domingo, 7 de novembro de 2021

Sonora Brasil do Sesc tem representantes tocantinenses na edição de 2021

O Tocantins vai contar com dois representantes. Nesta segunda-feira, dia 08 de novembro, às 18h30, vai acontecer a apresentação do Grupo Increr com o tema "Povos Originários". Já às 20h no mesmo dia, vai ser a vez do Grupo Indá Açú mostrar o show “Líricas Femininas”.


Este ano o projeto Sonora Brasil teve seu formato alterado devido a pandemia da Covid-19. No lugar das tradicionais apresentações ao vivo, agora o formato será online com as apresentações disponíveis no canal do Youtube (youtube.com/SESCTO).

Os espetáculos estarão disponíveis de forma gratuita para o público. Informações pelo telefone (63) 3212-9949. Confira a programação completa em https://bit.ly/3CdunKp.
 
Nessa temporada o projeto apresenta duas temáticas: “Líricas Femininas. A Presença da Mulher na Música Brasileira” e “A Música dos Povos Originários do Brasil”.

O grupo Increr é formado por cantores e cantoras da aldeia Pedra Branca, etnia Krahô, localizada no nordeste do Tocantins, próxima aos municípios de Goiatins e Itacajá, e representado pelo Centro Cultural Kàjre, a associação da aldeia.

Os Krahô são um povo Timbira, falante dessa língua, e possui como uma característica forte a potência de sua música, aprendida dos animais, plantas e entidades da natureza. Há vários contextos e formatos em que se cantam, a capela ou com o acompanhamento do maracá.

Na apresentação para o Sonora foram selecionadas uma pequena parte desse universo musical, haja vista que várias cantigas só poderiam ser performadas em seus próprios contextos tradicionais.

O grupo Increr é formado por Balbino Pacajhê, Martins Zezinho Ihkrehôtàt, Ana Batista Tehtyc, Santa Côhtyc, Izaura Jàtgãj, Maria Cahhykwỳj e Cristina Pryrê. O Grupo Increr vai apresentar o show Povos Originários.

O grupo musical Indá Açú (O Grande Canto) nasceu em janeiro de 2021, da fluída união de três vozes de mulheres indígenas cantoras, compositoras e ativistas, para desaguar em um grande canto e levar vida, força e resistência da sabedoria nativa. Somos a música de muitas águas, o clamor das matas que não vão silenciar. Vozes que compõe uma união de resistência, poesia do saber tradicional e cura.

A música é a principal ferramenta sociopolítica e espiritual de transformação/resistência humana e celebração da vida.  Fazem parte do grupo: Narubia Werreria, etnia Iny, atua hoje como liderança, ativista indígena e ambiental, artista plástica, poeta, palestrante, escritora, cantora e compositora. Thaline Karajá, etnia Iny, cantora e compositora, participante do The Voice Brasil 2020, poeta, ativista indígena e ambiental, maquiadora cinematográfica e atriz. Márcia Kambeba, etnia Kambeba, poeta, palestrante, cantora e compositora, ativista indígena e ambiental, escritora, doutora em literatura, e ouvidora municipal. O trio irá apresentar o show Líricas Femininas.

Sonora Brasil Sesc

O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.

O projeto possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia.

Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras. Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o link: https://bit.ly/3CdunKp
 
O Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes e contribuem para a memória da cultura musical brasileira.

O projeto tem como objetivo difundir a diversidade da música brasileira a partir de recortes temáticos que abordam aspectos de seu desenvolvimento, com especial atenção à música de concerto e à música de tradição.

O Sonora Brasil acontece no dia 08 de novembro, às 18h30, com a apresentação do Grupo Increr com o tema "Povos Originários". Em seguida, às 20h, vai ser a vez do Grupo Indá Açú mostrar o show “Líricas Femininas”. Os espetáculos serão exibidos no Youtube (youtube.com/SESCTO). Informações pelo telefone (63) 3212-9949.

Fonte: Ascom Sesc-TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário