terça-feira, 18 de abril de 2023

Polêmica da isenção de visto continua

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira

Representante do Ministério das Relações Exteriores afirmou em audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados que o Brasil vai adotar o princípio da reciprocidade na exigência de visto e argumentou que a isenção do documento não aumentou o turismo no Brasil.


Ouvido no dia 12 de abril, pelos deputados, o embaixador Leonardo Luís Fernandes ressaltou ainda que o decreto que suspendeu a necessidade de visto era temporário.

A partir de outubro, o Brasil voltará a seguir o princípio da reciprocidade, ou seja, isentará de visto apenas os países que também não exigirem o visto dos brasileiros.

Leonardo Luís Fernandes afirmou que a isenção de visto não gerou aumento significativo nas viagens de turismo. O acréscimo, segundo ele, foi de apenas 4%. “Os turistas desses países estão acostumados a viajar para países e destinos com visto. Se o visto fosse um impeditivo intransponível, não haveria explicação do porquê a China recebe quase 6 vezes mais turistas do que o Brasil. Uma viagem para o Brasil é mais curta, mais rápida e mais barata”, comparou.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, no entanto, argumentou que, por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível analisar o impacto real da isenção dos vistos na indústria do turismo. Mesmo assim, ele ressaltou que os dados entre julho de 2019 e fevereiro de 2020 mostram bons resultados. “Neste curto período, o Brasil recebeu 80 mil passageiros a mais do que no mesmo período do ano anterior, vindos desses países. O ingresso de recursos chegou a R$ 328 milhões, espalhados por praticamente todos os estados brasileiros”, disse Sanovicz.

O embaixador Leonardo Luís Fernandes disse que o Brasil facilitará a obtenção do visto. “Nacionais desses países não serão submetidos às mesmas exigências a que brasileiros são submetidos”, disse Fernandes, adiantando que o Itamaraty voltará a adotar a expedição de vistos eletrônicos (que vigorava até a isenção temporária). Esse processo é feito 100% de maneira remota, pela internet ou pelo telefone.

Mas, para o deputado Bibo Nunes (PL-RS), que pediu a realização do debate, é necessário que o estímulo ao turismo vá além da facilitação do visto. “Quando se fala que pessoas ficam horas na fila esperando por um visto, é que vale a pena ir para aquele país, porque tem segurança, atrativo, infraestrutura. Ao passo que, se eu não tiver nada a oferecer, não adianta dizer tá aqui toda a facilidade, mas não tem o que oferecer”, comparou.

Cruzeiros

As associações de cruzeiros e de secretários municipais de turismo defenderam a manutenção da isenção dos vistos. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, também demonstrou preocupação com os custos do processo e sugeriu que turistas e tripulantes de cruzeiros que viajam a trabalho paguem um valor reduzido. Ferraz reclamou ainda da burocracia para tirar o visto para tripulantes estrangeiros e pediu que eles sejam incluídos entre os turistas que podem tirar o visto eletrônico.

Já o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Alexandre Pereira, considerou a decisão do Itamaraty um contrassenso político. O fim da isenção, segundo ele, vai na contramão do que o presidente Lula tem feito para tentar reinserir o Brasil no cenário mundial, como a viagem que ele está fazendo à China nestes dias. “Em vez de tomarmos a decisão de rever os vistos, nós tínhamos que montar uma estratégia com a Embratur para esses quatro países [Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão]”, sugeriu Pereira.

Geração Z impulsiona turismo

A pandemia impactou em vários aspectos em todo o mundo e não poderia ser diferente no cenário do turismo nacional. Recentemente, uma pesquisa encomendada pelo Google apontou que o número de pessoas que buscam viajar neste ano cresceu 10%, se comparado ao ano de 2019. O dado é representado por brasileiros que antes da pandemia não tinham o hábito de viajar. 

A mesma pesquisa mostrou que a maior parte dos turistas, cerca de 28% são da Geração Z, aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010. Esta geração é conhecida por ter nascido no meio tecnológico.

Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), os dados evidenciam um novo perfil de viajante, que deve manter-se em crescimento ao longo dos próximos anos.  Os destinos com até 250 km de distância de quem quer viajar também cresceram no primeiro trimestre de 2023, bem como as viagens por vias terrestres. As buscas por rotas de até 250 km cresceram 156%, em comparação ao mesmo período de 2022.

Na contramão, os trajetos com mais de 3.500 km caíram 77%. As classes C, D e E também ajudaram no reaquecimento do setor. O estudo estimou que quatro em cada cinco novos viajantes, ou 82%, pertencem a estes grupos socioeconômicos, sendo eles, em sua maioria, moradores das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 

“Os mais jovens se viram reclusos por causa de uma crise de saúde mundial. No auge da maioridade, é natural que tenham interesse em recuperar o tempo perdido. Os brasileiros, como um todo, estão buscando reaver os anos que ficaram sem turistar no próprio país, que, aliás, é riquíssimo em atividades turísticas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. 

Diamantina movimenta Vesperata

O público assiste as apresentações musicais realizadas nas janelas dos casarões

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou bloco II (á direita de quem sobe a Rua da Glória) São de construção setecentista cuja data exata não é conhecida. Acredita-se que a Casa foi construída entre 1775 e 1800. Não se sabe ao certo o responsável pela obra, mas acredita-se que tenha sido Manuel Viana, marido de Dona Josefa Maria da Glória que residiu na casa até 1813, daí­ provindo a denominação Casa da Glória.

Diamantina está a 300 Km de Belo Horizonte, conta com voos da Azul partindo de BH, A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX. Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

A programação para os próximos meses da Vesperata: maio: 06, 20 e 27; junho: 03 e 17; julho: 01, 15 e 29; agosto: 05, 19 e 26; setembro: 16 e 30 e outubro: 07 e 21. Consulte As vesperatas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

O mercado de Diamantina no centro da cidade, é uma das atrações turísticas

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local. A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário. Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.

Cada apresentação reúne mais de mil pessoas. A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas. Consulte seu agente de viagem para o pacote para a Vesperata e passeios por Diamantina.

Arena MRV movimenta o turismo


O Hotel Intercity BH Expo, o maior da rede Intercity Hotels a nível Brasil, tem completa infraestrutura de serviços e está estrategicamente localizado, perto do Expominas, Parque da Gameleira e da Arena MRV, novo estádio do Atlético, inaugurado dia 15 de abril, que tem capacidade para 46 mil pessoas, além dos jogos a Arena MRV terá shows nacionais e internacionais, além de outros eventos que podem ser realizados na Arena mais moderna tecnológica da América do Sul.

A capital mineira tem apresentado crescimento em realização de eventos e negócios aumentando a ocupação do trade hoteleiro. A taxa média do hotel Intercity BH Expo está com cerca de 55% de ocupação média, registrada nesse primeiro trimestre de 2023. Os eventos estão voltando a todo o vapor e a área de turismo corporativo vem crescente de maneira sustentável.


Rodrigo Cançado, diretor do Hotel Intercity BH Expo

O Intercity BH Expo tem sentido a retomada dos negócios em hospedagens, eventos e gastronomia. O diretor do Intercity BH Expo é Rodrigo Cançado, dentre eles o Intercity BH Expo, que conta com 281 apartamentos, com a acessibilidade de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel oferece serviço de espaço fitness completo e business center.

A estrutura de lazer conta com piscina de raia aquecida coberta, jacuzzi, lobby bar e restaurante, salões para eventos, reuniões, simpósios, seminários empresariais.

Café no Connection Terroirs

Os segredos de produção, divulgação e competitividade dos cafés mais famosos e desejados do mundo estarão na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento apresentará, de 17 a 21 de maio, em Gramado, os segredos que fazem da Colômbia uma das maiores potências mundiais no assunto.

Em território brasileiro, a conexão será com café do Cerrado Mineiro, que é a primeira área de plantio brasileira com denominação de origem (D.O) para o cultivo de cafés com alta tecnologia. Assim, o evento irá conectar o Brasil com a Colômbia através das diferentes associações relacionadas ao mesmo produto, promovendo o turismo por meio de experiências e contrastes culturais.

Marcos Geraldo Alves

Estarão no palco destacando todo o processo do terroir do café Marcos Geraldo Alves, gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, na Região do Cerrado Mineiro, e Marcelo Urtado, produtor rural, cafeicultor e presidente do Consórcio Cerrado das Águas.

Nicolás Casasfranco

Da Colômbia, Nicolás Casasfranco, cônsul comercial do país, vai destacar as relações e desenvolvimento de negócios internacionais da iguaria. O painel “Produto e Território - estratégia competitiva para alcançar os mais exigentes mercados mundiais” será apresentado no Palácio dos Festivais.

Marcelo Urtado

Sobre o Connection Terroirs do Brasil

O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais.

Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento é uma realização da Rossi & Zorzanello e tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições no site: https://www.connectionexperience.com.br.

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br


 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário