quinta-feira, 6 de abril de 2023

Setor hoteleiro prevê 108 novos hotéis no Brasil

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira

Os bons números que o Turismo vem acumulando neste ano têm animado a hotelaria do país. Isso porque, o setor prevê a construção de 108 novos hotéis nas cinco regiões do Brasil, que devem atrair um investimento na ordem de R$ 5,7 bilhões.


Ao todo, o país contará com quase 18 mil novos quartos distribuídos por 93 cidades que, em sua maioria (78%), estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. As informações são do relatório Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023, produzido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

O estudo trouxe ainda que 7 em cada 10 novos hotéis estão sendo construídos no interior do país. De acordo com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a alta procura pelo turismo rural e pelo ecoturismo têm incentivado que as grandes redes construam unidades fora dos grandes centros.

Entre os estados, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram os maiores quantitativos de Unidades Habitacionais (UH’s) dos novos empreendimentos. O estado catarinense, inclusive, se destacou este ano com cinco novos hotéis a mais do que a edição do ano passado. Na região Nordeste, o estado de Pernambuco foi o que mais se destacou seguido pelo Ceará. Já no Centro-Oeste, Goiás deverá contar com pelo menos 5 novos hotéis.

Recentemente, o Ministério do Turismo lançou o projeto Experiências do Brasil Original que irá apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a povos indígenas e quilombolas. A estruturação de roteiros turísticos nestes locais deve contar com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além de instituições como a Universidade Federal Fluminenses (UFF) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

O Ministério do Turismo dispõe de um portfólio digital que reúne oportunidades no setor de forma a aproximar empreendedores e o poder público. A plataforma busca atrair recursos privados e fomentar negócios e lista iniciativas em 20 estados de todas as regiões do país. Permanentemente atualizado, o sistema indica projetos divididos por segmentos como aventura, ecoturismo, negócios e eventos. O site possui, ainda, uma área que proporciona acesso ao Guia do Investidor, com informações e orientações para este público.

Abeta Summit, maior evento de turismo de natureza do Brasil



Cachoeira do Tabuleiro, mais um espetáculo do gigante Serra do Espinhaço

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), anunciou a realização da 20ª Edição do Abeta Summit, congresso brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O anúncio foi feito no dia 4 de abril, no estande de Minas Gerais, durante a WTM Latin America.

O evento ocorrerá de 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol, cidade localizada na Cordilheira do Espinhaço – região que acaba de ganhar o status de destino turístico. Não por acaso, o tema do Abeta Summit 2023 é “Redescobrindo o Brasil – Novos Destinos, Novas Oportunidades". O congresso tem apoio do Governo de Minas, do Sebrae e da Prefeitura de Grão Mogol.

O novo destino turístico mineiro engloba as cidades de Grão Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. A campanha de promoção foi realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Sebrae Minas, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Secretário de Cultura e Turismo, Lenidas Oliveira anunciando o evento em Minas Gerais

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o evento será mais uma oportunidade para promover e incentivar a economia da criatividade no Estado. “É momento de reflexão e, sobretudo, de comercialização do nosso destino. O turismo tem várias vertentes, mas comercializar, promover e atrair visitantes é fundamental porque se conecta com a grande meta do Governador Romeu Zema, que é a geração de emprego e renda. Só no ano passado o turismo gerou 108 mil empregos em Minas Gerais. O que estamos fazendo é colocando luzes na mineiridade, na nossa paisagem cultural, nas nossas cidades históricas, nas nossas águas, nos eventos, no nosso jeito de acolher, em tudo o que temos”, declarou.

O Abeta Summit é mais importante evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. Ele reúne diversos atores do trade, como empresários, gestores públicos, guias turísticos, condutores de atividades em ambientes naturais, que participam de atividades como oficinas de capacitação, palestras, estudos de casos e visitas técnicas. O objetivo do congresso é melhorar a capacidade de gestão e inovação dos empreendimentos, aumentar a rede de relacionamentos dos participantes e promover novas oportunidades de negócios para empresas e destinos turísticos.

Mostrando alinhamento nos objetivos, o Prefeito de Grão Mogol, Diêgo Antônio Braga Fagundes, disse estar comprometido com o fortalecimento da economia da região através do turismo. “Eu fico verdadeiramente grato que uma cidade de apenas 15 mil habitantes está tendo a oportunidade de sediar um evento tão importante como esse. Estamos com um novo circuito turístico e quero dizer que Grão Mogol está de portas abertas aos turistas, à Abeta, a todo o circuito, a todos. Queremos fazer do Norte de Minas um lugar que receba turistas, gere emprego, gere renda”, ratificou.

O presidente da Abeta, Vinicius Viegas Banjo, demonstrou entusiasmo para levar o congresso a Grão Mogol. “O estado de Minas faz parte da Abeta desde sua fundação. Agora vamos colocar o Norte de Minas na prateleira do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil”, disse. Quem também celebrou o anúncio foi a Diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Mattos Lins. “Minas é um estado maravilhoso. Uma beleza e uma biodiversidade de fauna e flora que encantam. Temos um jeito peculiar de ser, fazer e receber. Quero convidar vocês a conhecer o nosso Estado”, convocou a gestora da autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Abeta Summit Grão Mogol

Durante os quatro dias de evento em Grão Mogol, serão 42 expositores, dos quais 16 são de grandes empreendimentos turísticos. Os demais 26 negócios são micro e pequenas empresas, público que recebe atenção especial da organização da Abeta. A expectativa é que o Abeta Summit 2023 tenha 400 inscrições, que foram abertas na quarta-feira (5), pelo site abetasummit.com.br.

Não é a primeira vez que Minas Gerais sedia o Abeta Summit. Com território repleto de riquezas naturais, o estado já recebeu o congresso em 2019, na Serra do Cipó, em Conceição do Mato Dentro.

I Seminário Técnico-Científico

O XX Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Abeta contará ainda com o I Seminário Técnico-Científico. A primeira edição é realizada em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio do curso de bacharelado em turismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER).

O Seminário será coordenado pelo professor Dr. Hebert Canela Salgado e terá o apoio do Observatório de Turismo de Minas Gerais, da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR).

Local de natureza privilegiada

A escolha de Grão Mogol vai ao encontro da promoção da Cordilheira do Espinhaço como um dos principais destinos mineiros em turismo de natureza. Única cordilheira do Brasil, a área geográfica de 1.200 km abrange 179 municípios, indo do Norte de Minas ao Vale do Jequitinhonha e abarcando diferentes biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

A biodiversidade do local fez a Serra do Espinhaço ser reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. Lá estão atrativos como cachoeiras, grutas, parques estaduais espécies de animais e plantas só encontradas na região. Além disso, o local conta com a hospitalidade, o artesanato, a cultura e a gastronomia tipicamente mineiras.

“Crescente no mundo inteiro, enquanto tendência, está a experiência da natureza. E trazer a Abeta ao Norte de Minas, essa região tão bonita e tão pouco explorada, é uma honra enorme. Para Minas Gerais, significa se conectar numa das feiras com a tecnologia e toda essa inovação que o turismo tem e, claro, com tanta natureza. A Liberdade mora em Minas e a natureza também. Vem para Minas”, disse Leônidas Oliveira

Intercity BH Expo

O Intercity BH Expo, o maior hotel da Rede Intercity no Brasil, apresenta Letícia Borges como nova Gerente Geral. Com 20 anos de experiência no mercado hoteleiro, Letícia chega para impulsionar ainda mais o desempenho do hotel com meta de 60% ocupação para o primeiro semestre deste ano, além do desafio de alavancar a captação de eventos sociais e corporativos no empreendimento.


Formada em Ciência Contábeis pela PUC Minas e pós-graduada em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Letícia iniciou sua carreira no departamento financeiro da Arco Administradora onde atuou em vários setores até chegar a gerência geral. 

Em sua trajetória também acumula passagens pelos hotéis San Diego Convention Flat Lourdes, Niagara Flat, Belo Horizonte Plaza além da MHB Hotelaria. "Com ampla experiência do funcionamento de toda operação de um hotel, é com muito orgulho que passo a integrar a equipe do Intercity BH Expo para fortalecer a marca do hotel e ampliar ainda mais a sua participação no mercado", afirma.

Para o segundo semestre de 2023, a expectativa da gerente geral é ainda melhor. “O período promete um cenário otimista com taxa de ocupação superior a 65%. Para alavancar esse resultado, vamos focar na captação de eventos sociais e corporativos em nosso espaço gastronômico que foi recentemente ampliado.


Piscina no Intercity BH

Além da estratégia para ampliar as reservas das novas suítes modernas e super aconchegantes, que são perfeitas para noivas, executivos ou àqueles que ama curtir um spa day”, explica Letícia.

Reservas   https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo/19

Festa da Colônia de Gramado 

A 32ª Festa da Colônia de Gramado foi apresentada oficialmente no Parque Olivas de Gramado. O evento acontece de 27 de abril a 14 de maio, no complexo do Expogramado, em Gramado (RS) e celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.

O ex-prefeito de Gramado e anfitrião do evento, Pedro Henrique Bertolucci, proprietário do Olivas Gramado, destacou o início da Festa da Colônia em 1985 e a importância do evento para os produtores rurais. “Nossa ideia era fazer a Festa em cada localidade, iniciando na Linha Bonita, porém não atendeu às nossas expectativas fazendo a gente repensar e levar os festejos para o Centro. O objetivo da Festa da Colônia é incentivar a valorização de nossas raízes através da música, cultura e gastronomia. O propósito é fomentar o enriquecimento de uma comunidade, além de oportunizar aos nossos agricultores uma nova maneira de sustento das propriedades rurais gerando qualidade de vida a todos”, disse.

Para o secretário de Agricultura de Gramado, Rafael Ronsoni, a Festa da Colônia se tornou uma importante ferramenta para que os agricultores permanecessem no meio rural. “Com a Festa da Colônia os jovens que estavam abandonando o campo para trabalhar na cidade estão retornando e desenvolvendo as propriedades rurais através das agroindústrias. Antes tínhamos 68 agroindústrias legalizadas, agora são mais de 100”, comemorou.

O titular da pasta também revelou que a partir da 32º edição a Festa ganhará uma brizoleta, as antigas escolas eram constituídas de uma ou duas salas de aula e um pequeno espaço para o preparo da merenda.

Já a presidente da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, que promove a Festa, Rosa Helena Pereira Volk, estava eufórica na realização de mais um evento. “Sinto um enorme orgulho. Estamos realizando a Páscoa em Gramado e já estamos aqui realizando o lançamento da 32º Festa da Colônia. Nossa cidade apresenta as suas potencialidades evidenciando a importância dos colonos e o contexto rural nos dias atuais. A partir do dia 27 de abril nossa população e visitantes terão um destino certo, os pavilhões do Expogramado. Esperamos contar com a presença de nossa população e também de nossos visitantes aproveitando muita música, dança, cultura e gastronomia”, disse a dirigente.

Durante seu discurso, o prefeito Nestor Tissot enalteceu o trabalho realizado pelos agricultores. “Nossa Festa da Colônia exemplifica a nossa história quando imigrantes portugueses, alemães e italianos iniciaram a colonização de Gramado com muito trabalho, dedicação e perseverança transformaram a cidade. Temos a certeza que assim como em edições anteriores os festejos terão uma grande importância para nossos colonos, nossos moradores e visitantes. Estamos ansiosos para o início do maior evento cultural de Gramado”, disse.

Em Gramado, a relação entre colonos, moradores e turistas tornaram-se mais próxima em janeiro de 1985, quando ocorreu a primeira edição da Festa da Colônia de Gramado, no antigo ginásio de esportes da Prefeitura (ficava em anexo ao atual prédio da municipalidade). O evento ocorreu de 5 a 13 de janeiro, sendo parte da programação da 11ª Festa das Hortênsias. As primeiras edições foram de dois em dois anos, chegando em 2023 à 32ª edição.

O evento deste ano, que inicia dia 27 de abril e vai até 14 de maio, terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente nas quartas-feiras, 3 e 10 de maio, e o acesso e estacionamento é gratuito.

Feira de Produtos

A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural.

A Rainha e Princesas da Festa da Colônia são uma atração à parte. Circulam pela Festa, fazem fotos com os visitantes e mostram uma simpatia que cativa a todos. São elas: a Rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo, e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo.

Festa dos Espantalhos

Os espantalhos serão decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizado para espantar os pássaros das plantações. Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca.

O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado. A decoração dos espantalhos acontece dia 29 de abril, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais. 

Bandinhas e Grupos Folclóricos

No Palco Principal, que fica em frente aos Biers, ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical nacional. Super Banda Choppão, Brilha Som, Portal da Serra, La Montanara e Banda Real são alguns nomes que estarão no evento.

Escolinha Rural

A escola oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. Haverá também uma contação de históricas com ludicidade e encantamento da narrativa de um lindo encontro com brincadeiras de crianças que moravam em uma colônia gramadense. Tudo isso estruturado em uma Brizoleta transferida da Serra Grande, interior de Gramado, para um espaço nobre na Festa. Este espaço tradicional também será palco de visitas guiadas, e será uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães, italianos e portugueses.

Desafios da Colônia

Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes Pedro Henrique Bertolucci orientados pela educadora artística, Miriam Torres, promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas. Será uma verdadeira invasão de famílias de imigrantes que irá tomar conta da Festa da Colônia de Gramado para desafiar o público a sentir na pele todo trabalho por trás de cada gostosura deliciada nesta festa tão regional e genuinamente gramadense.

Museu das Etnias

Um espaço para reunir as três etnias que formaram a região de Gramado. Um espaço para conhecerem nossos antepassados, nossos descendentes, com a participação de alemães, italianos e portugueses.

Desfile de Carretas

A carreta puxada por bois é um equipamento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural.

O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 6 e 13 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando mais de 25 carretas decoradas.

Jogos Rurais

Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Fornos de Barro

Em fornos de barro, famílias do interior produzirão, diariamente, cucas, pães, biscoitos, apfelstrudel  (bolo de maçã) e o pãozinho com linguiça. Este espaço deverá reunir seis famílias de diversas localidades do interior de Gramado.

Café da Colônia, o Caffeehaus

O autêntico café da colônia será servido em um espaço que lembra uma casa no interior. Será atendido pela Família Wolf, da Linha Gambelo.

Bier Platz

O tradicional bolinho de batata, pastéis, batata e aipim fritos, estão entre as iguarias que serão oferecidos no Bier Platz, que promete mais uma vez ser um ponto de encontro na Festa da Colônia. O chopp é um dos acompanhamentos tradicionais.

Cozinhas da Oma e da Nonna

As culinárias alemã e italiana estarão presentes nas cozinhas da Oma e da Nonna. Nesta edição, elas retornam com o fogão campeiro e serão atendidas por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 100 expositores. A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções. A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário