quinta-feira, 6 de abril de 2023

Com o tema Compliance no Agro, Agrotins 2023 estima superar R$ 2,5 bilhões em negócios

Edição 2023 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a maior do ramo na região norte do país, ocorrerá entre os dias 16 e 20 de maio, em Palmas

Agrotins 2023 foi oficialmente lançada em evento no auditório do Palácio Araguaia, na terça-feira, 4, e contou com a participação de autoridades públicas e do setor privado (Foto: Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins)

A 23ª edição da feira foi lançada oficialmente pelo governador Wanderlei Barbosa na terça-feira, 4, no auditório do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. 

“Desde o ano passado, estamos buscando inovar na realização da feira. Somente com a estruturação desta edição, está sendo investido o valor superior a R$ 6 milhões e sabemos o quanto isso trará de retorno ao nosso Estado. Tudo será tratado de forma transparente. O tema da Agrotins deste ano está alinhado com o nosso plano de governo. Temos ótimas experiências de edições passadas e, nesta, vamos superar, realizando a melhor feira agropecuária da região Norte do Brasil”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa, durante cerimônia de lançamento da Agrotins 2023.

A feira ocorrerá, como nas edições passadas, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na área rural de Palmas. A edição deste ano contará com, aproximadamente, 850 expositores, tendo expectativa de público superior a 150 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

 O titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, destacou as ações que beneficiarão o produtor, além de explicar que a feira atingirá todos os públicos. “Organizamos uma feira com muitos parceiros, em conjunto com muitos órgãos públicos e setores privados, comprometidos com o agronegócio. Estamos pensando no pequeno produtor, por exemplo, para que ele tenha, além de todo o conhecimento, o selo da agricultura familiar com toda a legalidade. Na Agrotins 2023, vamos tratar de diversos assuntos e temas que visam beneficiar todos os produtores [pequeno, médio e grande] e mais ainda a população tocantinense, que ganha com o agronegócio realizado de forma sustentável e responsável”, ressaltou o secretário.

A Agrotins 2023 realizará uma feira sustentável, aplicando a política de Carbono Neutro, ou Carbono Zero, que reduz o maior quantitativo de gases poluentes. Com a iniciativa, o Tocantins será o primeiro estado do Brasil a realizar uma feira com essa política, que vem sendo amplamente discutida em conferências mundiais de meio ambiente.

Assim como nos anos anteriores, a Feira oferecerá cursos e palestras; vitrines agrícolas; inovações tecnológicas; exposições de máquinas e implementos; comercialização de veículos leves e pesado; veículos náuticos; comercialização de produtos regionais; restaurantes; exposição e comercialização de animais; com a participação de instituições de ensino superior, órgãos municipais, estaduais e federais. O que atrai caravanas de agricultores familiares de todo o Estado.

Na Agrotins 2023, também estarão instalados bancos e instituições financeiras, com o objetivo de facilitar o financiamento de negociações de crédito para o médio e o pequeno produtor.

Tema Agrotins 2023 

Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de Compliance.

A oportunidade surgiu com a criação do Selo Agro+Integridade, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no final de 2017, para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade. 

Atrações culturais

No decorrer da feira serão realizados os shows musicais do cantor sertanejo Leonardo e do novo talento da música, do estilo seresta, Evoney Fernandes, conhecido também como seu Osmar, que é natural do Tocantins e, desde 2022, vem conquistando fãs por todo o Brasil.

As atrações estão confirmadas para se apresentarem em Palmas no dia 11 de maio, com entrada será gratuita. O público também vai apreciar outras atrações durante a feira. O Pavilhão Cores e Sabores contará com lanchonetes, food trucks e apresentações culturais regionais.

Realização

 A Agrotins Compliance no Agro é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Fonte: Secom Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário