quarta-feira, 5 de abril de 2023

ESPECIAL: Palmas-TO projeta ocupar lugar de destaque no turismo brasileiro pós-pandemia

Por Luiz Pires e Edson Rodrigues

Passada a pandemia Covid-19, a Capital do Tocantins, coloca em prática projeto para atrair turistas de todo o Brasil e também do exterior, ocupando lugar de destaque entre os destinos nacionais.


Tom Lyra divulga Palmas junto à presidente da Abav Nacional, Magda Nasser, na WTM Latin America

Nesse sentido, a prefeita Cínthia Ribeiro lançou recentemente a marca turística de Palmas, a primeira da região norte do país, e a campanha “Quem conhece Palmas se apaixona”.

“A prefeita Cinthia Ribeiro tem orientado muito no sentido de explorar a participação do turismo no PIB do município. Ela entende que o turismo dá um retorno importante no desenvolvimento econômico, gerando oportunidade de emprego, fomentador de renda e sendo indutor direto de arrecadação de imposto, através do grande fluxo de movimento em hotéis, bares, restaurantes e outros segmentos do mercado” afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e da Agência de Turismo de Palmas, Tom Lyra. 

“O turismo sai, na concepção da prefeita, de uma coisa mais contemplativa para uma ação mais participativa em relação ao incentivo ao desenvolvimento econômico. Essa visão da prefeita é fundamental para que a gente possa ter o apoio pleno que ela nos dá na Agtur, para desenvolver as ações que resultarão no maior nível de turistas chegando a Palmas e maior também nível de divulgação, não só nacional como internacional”, reforça Lyra.

Segundo o presidente da Agtur, o nosso plano para atrair turistas é a campanha “Quem conhece Palmas e apaixona”, com a marca turística da Capital, que será veiculada nos aeroportos dos principais destinos indutores do Brasil, em um primeiro momento.

Esta semana Tom Lyra fez o lançamento marca e da campanha na WTM Latin America, que é uma das maiores feiras de turismo do Brasil, que iniciou segunda-feira (3) e termina hoje (5), em São Paulo, com a participação de autoridades importantes do brasileiras e de outros estados. A divulgação da campanha, através de imagens e vídeos de Palmas, está sendo feita também para todas as operadoras turísticas do Brasil e do mundo.

“Com isso”, acredita Tom Lyra, “queremos implementar o crescimento de 61%, para já, do nível de turistas que nos visitam em Palmas, os quais buscam a tranquilidade, a segurança e o bem-estar que a cidade proporciona, além da área da gastronomia de melhor nível”.

A campanha publicitária nos aeroportos e junto às agências de viagens, segundo o presidente da Agtur, não só marca a retomada o turismo em Palmas como também implementa uma articulação mais ampla dos atrativos do município, de forma distinta cada um. “Falamos de praia, falamos de lago, falamos da vida noturna, falamos, falamos de gastronomia, falamos de Taquaruçu, falamos das nossas opções de uso do lago, de forma inteligível e que o turista, de forma que, ao perceber os vídeos e o material de campanha, possa se identificar com aquilo que ele entende como prioritário para aproveitar as suas férias e também as suas viagens”, esclarece Lyra.

Ainda segundo o presidente da Agtur, a campanha foi muito bem pensada para criar essa expectativa de conhecer Palmas a partir dos vídeos. “De quem não tem ideia, por exemplo, que Palmas está no centro geodésico do Brasil, que tem praias permanentes e é uma cidade que tem sol o ano inteiro, que a vinte quilômetros de Palmas tem uma cidade, o distrito de Taquaruçu, onde a temperatura é bem mais amena. Com isso, a gente destrincha essas opções, mostrando que existem opções dentro do município, de visitação de cavernas rupestres, trilhas, cachoeiras, ou seja, uma cidade completa para o turista que quer se sentir completo dentro da sua viagem e suas opções de férias”, ressalta.

O secretário da Sedem e presidente da Agtur já viajou para 68 países e tem experiência como empresário e gestor público suficiente para garantir o sucesso do projeto de tornar Palmas um dos destinos mais destacados do Brasil em curto período de tempo. É a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário