Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Abrajet-Pará comemora 15 anos de atuação com exposição na 9ª FITA

Jornalistas responsáveis por blogs, sites e veículos de divulgação do turismo se reuniram no espaço “Experiência Pará”, na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), na Estação das Docas, em Belém, para festejar os 15 anos de atuação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Pará (Abrajet-Pará). A entidade sem fins lucrativos foi criada em 2006, com o apoio da extinta Companhia Paraense de Turismo (Paratur), e a missão de divulgar e promover ações voltadas ao turismo no Estado do Pará.

Durante a cerimônia, visitantes e representantes do trade paraense prestigiaram o lançamento da exposição itinerante “Abrajet-Pará: 15 anos divulgando o turismo paraense”, que irá percorrer as principais feiras e eventos de turismo no Brasil, em 2022, já com a tarefa de reafirmar os laços com os parceiros e captar outros apoiadores para a próxima edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.

Considerado um dos principais projetos da entidade, o Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador “Marques dos Reis” teria uma edição em 2020, mas por conta da pandemia, teve que ser adiado. Seu objetivo é premiar, em parceria com o Governo do Estado e outras instituições as melhores reportagens em cinco categorias profissionais: jornalismo impresso, telejornalismo, fotojornalismo, radiojornalismo e webjornalismo.

A exposição foi idealizada pela jornalista Julie Rocha, com arte do designer Márcio Euclides e apoio de associados e suas mídias que divulgam o turismo, os jornalistas Nilton Guedes, Benigna Soares, Isa Arnour, Franssinete Florenzano, Tânia Monteiro, Fernando Nobre, Wilson Soares e Emanuel Leite.

É composta por seis painéis ilustrados por imagens premiadas que retratam momentos importantes de atuação da Abrajet-Pará, desde a história de sua fundação à cerimônia de entrega do V Prêmio de Jornalismo de Turismo, em dezembro de 2019, último grande evento da entidade antes da pandemia de Covid-19.

Segundo ela, a atividade turística foi muito prejudicada pela pandemia, mas agora o momento é de pensar em retomada e renovação. “Estamos nos reposicionando para apresentar uma nova proposta para a entidade, a partir do que sabemos fazer, uma comunicação voltada ao turismo, com coberturas jornalísticas dentro e fora do estado, assessoria de imprensa, ações de press trips para que jornalistas locais, nacionais e internacionais visitem o Pará e produzam reportagens para concorrer ao prêmio e outros projetos que visem divulgar nossos destinos. Ou seja, também somos paraenses e fazemos parte dessa cadeira turística que atrela todos numa vontade, a promoção do destino Pará”, disse Julie Rocha.

A fundadora da entidade, a jornalista Benigna Soares lembrou que a Abrajet-Pará surgiu em um momento em que o Pará era cenário de muitas reportagens sobre violência urbana, conflitos agrários, queimadas, desmatamentos e outras pautas negativas. “Nessas quase duas décadas contribuímos muito para inverter essa pauta e mostrar que o Pará detém mais de 50% dos atrativos turísticos naturais de toda a Amazônia. Personagens e temas foram apresentados à mídia mundial e ao trade com o Prêmio de Jornalismo em Turismo, com muita responsabilidade com o desenvolvimento sustentável do Pará. Então, devemos celebrar os 15 anos da Abrajet-Pará com sentimento de gratidão aos parceiros e a certeza de dever cumprido”.

Homenagens 

Na abertura da exposição, o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak (SC), que veio especialmente ao estado para celebrar os 15 anos da seccional Pará, e o presidente da Abrajet-Pará, Nilton Guedes, entregaram troféus a importantes parceiros da entidade e do Prêmio de Jornalismo em Turismo, entre eles, o secretário de turismo, André Dias, e o coordenador do Conselho Empresarial deTurismo e Hospitalidade do Pará (Cetur/Fecomércio), Joy Colares. “Eu agradeço à parceria com a Setur no desenvolvimento do turismo em nosso estado. Essa é a nossa missão e estamos sempre abertos a todo os projetos que visem a esse objetivo”, disse André Dias, ao receber o troféu do presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak.

Ao entregar o troféu ao diretor do Cetur/Pará, Joy Colares, o jornalista Nilton Guedes, também é vice-presidente da Abrajet Nacional, falou da habilidade que o empresário representa no segmento turístico e que “tem sido o elo fundamental para o desenvolvimento turístico no Estado do Pará. Nosso muito obrigado pela parceria com a Abrajet”.

Joy Colares, que foi um dos grandes apoiadores do V Prêmio de Jornalismo em Turismo, em 2019, disse que o momento atual do turismo é de expectativa e de se reinventar. “É com muita honra que a gente recebe essa premiação porque nós criamos o cargo de diretor de turismo da Fecomércio e estamos trabalhando nos 144 municípios do estado, mas veio a pandemia que deu uma pausa em toda a atividade, mas agora, nós do estado do Pará, estamos com grande expectativa para reinventar o turismo, e parcerias como da Abrajet-Pará são muito importantes”, disse Joy Colares.

Segundo Evandro Novak, uma entidade com histórias, com tantos eventos e com uma equipe forte que trabalha em prol do turismo deve ser lembrada. “A Abrajet-Pará significa o fortalecimento da Abrajet Nacional. Abrajet-Pará é destaque entre as demais seccionais da Abrajet. Fica os meus parabéns a todos os abrajeteanos que nesses 15 anos deram de si para que a Abrajet-Pará fosse hoje o que é, uma entidade com credibilidade, 15 anos não são 15 dias. É uma história que deve ser lembrada e comemorada”, ressaltou.

A exposição itinerante “Abrajet-Pará”: 15 anos divulgando o turismo paraense foi apresentada na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (9ª FITA), na Estação das Docas, em Belém, e deve seguir para outras instalações no estado e para importantee feiras do segmento, como Expo Abav 2020 e Festival de Turismo de Gramado (Festuris 2020). É realizada pela Abrajet-Pará e sites Prazer em Viajar, Pará Trip, Benigna Soares, O Mundo me Espera, Uruá Tapera, programas Panorama Amazônico, Grupo Estado de Comunicação Online Digital, jornal A Voz do Xingu e canal Turismo Aqui. Tem apoio da Abrajet Nacional, Setur e Estação das Docas.

Divulgação Abrajet-Pará. Fotos: Fernando Nobre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário