quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Pracinha da Cultura do Setor Morada do Sol recebe espetáculo cênico-musical ‘Sou poeta’

A Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol, recebe, nesta quinta, 25, o espetáculo cênico-musical ‘Sou Poeta’ com poemas, sonetos, crônicas e versos produzidos por escritores regionais e apresentado por A Barraca Cia de Artes.


Divulgação

O espetáculo, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), circula em espaços públicos e escolas municipais até a sexta-feira, 26. Na Pracinha da Cultura, o evento acontece às 19 horas, e em todas as apresentações a entrada é franca.

Em ‘Sou Poeta’, cinco atrizes assumem papéis de trovadoras para dar vida a obras literárias dos poetas José Gomes Sobrinho (In memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro. Com violão, ukuleles, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como sonhos, amor, vida e natureza.

Conforme a diretora-geral do espetáculo, a atriz Magna Carneiro, as cenas não trazem uma versão biográfica, mas das histórias e ensinamentos por eles contados em cada produção, estimulando o público a compreender subjetivamente as concepções que norteiam cada artista.

“Escolhemos com muito carinho algumas produções desses artistas e apresentamos nesse espetáculo a nossa forma de vê-las, o nosso olhar e interpretação”, adianta a artista, que também integra o elenco ao lado das atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira e Sheyla Virgínio.

Agenda

Após a estreia no Memorial Coluna Prestes, a Companhia fez apresentações na Biblioteca Municipal Jaime Câmara (22/11), Escola Municipal Beatriz Rodrigues (23/11) e Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes (24/11). Hoje a apresentação é na pracinha do Morada do Sol (25/11), apresentando-se depois na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo (25/11) e Escola Municipal Sávia Fernandes (26/11).

Projeto

A apresentação do espetáculo é parte do projeto Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Prefeitura Municipal de Palmas.

A Barraca Cia de Artes

Este é o segundo espetáculo de A Barraca Cia de Artes que foca a interpretação de poesias em cena. Em 2015, a companhia teatral apresentou o espetáculo teatral ‘Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho’, que segue no repertório das artistas.

Com um elenco formado somente por mulheres, a Barraca Cia de Artes executa projetos de arte, cultura, educação e assistência social. Tem experiência em produção de projetos de literatura, teatro, música, produção de festivais e formação de plateia. Os trabalhos realizados focam a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social, buscando provocar discussão e reflexão com temáticas socioculturais.

Fonte: Fundação Cultural de Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário