segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cia Contágius celebra os trinta anos de história com vídeo arte

Edlusa Portela

Comemorando 30 anos de caminhada, a Cia. Contágius de Dança, presenteia o grande público com o vídeo arte de dança e teatro: “Homem de Uma Alma Só”. No dia 30 de novembro, às 19h30, acontece o avant première para apresentação do projeto, na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural que leva o nome de José Gomes Sobrinho.

A obra é resultado de parceria entre a Associação Contágius – Dança e Teatro e o Curso de Teatro do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas, através de duas oficinas ministradas para os alunos, que se tornaram o elenco desse trabalho, uma de composição coreográfica, da coreógrafa e professora de dança Meire Maria e outra de vídeo dança, com o coreógrafo e professor de dança Fernando Faleiro.

Divulgação

A Cia. Contágius de Dança retoma as atividades artísticas, pós - pandemia, em um trabalho de homenagem in memorium, muita disposição e conexão à cidade de Palmas, por meio de oficinas e desenvolvimento criativo com os próprios alunos, que nunca antes haviam dançado profissionalmente.

“Foi um trabalho desafiador, mas que me proporcionou um reencontro com os primeiros momentos da história de Palmas e da companhia, onde trabalhava com alunos que ingressavam no mundo da dança, naquele momento e, que hoje são profissionais incríveis atuando mundo a fora”, ressalta a coreógrafa Meire Maria.

Os alunos integram o curso de teatro do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, ministrado pelo diretor e professor Cícero Belém. Ao longo de dois meses e meio, realizaram um intenso trabalho de consciência corporal, estudo, pesquisa e criação coletiva para dar vida às inquietações inspiradas pela obra “Fio de Prumo” de José Gomes Sobrinho que foi lançada em 2003. 

O ator e professor Cícero Belém, relembra que a coreógrafa Meire Maria tem toda uma caminhada junto à história do Espaço Cultural, por ter sido a primeira professora de dança do Centro de Criatividade, que acabou de comemorar 25 anos: - “o vídeo arte é também um reencontro entre Meire Maria e sua companhia de dança naquele espaço. Nesses trinta anos de trabalho, Meire presta uma contribuição imensurável ao fazer artístico do Estado”.

Para a jornalista, Aldenes Lima, uma das alunas que participou do trabalho, a proposta foi inquietante, mas garante sair com outra concepção corporal: - “Foi uma honra sem tamanho, estrear no mundo das artes, em uma homenagem ao seu José Gomes, com quem tive a felicidade de conviver na época de O Jornal e sob a direção da Meire Maria é fantástico!”, esclarece emocionada.

“Homem de Uma Alma só”, traz em seu enredo uma homenagem ao poeta e fundador da Cia. Contágius de Dança, José Gomes Sobrinho. No decorrer do vídeo arte os estudantes de teatro recitam trechos do livro “Fio de Prumo”.

O enredo também promove a visão de cada um sobre o todo, situações em que vivemos hoje, em um mundo “individualizado” e que, talvez para sobrevivermos melhor a isso, a poesia nos toque com maior sensibilidade.

Sobre a homenagem a viúva do saudoso Zé Gomes, Gilda Gomes, com imenso carinho, relembra a relação do poeta com a Cia. e a coreógrafa: - “Me sinto lisonjeada, e Meire vem provar o que eu acredito, ele não morreu, ele continua vivo na memória dos que o conheceram”, pontua.

Avant première

No dia 30 de novembro, às 19h30, acontece o avant première para apresentação do projeto, na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural que leva o nome de José Gomes Sobrinho.

O evento é restrito a convidados da imprensa, elenco, técnicos e funcionários da Fundação Cultural de Palmas. O trabalho estará à disposição de forma gratuita para o público a partir do dia primeiro de dezembro, no site da Fundação Cultural de Palmas ( https://www.palmas.to.gov.br/portal/orgaos/fundacao-cultural-de-palmas/46/ ).

A obra foi contemplada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC de Palmas de 2019.

Cia. Contágius de Dança

A Cia. Contágius de Dança completa 30 anos de existência e inúmeras produções culturais e artísticas. Consolidou sua brilhante carreira, tornando-se uma das maiores referências da dança da cultura tocantinense, com vários espetáculos e produções culturais premiadas, além da formação de alunos e profissionais da área.

Meire Maria Monteiro

Meire Maria Monteiro é coreógrafa, professora, pesquisadora e ativista cultural. Em 1990, estabeleceu-se como pioneira em Palmas, onde iniciou seus trabalhos e apresentações como bailarina e coreógrafa, ocuparam cargos públicos referentes à cultura e fundou algumas escolas de dança, como: Escola de Dança da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Escola de Dança do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Núcleo Estadual Avançado de Dança (NADANÇA), bem como, a sua própria escola e a Cia. Contágius de Dança e Teatro. Atualmente é representante da Cadeira de Dança e Presidente do CPC/TO (Conselho de Políticas Públicas do Estado do Tocantins).

José Gomes Sobrinho

José Gomes foi poeta, escritor e musicólogo, membro imortal das Academias Palmense e Tocantinense de Letras. Foi também fundador da Associação Contágius – Cia. de Dança e Teatro, e, Presidente do Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura e do Conselho de Políticas Culturais do Estado do TO.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Meire Maria Monteiro

Direção de Vídeo: Fernando Faleiro

Produção Executiva: Regina Reis e Elyane Monteiro

Cinegrafista: Paulo Costa

Fotógrafas: Lísia Fernanda e Gabi Gramont

Assistente de Produção: Ana Beatriz Vasconcelos

Bailarinos Convidados: Dênis Rodrigues e Émerson Gama

Elenco: Aldenes Lima, Gustavo Formiga, Isabella Resende Araújo, Luara Nogueira Barbosa, Marlon Fernandes, Pedro Henrique Gomes Barbosa, Renato Augusto Fontanelli, Vitória Benati e Wiliane da Silva Pinto

Assessoria de Imprensa: Edlusa Portela

Marketing digital: Hayla Menares

Agencia publicitária: Marlos Garcia Original Soundtrack Composer

Serviços:

Para assistir:

https://www.palmas.to.gov.br/portal/orgaos/fundacao-cultural-de-palmas/46/

Data: a partir do dia 1/12/2021

Valor: gratuito

Assessoria de Imprensa: Edlusa Portela

Contato: (63) 98135.4550

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário