sexta-feira, 11 de março de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais: Vesperata de Diamantina

A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX


O público assiste as apresentações musicais da Vesperata pela rua de Diamantina

Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

As vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local:

A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.

E todos estão convidados para apreciar este belíssimo espetáculo!

A programação da Vesperata de Diamantina 2022 já foi divulgada e acontece entre abril e outubro.

Abril: 09 e 30; maio: 14 e 28; junho: 11 e 25; julho: 09, 16 e 30; agosto: 06, 20 e 27; setembro: 17 e 24 e outubro: 08 e 15


A Pousada do Garimpo tem toda programação especial para o turista
instagram.com/pousadadogarimpo


O tradicional mercado de Diamantina é uma das atrações turística da terra de Chica da Silva e ex presidente Juscelino Kubitscheck

Refis das MPEs

 



Os empresários do setor de hospedagem e alimentação do país estão mobilizando  

Os empresários do setor de hospedagem e alimentação do país estão mobilizando os parlamentares de seus estados, nesta semana, pedindo apoio ao projeto que ficou conhecido como Refis das MPEs. Isso porque o Congresso Nacional vai analisar o veto ao projeto, no próximo dia 16 de março. “O Refis é fundamental para a retomada econômica e a geração de empregos”, afirma o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.

O programa de refinanciamento de dívidas dos empreendedores optantes pelo Simples Nacional foi aprovado em dezembro de 2021, porém, em janeiro deste ano, acabou vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A informação sobre a data de análise do veto foi repassada pelo então relator do projeto na Câmara, o deputado federal Marco Bertaiolli. Na avaliação dele, o Refis vai possibilitar que 437 mil micro e pequenas empresas continuem existindo e gerando empregos. “Excluir uma empresa do Simples é condená-la ao fechamento. O Refis vai dar fôlego para que as MPEs possam pagar o que devem continuar gerando emprego e pagar os impostos atuais”, disse o parlamentar, lembrando que mais de um milhão de trabalhadores estão correndo risco de perderem o emprego.

Numa iniciativa de entidades do setor produtivo nacional, foi criado um abaixo-assinado em apoio à derrubada do veto. Assine e compartilhe: https://bit.ly/abaixo-assinado-derrubada-veto-refis.

“Estamos na reta final deste processo de derrubada do veto e, mais do que nunca, precisamos de todo apoio possível para manter nossos negócios abertos e, sobretudo, os empregos que geramos para o país”, afirma o presidente da FBHA.

CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO E C&VBX


A Cidade Maravilhosa será palco do evento.

Com o apoio de entidades do turismo nacional e patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), CNC (Confederação Nacional de Comercio de Bens, Serviços e Turismo) e CNT (Confederação Nacional do Transporte), acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março de 2022, o 14º Congresso Brasileiro de Turismo e Convention & Visitors Bureaux.


Marcio Santiago, presidente do CVB

O evento receberá autoridades e experts da área econômica que abordarão os desafios e o atual momento dos Negócios de Turismo.


Roberto Fagundes, vice-presidente da CVB

Veja o programa, local e como se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/14-congresso-brasileiro-de-convention-and-visitors-bureaux__1414534

Coluna Minas Turismo Gerais  Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário