sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Ministro do Turismo participou da abertura da Fita 2021 nesta quinta-feira, 25

O ministro do Turismo, Gilson Machado, autoridades locais e regionais prestigiaram a abertura da A 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) na noite desta quinta-feira, 25, na Estação das Docas, em Belém.  A Fita continua hoje, 26, com a programação técnica, a partir das 14h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Ministro Gilson Machado Neto participa da FITA 2021, em Belém (PA). Crédito: Erasmo Salomão/MTur

O tema de abertura vai discutir as "Políticas Públicas - Turismo, Cenários e Oportunidades", com a participação do deputado federal Otávio Leite (RJ), do secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo (MTur), Fábio Pinheiro (DF), e do presidente da Goiás Turismo e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral (GO). A moderação será da deputada estadual Ana Cunha (PA).

No mesmo dia, o painel seguinte, às 15h40, vai versar sobre "Desafios e Oportunidades da Gestão Descentralizada do Turismo", com as presenças no debate da secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Débora Gonçalves; do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento (RS) e o secretário municipal de Turismo de Parauapebas, Rodrigo Mota. A moderação será do secretário municipal de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso.

De acordo com o secretário de Turismo do Pará, André Dias, os temas dos painéis temáticos levaram em consideração esse cenário atual do turismo com a pandemia um pouco mais controlada, com menos restrições de viagens. “O objetivo é pensar quais são as tendências agora, o turismo em unidades de conservação, o turismo em comunidades tradicionais, como os nossos hábitos de consumo passaram por processo acelerado de virtualização, como a gente faz para tornar os nossos produtos competitivos também nesse cenário, discutir políticas públicas, o que está tramitando no Congresso de relevância para tornar o turismo do Brasil mais forte com relação a outros países, a política de regionalização do turismo e como podemos ajudar os municípios com novas regras editadas pelo MTur. Vamos falar também de IG agora que aprovamos mais duas novas IGs aqui no Estado do Pará e ouvir a experiência de outras IGs como o guaraná de Maués, no Amazonas. Queremos trocar experiências e relevantes para o turismo na Amazônia”, explica.

A programação segue no sábado (27), às 14h, com o tema "Turismo em Unidades de Conservação" com a moderação do secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Hugo Veiga. Como debatedores participam a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengston; a analista ambiental do ICMBio da Flona do Tapajós, Manoelle Paiva, e o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis (RJ).

Logo após, às 15h40, tem início o painel "Turismo em Comunidades Tradicionais" com a participação de Rodrigo Sales, CEO da Untamed Angling Brasil (SP); Adriana Lima, coordenadora do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém; e Sílvia Cruz, professora da Universidade Federal do Pará (UFPa). A moderação será da técnica em Gestão de Turismo da Setur-PA, Conceição Silva.

Os painéis se encerram no domingo (28), com "Marketing Turístico Digital", às 14h, reunindo o consultor de Marketing Digital, Thiago Akira (MS); o produtor do canal de YouTube Turismo Aqui, Emanuel Silva (PA); e Péricles Carvalho do Sebrae Pará. A moderação será da jornalista Danielle Filgueiras.

E, por fim, às 15h40 o último tema de debate será "Turismo e Indicação Geográfica", com a moderação da presidente do Fórum de IG e Marcas Coletivas do Pará, Karine Sarraf; e os debatedores serão Gabriela Gouvêa, da Associação dos Produtores de Leite e Queijo do Marajó; Luiz Canindé Cavalcante, diretor da Associação da IG do Guaraná de Maués (AM) e Paulo Renato do Carmo, presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Extrativistas dos Caetés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário