurais, o ordenamento e o incentivo à atividade turística na região do Jalapão.

O acordo viabiliza esforços institucionais para priorizar as ações pleiteadas nas rotinas operacionais do turismo no Jalapão. O intuito é propiciar a otimização de atendimento aos processos de licenciamento ambiental nas propriedades rurais que possuem atrativos naturais e de significativo potencial, visando dinamizar as atividades turísticas.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do turismo no Jalapão e a necessidade de promover segurança jurídica aos proprietários. 

“O Jalapão é importante não apenas para o Tocantins, mas para o Brasil, para o mundo. O Jalapão é diferente, é uma região que as pessoas vão conhecer em algum momento da vida. Elas querem conhecer o fervedouro, as dunas, querem viver essa cultura jalapoeira. Então, quero criar uma maneira de trazer segurança jurídica para os donos das propriedades, de permitir que elas possam fazer investimentos nos seus atrativos. Daí a importância dessa parceria com o Sebrae, de fomentar o turismo e trazer benefícios e linhas de créditos para os serviços turísticos”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O Governador também destacou os investimentos destinados à qualificação do trade turístico local e para a melhoria da infraestrutura da região, após o período chuvoso.

Acordo e parceria

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, ressaltou a importância do Termo de Cooperação para fomentar o turismo local. “Este acordo trata essencialmente do apoio do Sebrae para cada uma das empresas, cada um dos atrativos turísticos do Jalapão e apoio técnico e tecnológico para o seu licenciamento ambiental. O Jalapão precisa de investimentos, as empresas precisam de investimentos e nós sabemos que, quando pleiteamos em qualquer instituição financeira, a primeira exigência é o licenciamento ambiental. E nós vamos conseguir colocar todos os atrativos, cada um com a sua licença ambiental na mão, graças a essa parceria que celebramos”, finalizou Moisés Gomes.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, falou do empenho do órgão ambiental em viabilizar licenças que resultem no fomento às atividades turísticas. 

“Esse Termo de Cooperação Técnica vem sendo discutido e elaborado desde 2019, buscando de forma estratégica o apoio e a participação do Sebrae, no qual a gente tem toda confiança. Neste sentido, a atuação do Sebrae contribui principalmente para a regularização de todas as atividades turísticas das cidades do Tocantins. E a nossa equipe está pronta para atender o desafio e dar oportunidade para que as cidades possam crescer, gerar emprego e fazer a nossa economia mais forte. Estamos trabalhando em equipe e, nessa ação conjunta, para que a presença do Governo do Tocantins seja cada vez mais marcante naquilo que é importante para o povo”, ressaltou Renato Jayme.

O secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, salientou que o turismo no Tocantins tem sido uma prioridade na gestão do governador Wanderlei Barbosa. 

“Dia 20 de outubro, o governador Wanderlei assumiu o Estado do Tocantins e, no dia 24 de outubro, ele já estava em Brasília buscando mecanismos para viabilizar o seu governo. Naquela ocasião, já se reuniu com consultores de bancos nacionais e internacionais para buscar estruturação para a região. O Jalapão é o cartão de visita do Tocantins para o Brasil. E de lá para cá, o que o governador Wanderlei Barbosa fez em pouco tempo, muitos não fizeram. Nós vamos qualificar o receptivo turístico do Tocantins, em parceria com o Sebrae e todo o sistema S e a Fecomércio [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo]”, destacou.

O superintendente Moisés Gomes destacou ainda o trabalho feito pelo Sebrae em Mateiros. “Em plena pandemia, ninguém acreditava que o turismo pudesse ter a reação que teve e estamos aqui, hoje, vendo a atividade do Sebrae naquele espaço. A gente já centralizou o atendimento de 150 empresas no Jalapão, no ano passado. Estamos nesse ritmo de tentar trazer um pouco mais de tecnologia e inovação para o Jalapão que Deus deu pronto e cabe ao homem lapidar esse diamante todos os dias”, destacou.

O Termo de Cooperação, celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Cultura e Turismo (Sectur), e o Sebrae é válido em todo o território tocantinense. 

Viaturas

O governador Wanderlei Barbosa participou ainda da entrega de três veículos off-road, modelo Wrangler. São dois automóveis destinados para a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar e um para a Companhia Independente de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar. 

Entrega de veículo para busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar. Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Entrega de veículos de Policiamento Turístico. Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Na solenidade, também foi entregue pela prefeitura de Mateiros uma caminhonete 4x4 para atender as demandas do turismo na região.

O secretário Hercy destacou a criação da Companhia de Policiamento Turístico para garantir um turismo com segurança. “A sensação de segurança é uma das questões que atrai o turista. Isso é fundamental para o turismo, a questão de segurança. O Tocantins vai ser o estado piloto no desenvolvimento desse projeto do turismo seguro por iniciativa que o governador Wanderlei Barbosa teve de criar essa Companhia e trazer efetivamente segurança para o nosso estado”, disse.

O prefeito de Mateiros, pastor João Martins, agradeceu ao Governador do Tocantins pelas viaturas enviadas. “Essa patrulha é um sonho da nossa população. O nosso município é muito grande e ficamos muito distantes um do outro. As viaturas dos bombeiros e da polícia vão oferecer uma segurança muito grande para a nossa população e visitantes. São carros preparados para o Jalapão. Eu quero parabenizar o senhor por essa atitude. É um gesto de amor com a nossa população”, concluiu o pastor João Martins.

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário